Conteúdos

28 setembro 2022  |  Por Victor Barboza

Saiba quais são os componentes fundamentais da metodologia Agile Squads e veja como essa tendência tem impactado o desenvolvimento de softwares.

Já falamos outras vezes aqui no blog sobre os benefícios da metodologia ágil e como ela vem sendo fundamental para as startups de tecnologia. Com o objetivo de desenvolverem soluções digitais de forma cada vez mais ágil e eficiente, muitas empresas executam seus projetos através do Agile Squads. Com isso, elas ainda conseguem melhorar seus resultados a partir de mudanças na cultura organizacional.

O Agile Squads se sustenta principalmente na ideia de que times pequenos e multidisciplinares podem apresentar um desempenho muito melhor do que equipes em modelos tradicionais, como a divisão setor por setor, por exemplo.

Os Agile Squads, ou squads ágeis, normalmente trabalham no desenvolvimento de projetos com entregas mais rápidas e frequentes, sobretudo com melhores respostas a desafios. Nesse sentido, esses times tendem a ser mais inovadores, auto-organizáveis, eficientes, produtivos e criativos. Sendo assim, fica fácil perceber porque este método otimiza tanto o desenvolvimento de softwares.

Neste conteúdo, vamos te explicar melhor sobre a estrutura de um Agile Squad e quais os principais benefícios deste método para a criação de novas soluções digitais.

O que de fato é Agile Squad?

Agile Squad consiste em um modelo organizacional formado por times multidisciplinares que normalmente são responsáveis por todos os processos envolvidos em um projeto. 

A ideia é que esse time seja formado por profissionais de diferentes áreas e com diferentes habilidades, com autonomia o suficiente para decidir o caminho que os levará a execução das demandas.


Um squad, ou seja, esse esquadrão multidisciplinar, trabalha de forma descentralizada Entretanto, todo time conta com um profissional responsável por definir as prioridades do projeto, trazer alinhamento e garantir uma boa comunicação entre os integrantes.

O modelo Ágile Squads se baseia nos seguintes valores:

  • Propósito: os integrantes do time se unem em torno de um objetivo comum;
  • Desafio: as pessoas se sentem desafiadas a saírem da zona de conforto. Ao mesmo tempo, o sentimento de realização é um dos fatores-chave para reter talentos;
  • Foco: durante o desenvolvimento de um projeto, o tempo é um fator de risco. Dessa forma, o foco deve ser contínuo, concentrando energia em menos coisas por vez em vez de trabalhar em muitas frentes abertas;
  • Segurança: o profissional precisa se sentir seguro e confiante junto ao time, ciente de que decisões serão tomadas e qualquer desafio será enfrentado em equipe;
  • Colaboração: uma boa colaboração evita falhas de comunicação e integrantes desmotivados por conta de uma sobrecarga. O que importa é a boa combinação das habilidades do grupo e o foco no objetivo final;
  • Aprendizagem: é importante criar uma cultura em que o conhecimento seja compartilhado e criar oportunidades para que todos possam se desenvolver ao longo dos projetos.

Quando falamos em Agile Squad, é impossível não lembrar do Spotify, o criador e principal case de sucesso do método. A empresa mundial de streaming possui mais de 50 squads (times multidisciplinares) distribuídos em 4 países. Com isso, o player conseguiu criar soluções inovadoras e melhorar constantemente a experiência dos usuários dentro da plataforma. Tudo isso de forma ágil.

Apesar do squad receber maior ênfase, este modelo envolve toda uma matriz com times orientados verticalmente (squads e tribos) e horizontalmente (chapters e guilds). A ideia é que todos sejam agrupados por skill ou interesse, com o objetivo de produzir conhecimento e aumentar a produtividade.

Veja a seguir mais detalhes sobre esses componentes do Agile Squad:

Squads

Como falamos acima, são equipes multidisciplinares que normalmente contam com um Product Owner para orientação. Cada squad possui uma missão única e determina quais tecnologias e metodologias serão usadas em determinado projeto.

Um squad para o desenvolvimento de softwares pode contar com:

  • Gerente de Projetos;
  • Product Owner;
  • UX Designer;
  • Engenheiro de software;
  • Desenvolvedor front-end;
  • Desenvolvedor back-end;
  • Desenvolvedor fullstack;
  • Analista de qualidade;
  • Analista de infraestrutura; entre outras funções.

