Conteúdos

28 julho 2022  |  Por Victor Barboza

Veja como funciona a terceirização no desenvolvimento de softwares e como explorar as vantagens dessa tendência.

É cada vez mais comum ver empresas buscando aumentar a eficiência operacional a partir da implementação de soluções digitais. Entretanto, o desenvolvimento de softwares normalmente envolve a contratação, retenção e gerenciamento de profissionais capacitados para isso. Como esta não é uma tarefa fácil, o outsourcing vem se fortalecendo cada vez mais como uma alternativa para desenvolvimento de softwares.

Em outras palavras, criar e gerenciar um time de tecnologia exige foco, expertise e muitos investimentos. Para não se limitar aos desafios encontrados nesse processo, é possível terceirizar o desenvolvimento de softwares e serviços de TI a partir da alocação de um squad formado com os especialistas necessários para tirar o seu projeto do papel e torná-lo um produto de sucesso.

Quando você opta por desenvolver o seu software com um parceiro tecnológico, é o fornecedor desse serviço que se responsabiliza por toda e qualquer manutenção no time de especialistas responsável pelo projeto. Ou seja, terceirizando essa responsabilidade, seu time interno ganha mais tempo para investir tempo e energia no core business.

Se você deseja saber mais sobre como funciona o outsourcing no desenvolvimento de softwares, está no blog certo. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Por que terceirizar o desenvolvimento de softwares?

De acordo com a Gartner, executivos de TI veem a escassez de talentos como a barreira de adoção mais significativa para 75% das tecnologias de automação e quase metade das soluções digitais no local de trabalho (41%). 

Mesmo com o grande interesse das empresas na construção de softwares, a falta de disponibilidade de especialistas de TI com a expertise necessária para o desenvolvimento dos projetos, foi citada com mais frequência do que outros desafios.

No entanto, apesar das dificuldades, o índice de demandas continua subindo. Atualmente, a maior parte das empresas desejam impulsionar a inovação digital dentro de seus processos. 58% dos entrevistados da Gartner relataram um aumento ou um plano para aumentar o investimento em tecnologia. 

Diante desse cenário, o outsourcing de desenvolvimento surge como uma alternativa eficaz para preencher a lacuna de talentos em TI nas empresas. Com isso, é possível conseguir mão de obra qualificada e ainda ser beneficiado por um parceiro tecnológico com expertise e mindset ágil.


Em outras palavras, é mais fácil demandar um parceiro do que investir tempo e dinheiro tentando executar tudo o que uma empresa com mais expertise e maturidade digital faria com maior rapidez e eficiência.

Vantagens do outsourcing no desenvolvimento

Foco no core business

Quando o desenvolvimento ou a manutenção de um software está sendo realizada por um squad de desenvolvimento de uma empresa parceira, o seu time interno ganha muito mais tempo e energia para focar nas operações do negócio e na solução dos problemas dos clientes.

Ou seja, com este apoio no desenvolvimento do software, você pode concentrar a atenção de seus colaboradores em sua própria estratégia de negócio. Vale lembrar que essa terceirização não te isenta de participar da construção de um produto. Ao contrário, quanto mais alinhado for o andamento do projeto, mais satisfatório será o resultado final.

Redução de custos

Este talvez seja um dos maiores impactos do outsourcing no desenvolvimento de softwares. Afinal, com essa terceirização, você elimina despesas que certamente teria com o recrutamento de especialistas e infraestrutura.

Pense, por exemplo, no tempo e no dinheiro que é necessário investir para recrutar os melhores especialistas para o seu projeto. Isso envolve contratar e gerenciar corretamente Desenvolvedores, Designers, Engenheiros de Softwares, Product Owners, entre outros profissionais com a competência necessária.

Além disso, com o squad de desenvolvimento alocado, você não precisa investir em treinamentos corporativos. Toda evolução do time acontece dentro da própria fábrica de software que já possui uma cultura organizacional própria para isso.

Maior assertividade no projeto

Para desenvolver um software eficiente, que realmente atenda as necessidades e expectativas do usuário final, é preciso ter know-how para isso. É importante abordar as metodologias corretas, identificar quais tecnologias são ideais para cada tipo de situação e entender profundamente o objetivo do produto.

Enfim, o nível de maturidade da equipe envolvida no projeto diz muito sobre a qualidade do produto final. Por isso, se você entende que a sua empresa não está preparada para isso, vai se sentir mais seguro trabalhando a sua ideia com pessoas que já possuem a experiência necessária.

Veja, por exemplo, como um squad de desenvolvimento da iZap conseguiu entregar um software de sucesso. Clique aqui.

Segurança

Uma falha de segurança pode causar grandes danos à imagem de uma empresa, principalmente quando esses erros comprometem os usuários. Ao contar com um parceiro focado em tecnologia, você tem a certeza de que o mesmo conhece e cumpre todos os protocolos de segurança.

Onde buscar um squad de desenvolvimento?

Busque um parceiro tecnológico que apresente a expertise necessária para desenvolver seu produto. Na iZap, desenvolvemos softwares sob demanda de forma ágil, alocando um squad completo para imergir na ideia e transformá-la em um produto de sucesso para o usuário final.

Caso o seu time já tenha um líder de tecnologia, você pode alocar somente os especialistas necessários para suprir suas necessidades.

Na iZap, nossos especialistas trabalham de forma ágil e flexível, usando metodologias e tecnologias inovadoras. Temos uma cultura inquieta e inconformada, em que nossos squads trabalham de forma contínua na busca por novas soluções para os projetos.

Tem um projeto de software na gaveta ou pretende evoluir uma ferramenta? Clique aqui e aproveite para falar com um de nossos consultores. Podemos te ajudar! 

Postagens
Relacionadas