Conteúdos

11 fevereiro 2021  |  Por Victor Barboza

A implementação de um treinamento corporativo a distância é uma excelente alternativa para as empresas. Veja o melhor cenário para investir nesse modelo de capacitação profissional.

A implementação de um treinamento corporativo a distância se tornou uma excelente alternativa para as empresas que desejam desenvolver seus profissionais e possuem limitações técnicas e de infraestrutura. Entretanto, apesar de muitas empresas já compreenderem os benefícios do EAD, ensino a distância, grande parte precisa lidar com uma dúvida: quando é o momento certo de investir neste modelo de ensino?

Vale lembrar que por conta do isolamento social, muitas empresas e equipes de RH precisaram adaptar seus treinamentos para o modelo EAD. Com isso, muitas novas possibilidades foram descobertas, inclusive abrindo espaço para que soluções tecnológicas fossem implementadas no processo de capacitação dos colaboradores.

Um ponto a ser considerado é que o treinamento a distância já vinha tendo destaque no setor de recursos humanos antes mesmo da pandemia, potencializando consideravelmente o desenvolvimento de equipes eficientes e altamente qualificadas.

Por fim, podemos afirmar que o treinamento corporativo a distância é uma forma simplificada de menor custo quando comparada a treinamentos tradicionais. Isso quer dizer que o EAD pode ser uma excelente oportunidade para quem sempre teve o desejo de impulsionar o time de trabalho de forma prática e eficaz. 

Mas existe um momento para implementar o modelo? É isso que veremos a seguir. Faça uma boa leitura!

Como um treinamento corporativo a distância funciona?

Incentivar o aprendizado e desenvolver o próprio time de trabalho deixou de ser uma novidade para as equipes de RH. As empresas já estão cientes da importância dos treinamentos corporativos para o desenvolvimento técnico e humano da organização de modo geral. Ou seja, para se manter competitivo no mercado, é preciso contar com colaboradores prontos para elevar a qualidade das operações do negócio.

No entanto, esse processo de crescimento interno das companhias envolve alguns desafios. Algumas organizações precisam lidar com a distância, por exemplo, por conta da abertura de filiais em outras cidades ou até mesmo por colaboradores que residem em outras regiões, o que dificulta a participação dos mesmos em treinamentos presenciais.

Porém, a transformação digital impactou todos os setores do mercado, disponibilizando soluções tecnológicas capazes de facilitar processos, inclusive a capacitação de profissionais a distância.

Agora, através da internet ou especificamente de uma plataforma LMS, uma empresa pode disponibilizar aulas e gerenciar o desenvolvimento dos colaboradores independente da localização geográfica. Esse tipo de recurso deu autonomia aos profissionais, que podem escolher o horário e o local em que irão estudar, além de ter dado flexibilidade e agilidade para quem gerencia esses treinamentos corporativos a distância.

Plataforma LMS para treinamentos

A utilização de plataformas digitais para facilitar a organização de treinamentos corporativos permite levar ao colaborador, através de salas virtuais, a mesma interação que ele teria em uma sala de aula presencial.

Uma plataforma LMS, ou EAD, possui uma infinidade de recursos capazes de manter o colaborador engajado e facilitar todo o seu processo de aprendizagem, deixando o curso mais atrativo e efetivo. 

Veja alguns recursos que podem ser implementados no EAD através dessa tecnologia:

  • Variedade no formato dos conteúdos disponibilizados;
  • Realização de cadastros, avaliações, certificação e pagamentos;
  • Webinários, webconferências, chat em tempo real, salas virtuais, fórum de dúvidas;
  • Aplicativo mobile;
  • Gamificação;
  • Monitoramento de dados e informações sobre o desenvolvimento de colaboradores; entre outros.

Reduzindo os custos de um treinamento corporativo

Além de ser uma opção mais flexível e que dê maior autonomia ao colaborador, um treinamento corporativo a distância também possui custos reduzidos em comparação ao método tradicional. É mais barato, por exemplo, reunir profissionais em uma sala virtual do que arcar com todas as despesas de logística e infraestrutura de um curso em sala presencial.

Hoje, para tornar o treinamento viável, basta disponibilizar o acesso à plataforma, onde os funcionários poderão acompanhar as aulas e interagir com o curso em qualquer hora e lugar. Em alguns casos, ainda é possível reduzir despesas com o deslocamento de palestrantes. Se a empresa pensa em ouvir alguém de longe, basta realizar uma videoconferência, por exemplo.

Qual é o momento certo de implementar o treinamento corporativo?

Muitas empresas identificam a necessidade de buscarem novas ferramentas para desenvolver colaboradores, mas encontram limitações técnicas e de infraestrutura para realizarem treinamentos corporativos presenciais.

Este cenário é uma excelente oportunidade para aproveitar a flexibilidade de um treinamento corporativo EAD. Afinal, além de eliminar despesas como locação de espaço físico, transporte de palestrantes e colaboradores, impressão de materiais didáticos, entre outros, é mais fácil engajar os profissionais e fomentar um aprendizado contínuo, usando os recursos de uma plataforma virtual.

Enfim, de modo geral, o investimento em treinamento corporativo a distância é bastante vantajoso para as organizações que já perceberam os benefícios de desenvolver as equipes de trabalho, seja de forma técnica ou humana. Em outras palavras, é uma das principais alternativas para quem deseja otimizar processos e operações.

Escolha uma plataforma

Na plataforma LMS da iZap Softworks, você pode reunir cursos, e-books, podcasts, entre outros formatos de conteúdo, em um único ambiente virtual. Este software se adapta às necessidades mais específicas do seu treinamento, disponibilizando recursos e funcionalidades capazes de engajar os colaboradores e deixar as aulas muito mais atrativas e efetivas. 

Além disso, é a ferramenta ideal para descomplicar a gestão de treinamentos e dar mais agilidade no desenvolvimento contínuo das equipes de trabalho.

Quer saber mais sobre o funcionamento e os benefícios de uma plataforma LMS, ou deseja mais informações sobre como implementar um treinamento corporativo a distância? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas agora mesmo.

Postagens
Relacionadas