Tribe

Basicamente, uma tribe (tribo) é formada por diversos squads que se coordenam na mesma área. Cada tribo conta com um líder que atua de forma direta e focada nos resultados de negócio, na geração de valor e no sucesso do cliente. Ele é responsável por criar estratégias, determinar o trabalho que precisa ser feito, quanta energia será dedicada e o investimento. O líder da tribo trabalha junto com o líder do chapter para reunir os profissionais certos para os squads.

Chapters

Chapters, ou seções, são formadas por um conjunto de especialistas que cumprem a mesma função dentro dos vários squads da tribo. A ideia é facilitar a consolidação de padrões e compartilhar conhecimentos sobre aquela determinada função.

Normalmente são liderados por um especialista sênior que não se envolve no dia a dia dos squads. Essa liderança é mais voltada à mentoria e ao desenvolvimento de pessoas.

Guild

Já a guild, ou guilda, pode ser entendida como uma comunidade de interesses, onde qualquer um pode ingressar de forma voluntária. Se por um lado as seções pertencem a uma tribo específica, as guildas podem envolver diferentes tribos. De modo geral, não existe um líder tradicional em uma guilda, mas sim alguém que se disponibiliza para coordenar e ajudar a conectar pessoas.

Alliance

Alliance, ou aliança, é uma combinação de tribos que trabalham juntas para colaborar em objetivos maiores. Normalmente é colocada em prática em grandes organizações, onde tribos trabalham juntas.

Agile Squads e seus benefícios para o desenvolvimento de softwares

Como citamos anteriormente, o Agile Squads é cada vez mais explorado por empresas de tecnologia e contribui de forma significativa para a evolução e otimização do desenvolvimento de softwares.

Diferente de modelos tradicionais, com um squad trabalhando no desenvolvimento de um produto, o projeto não fica passando por diferentes setores e responsáveis até ser concluído. Esse costume normalmente gera muitos atrasos, seja por conta das burocracias, conflitos de agenda ou prazos apertados. O squad é autônomo e responde com maior rapidez as demandas e os imprevistos relacionados ao projeto.

O agendamento de reuniões, a comunicação entre os membros do time, a tomada de decisões, entre outras ações, acontecem com maior agilidade. Ou seja, com um número reduzido de profissionais em cada grupo, é mais fácil adaptar, resolver problemas e até mesmo responder a mudanças no projeto. Dessa forma, os processos são executados de forma mais objetiva, gerando entregas mais rápidas.

Veja mais benefícios do Agile Squads para o desenvolvimento de softwares:

  • Maior produtividade dos especialistas envolvidos no projeto;
  • Entregas mais ágeis;
  • Melhor alinhamento nos projetos;
  • Entregas contínuas;
  • Riscos amenizados;
  • Produto final mais coerente com o perfil do usuário;
  • Mais criatividade para solução de problemas.

Alocação de squads

Diante da importância de evoluir processos, produtos e os negócios de modo geral, é cada vez mais comum diferentes empresas investirem no desenvolvimento de softwares.

Se você está interessado em tirar uma ideia de software do papel, saiba que montar um time próprio de desenvolvimento e contratar profissionais experientes para conduzir e gerenciar os processos não é uma tarefa fácil. 

Contratar na área de TI se tornou um dos maiores desafios do RH, visto que existe muita demanda para uma quantidade bem menor de mão de obra. Resumindo, contratar na área de TI tem um alto custo e é um processo demorado.

Em outros setores “fazer em casa” se tornou sinônimo de economia, mas no setor de tecnologia criar um time qualificado pode significar o contrário. Se você não possui esse time disponível para o desenvolvimento, você pode terceirizar essa demanda com o suporte de um parceiro tecnológico.

Quando você tem um parceiro tecnológico especialista no assunto, a alocação de squads se torna uma excelente alternativa, funcionando como um braço de desenvolvimento dentro do seu negócio. Nesse sentido, todo o processo de treinamento, gerenciamento, retenção e orientação do time é realizado pela empresa parceira.

Com um parceiro tomando conta de toda a demanda de desenvolvimento, sua empresa terá mais liberdade para focar no cliente e na administração do negócio, melhorando processos e aumentando a escalabilidade.

Na iZap, você pode alocar um squad ágil especialmente para o desenvolvimento do seu software. Nossos Squads são formados por profissionais multidisciplinares e altamente qualificados, que trabalham de forma colaborativa, visando sempre entregar o melhor produto.

Está na hora de transformar a sua ideia de software em um produto de sucesso. Clique aqui e saiba como podemos te ajudar.

Postagens
Relacionadas