Conteúdos

2 julho 2020  |  Por Victor Barboza

A pandemia do novo coronavírus afetou a vida de pessoas e empresas no mundo inteiro. Em um curto espaço de tempo, muitos hábitos e comportamentos foram readaptados com a intenção de diminuir os impactos da crise. Assim, humanizar o trabalho tem se tornado essencial.

Em meio ao isolamento social, todo administrador de empresa se viu com a necessidade de rever suas estratégias e modelos de gestão. O trabalho remoto, que já estava sendo cada vez mais utilizado, se tornou uma das principais alternativas para a sobrevivência das organizações.

Além de ser uma alternativa flexível, o também chamado home office revelou excelentes oportunidades para otimização de processos e redução de custos operacionais.

Com a necessidade de gerenciar colaboradores a distância, onde os profissionais possuem mais autonomia, humanizar esse modelo será fundamental para as empresas. 

Portando, continue a leitura e veja como isso funciona na prática.

O que significa ter o trabalho remoto humanizado?

A adoção de soluções digitais para viabilizar o trabalho realizado nas empresas aumentou de maneira muito rápida com a intensificação do uso do home office. A evolução digital nesse período já nos ensinou muito.

A motivação das equipes de trabalho, por exemplo, assim como o engajamento dos profissionais podem, inclusive, aumentar durante o home office. Isso pode acontecer devido a flexibilidade do trabalho remoto abrir espaço para ações criativas que valorizam a comunicação clara, a inclusão e, principalmente, o cuidado com a qualidade de vida e bem estar dos profissionais.

Em outras palavras, humanizar o home office é adaptar os recursos utilizados remotamente às necessidades de relacionamento das pessoas. Isso inclui oferecer mais opções de comunicação e garantindo o trabalho em equipe.

No webinar sobre Home office hoje e pós-coronavírus, o CEO da iZap Softworks, Igor Costa, explicou que essa humanização vem se tornando um fator competitivo. “A alma da empresa é e sempre será o colaborador. Se a gente deixar as pessoas exercerem o potencial delas, teremos tanto o melhor delas quanto o melhor das empresas”, explicou.

Segundo Igor, para que os profissionais desempenhem suas performances da melhor maneira em um ambiente remoto, é preciso enfrentar novos desafios, reajustar processos, repensar formas de comunicar e encontrar soluções que englobam recursos para facilitar essa tarefa.

Vídeo do Igor

Adaptação da equipe ao trabalho remoto

Construir uma comunicação que se assemelha a um ambiente compartilhado de trabalho, é uma das ações mais recomendadas para as empresas garantirem entrosamento e relacionamento entre seus colaboradores durante o home office. Afinal, uma comunicação eficiente e integrada é um fator fundamental para que as tarefas sejam executadas da maneira correta.

Outro fator determinante para facilitar a adaptação do time é o apoio de uma infraestrutura de qualidade. Garantir isso é essencial para dar praticidade aos processos que serão desenvolvidos de maneira remota.

Além dos líderes garantirem o contato e uma boa relação com os colaboradores, seja para orientar, questionar ou dar feedbacks. É extremamente importante que os mesmos tenham o suporte de ferramentas ou soluções digitais que operam remotamente. Será mais fácil para a equipe superar diferentes obstáculos e desafios gerados pelo distanciamento físico, com o apoio de tecnologias.

Papel da tecnologia na humanização do home office

Um período de readaptação pode ser um excelente momento para inovar, principalmente para apostar em tecnologias capazes de transformar desafios em oportunidades de melhorias.

No home office, a tecnologia desempenha um papel fundamental em todos os quesitos. Afinal, para vencer a distância é necessário utilizar recursos digitais para viabilizar a comunicação e a gestão.

Atualmente, o mercado já oferece softwares completos para a gestão do home office, prontos para integrar todas as ferramentas necessárias para um bom desempenho das equipes de trabalho remoto. Para garantir que a implementação da tecnologia no home office também ocorra de modo a contribuir para a humanização do trabalho, é recomendado buscar soluções que ampliam as atividades de interlocução digital.

Um software eficiente e humanizado, pode entregar para as empresas áreas de trabalho e de socialização online, além de recursos de interatividade que promovem o engajamento das equipes. Contar com esse tipo de ferramenta é resumidamente levar parte da identidade da empresa para o ambiente virtual.

Com o time de colaboradores se conectando com qualidade, praticidade e segurança, ficará mais fácil garantir que os projetos e tarefas sejam executados de maneira correta e rápida, evitando erros por falhas de comunicação e retrabalhos, o que resultará também em uma melhor experiência dos clientes.

O que vem pela frente?

Observando os benefícios e vantagens do home office, podemos dizer que este é um modelo de trabalho que veio para ficar. Sendo assim, com os profissionais empenhados cada vez mais através de processos remotos, a necessidade de humanizar a comunicação e a gestão desse trabalho será cada vez mais acentuada.

Quanto ao futuro da tecnologia como solução para humanizar o home office, será uma tendência natural. Afinal, são as soluções digitais que viabilizam cada vez mais o aumento de produtividade e segurança de dados durante o trabalho remoto.

Quando falamos de comunicação, esta necessidade fica ainda mais explícita. Durante a quarentena, por exemplo, a utilização de videoconferências, salas de reuniões online e compartilhamento de arquivos por nuvem, aumentou consideravelmente. A verdade é que a tecnologia continua evoluindo e é ela quem possibilita colocar uma estratégia de comunicação e humanização em prática.

Agora que chegamos até aqui, separamos um conteúdo especial para te auxiliar na implementação do home office de maneira humanizada e eficiente.
Acesse agora mesmo o GUIA PARA IMPLEMENTAR A CULTURA HOME OFFICE NA SUA EMPRESA, gratuito.

Postagens
Relacionadas