Conteúdos

24 junho 2019  |  Por Assessoria de Imprensa

Tendo em vista as inúmeras opções que os consumidores possuem hoje, o marketing tem adaptado suas estratégias baseando-se em dois pontos muito fortes: o digital e a segmentação.

O marketing digital, utilizando canais de longo alcance como as redes sociais, propõe estreitar a relação com o público, realizando interações com a intenção de transmitir valores e ideias da marca.

O objetivo é fazer com que, a partir disso, haja uma identificação que resulte em vendas e fortalecimento de identidade da empresa nos ambientes digitais.

Esse relacionamento é uma tática eficiente para obter dados de potenciais consumidores e assim oferecer conteúdos, produtos ou serviços relevantes a eles, elevando pela assertividade, as chances de vender e assim se consolidar no mercado.

Para o marketing, segmentar significa se conectar com o público, abordando-o de uma maneira personalizada e causando a sensação de ‘exclusividade’ à persona.

Pegar os consumidores pela imposição, persuasão e linguagem emocional é um artifício usado pela publicidade há décadas, já no marketing digital, as ações são mais estratégicas.

 

O que isso significa?

 

O marketing digital, embora não se negue às vendas, coloca a marca em uma posição que se pode chamar de ‘madura’. Isto é, a finalidade de uma ação de marketing não se limita à troca entre serviço – produto – dinheiro.

Ele é usado, entre várias situações, para colocar a empresa/marca no mercado diante de uma perspectiva diferenciada e única, além de gerenciar a relação com público, sendo o caminho para comunicar com a pessoa certa, no momento mais apropriado. É aí que nichar se torna essencial.

 

Nichar?

 

Sim! Direcionar-se a um público específico permite entendê-lo melhor e consequentemente as chances de fazê-lo consumir crescem consideravelmente, já que as soluções para seus problemas ficam evidentes.

E por falar em nicho, o marketing regionalizado explora com maestria essa técnica.

 

O que é marketing regionalizado?

 

Como o marketing analisa o comportamento, valores, desejos e necessidades do público de acordo com as tendências do mercado e elabora formas de atingi-lo com exatidão.

Contudo, o marketing regionalizado tem uma missão extra: estudar as condições geográficas e costumes locais a fim de ter ciência sobre os problemas e oferecer soluções que despertem o interesse do público.

Pense bem:  tendo certeza do comportamento de sua persona, hábitos, problemas, condições regionais e onde ela está localizada, por que não usar essas informações a favor de seu negócio?

O marketing regionalizado visa atingir públicos específicos, tendo conhecimento de suas dores e todos os dados citados acima. Com essas comprovações, as ações de marketing tendem a ser mais assertivas.

Atuar em nichos significa priorizar os clientes ideais ao negócio, ou seja, ter um target muito bem definido.

Isso não quer dizer que somente pessoas com características X ou Y irão comprar, mas sim que haverá todo um planejamento com a finalidade de atrair pessoas que se encaixem no perfil da empresa e trata-se de um ponto positivo.

E se o assunto é coletar dados de um público específico, o marketing digital é indispensável.

 

Marketing regionalizado e digital juntos: a combinação perfeita

 

Entender tudo que compõe o público é um dos pilares do marketing digital e isso interessa à regionalização.

A ligação disso? Simples, a internet nada mais é que a formação de dados e informações circulando a cada minuto.

No marketing digital, aquela relação com os leads citada lá no começo, se fundamenta em troca de informação para que a comunicação personalizada se torne viável e atraente.

 

Como assim?

 

Sabe aqueles formulários preenchidos e testes gratuitos feitos em troca de materiais ricos, por exemplo? Ali já se estabelece um vínculo e tem-se a noção de que interessa o potencial comprador, facilitando sua conversão.

Além disso, existem metodologias eficazes que aproveitam a visibilidade dos meios digitais para regionalizar, como a Plataforma Busca Cliente.

 

A Plataforma Busca Cliente

 

A tecnologia Busca Cliente é usada com o propósito de posicionar negócios, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Bing e Yahoo organicamente e de modo regionalizado.

Sabendo da força que a segmentação possui e do alcance surreal da internet, uma das maiores, se não a maior vitrine do mercado hoje, a Busca Cliente beneficia os dois lados: vendedores e compradores.

Um exemplo para ilustrar melhor…

Uma pessoa interessada em determinado produto realiza uma pesquisa na internet para encontrar empresas que o comercializam. Certo, os resultados dessa busca aparecerão de acordo com a sua localização, dando opções próximas a ela.

‘’Ok, e?’’

  • Usuários procuram por produtos;
  • Eles utilizam os buscadores para encontrá-los;
  • A Plataforma Busca Cliente os destaca;
  • Esse negócio passa a ter mais acessos e assim, clientes;
  • Consumidores descobrem um serviço próximo a eles.
Mais detalhes sobre a Busca Cliente

 

A razão para aplicar o marketing regionalizado

 

A principal razão para aplicar o marketing regionalizado é que, com um mercado tão cheio de opções, os nichos estão se expandindo cada vez mais, logo, ocupá-los é uma grande estratégia para garantir um público fiel.

Outro fator decisivo é: investir em públicos específicos, diferente do que dizem por aí, é um recurso poderoso para vender mais. Afinal, quanto vale ocupar um lugar novo?

 

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Youtube, LinkedIn, Love Mondays e Reclame Aqui.

 

 

Postagens
Relacionadas