Conteúdos
9 novembro 2022 | Por Victor Barboza
Programação: o que são frameworks e por que utilizá-los?
Saiba o que são frameworks e porque este recurso facilita tanto o desenvolvimento de sistemas.

O desenvolvimento de softwares revolucionou diversas áreas do mercado, transformando a rotina e os processos de diferentes organizações. Tudo isso só é possível através do trabalho feito por programadores, que contam com cada vez mais recursos, como frameworks, para agilizar o desenvolvimento de soluções.
Podemos dizer que os frameworks representam algumas das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de novos aplicativos e sistemas web. Eles permitem compartilhar trechos de código entre aplicações com funcionalidades semelhantes. Isso reduz consideravelmente o tempo de trabalho dos squads de desenvolvimento.
Vale ressaltar que os frameworks já estão tão inseridos no mundo da programação que se tornaram requisitos para que desenvolvedores ingressem em boas vagas no mercado. Ou seja, saber mais sobre frameworks pode ser útil tanto para quem deseja acelerar o andamento de projetos de TI quanto para quem busca se tornar programador.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
O que é um framework de desenvolvimento?
De modo geral, podemos definir um framework de desenvolvimento como um conjunto de códigos que podem ser utilizados no desenvolvimento de sistemas web e de aplicativos.
Em outras palavras, um framework trabalha como uma espécie de template. É um modelo que, quando utilizado, oferece recursos e elementos básicos para o desenvolvimento de alguma aplicação ou software. Vale ressaltar que os frameworks disponibilizam componentes pré-prontos e soluções customizáveis, agilizando todo o processo de um projeto.
É importante dizer que esses frameworks são criados, testados e atualizados por desenvolvedores experientes, com um alto nível de conhecimento na programação. Dessa forma, todos eles costumam ser seguros e eficientes. Esse tipo de recurso é um facilitador muito grande na rotina de um programador, já que, por serem versáteis, podem ser utilizados em projetos de diferentes tipos.
Como pode ver, somente o entendimento básico do que é um framework já nos mostra a proporção do quanto são importantes para a programação. No entanto, existem ainda outros benefícios que justificam ainda mais a utilização desse recurso.
Por que usar frameworks?
Diante de tudo que já falamos aqui, fica claro que a principal função do framework é facilitar o processo de desenvolvimento de um software ou aplicação. Além de ser um benefício no quesito otimização de tempo, os frameworks também representam uma vantagem em termos de segurança.
A utilização de frameworks também permite que os desenvolvedores estejam mais focados nas particularidades e nos detalhes do projeto, sem precisar investir tempo e energia demasiada em elementos básicos da sua estrutura. Vale lembrar que o projeto deve corresponder a linguagem e natureza do framework em questão.
Uma outra vantagem é o fato de que a maior parte dos frameworks possuem fóruns e uma gama de documentações que facilitam o compartilhamento de conhecimento e a resolução de vulnerabilidades.
Usando tudo isso como plano de fundo, podemos pontuar muitas vantagens, como:
- Otimização do tempo gasto nos projetos;
- Padronização no desenvolvimento;
- Segurança;
- Redução de bugs e erros;
- Otimização de custos;
- Maior consistência no desenvolvimento das aplicações;
- Mais facilidade no aprendizado do time; entre outras.
Enfim, como você pôde ver, existem diversos benefícios ligados ao uso de frameworks em projetos de software. Porém, não podemos deixar de lembrar que é fundamental entender qual framework usar em cada tipo de projeto.
Ou seja, para definir qual é o ideal é preciso ter atenção e, principalmente, expertise para não errar e de fato desenvolver com maior agilidade. Por isso, é muito importante contar com um time capacitado e profissionais experientes para esse tipo de decisão.
Agilidade e eficiência no desenvolvimento do seu software
Uma forma de garantir agilidade no desenvolvimento de softwares, contando com profissionais preparados e com a expertise necessária, é investindo na alocação de squads.
Alocando um squad por meio de uma software house, você poderá contar com desenvolvedores preparados para tirar o seu projeto do papel e transformá-lo em uma solução de sucesso.
Na iZap, conseguimos mensurar o seu projeto, imergir no seu negócio e te auxiliar determinando quais especialistas serão necessários e alocáveis em relação a sua demanda e seu orçamento.
Com isso, mesmo se sua empresa não possui expertise e estrutura digital, ainda é possível usufruir de um squad de desenvolvimento. Com os squads, os projetos ganham agilidade, já que são times autônomos e as decisões são rápidas. Como todos do time estão alinhados em função do mesmo objetivo, fica mais fácil criar um software que funcione e agrade o usuário final.
Quer saber mais sobre esse recurso para a criação de um software? Clique aqui e tire as suas dúvidas com um especialista agora mesmo.