Conteúdos
18 janeiro 2022 | Por Victor Barboza
Por que reformular o site da sua empresa?
Saiba quando reformular o site e quais benefícios isso trará para sua empresa.

O site é um dos principais recursos para divulgação e apresentação de uma empresa na internet. Através dele, novas pessoas conhecem seus produtos ou serviços todos os dias e conseguem comprar ou interagir com maior facilidade. Entretanto, é preciso saber identificar quando chega a hora de reformular o site, afinal, ninguém quer deixar uma má impressão para potenciais clientes, não é mesmo?
Algumas pessoas ficam com receio de reformular o site porque imaginam que ter o trabalho não valerá a pena. Porém, é preciso lembrar que agora, com o acesso a internet cada vez mais acessível, muitas vezes é o cliente quem procura a empresa e não o contrário. Sendo assim, a otimização de um site com certeza irá impactar na experiência de clientes ou visitantes, podendo fortalecer a credibilidade da sua marca no mercado.
Reunimos alguns dos principais motivos para investir na reformulação do seu site. Leia a seguir.
Site moderno e atualizado
Se o seu site parece antigo e desatualizado, é possível que os visitantes tenham uma imagem ruim da sua empresa, pensando que a mesma é antiquada ou coisa do tipo. Imagine, por exemplo, que um potencial cliente visite o seu site na busca por um tipo de serviço, mas o encontra desatualizado, como se o seu negócio não tivesse uma manutenção regular. Isso provavelmente iria causar um sentimento negativo, concorda?
Agora, pense que este mesmo usuário que encontrou um site desatualizado, com aspecto antigo e pouco atrativo, entre no site dos concorrentes e encontre páginas completamente modernas, atualizadas e atrativas. Isso possivelmente impactará na escolha do cliente e na opinião das pessoas em relação ao seu negócio, afinal, será difícil deixar as comparações de lado.
Por isso, é extremamente importante que o seu site carregue um aspecto moderno, atual, apresente tendências, seja bonito e fácil de usar. Isso dirá indiretamente aos visitantes que você se importa com a experiência de cada um ao se relacionarem com sua empresa.
Ideal para todos os dispositivos
É cada vez mais comum os consumidores utilizarem dispositivos móveis como smartphones, por exemplo, para realizarem diferentes tarefas, seja para pedir comida, se conectarem com amigos ou buscarem produtos e serviços.
Isso se tornou tão relevante que é bem provável que neste exato momento muitas pessoas estejam lendo este artigo através de um smartphone ou tablet. Porém, isso seria difícil caso o nosso site não fosse responsivo. Se este não for o caso do seu site, reformulá-lo para deixá-lo responsivo fará com que os visitantes tenham uma melhor experiência ao acessá-lo por esses dispositivos, assim como no desktop. Um site responsivo é um site que se adapta ao formato do dispositivo que está sendo usado para fazer o acesso.
Mais rapidez
Sites lentos são completamente desagradáveis e afastam cada vez mais os usuários. Em um mundo cada vez mais ágil, as pessoas acessam a internet em busca de praticidade. Ou seja, nem todo mundo vai ficar esperando seu site carregar completamente, afinal, basta fechar a página e acessar outro site.
Se este é o seu caso, seu site pode estar lento por muitos motivos. Através da ferramenta do Google Page Speed, você pode conferir essas razões com mais detalhes. Entretanto, ao reformular o site, é possível realizar uma série de ações para melhorar ao máximo o desempenho do seu site.
Layout coerente com a identidade visual
Um cenário que também é muito prejudicial é quando a empresa modifica a identidade visual da marca internamente mas não se preocupa em atualizá-la no site. Para melhorar sua reputação e conquistar relevância na internet, é fundamental que sua identidade visual seja a mesma em todos os veículos de comunicação. Ou seja, se o seu site estiver com cores, logos, fontes, ícones, informações ou contatos desatualizados, está na hora de reformulá-lo.
Isso facilitará que os visitantes reconheçam sua marca e fará que a mesma seja cada vez mais fixada entre os consumidores. Em relação ao layout, não é difícil perceber quando um site carrega um aspecto antigo, como já citamos aqui. Enfim, garantir harmonia entre texto e imagem e deixar tudo coerente com sua identidade visual fará a diferença na impressão que o site deixa nas pessoas.
Garantir que tudo funcione corretamente
A aparência não é a única coisa importante em um site, afinal, do que adianta tudo estar bonito se alguns recursos do site não funcionam corretamente? A reformulação do site também é uma boa oportunidade para reavaliar quais recursos de fato são importantes. Um site cheio de botões e links sem utilidade ou até mesmo que não funcionam direito, perderá credibilidade.
Ou seja, na hora de reformular o site, sua empresa terá a chance de olhar para dentro dos próprios processos, analisar objetivos, observar as estratégias de marketing e definir o que de fato deve estar no site e quais recursos ele precisa conter.
Enfim, um site bonito, moderno, onde todos os recursos funcionam corretamente e de fácil navegabilidade impactará muito mais a experiência do cliente, aumentando consideravelmente o seu potencial de conversão.
Se por acaso você percebeu que o seu site precisa de reformulação, entre em contato agora mesmo (clique aqui) com um de nossos consultores e dê o primeiro passo para deixar o seu site ainda mais irresistível.