Conteúdos

29 abril 2020  |  Por Guia de Investimento

Quer saber o que é a metodologia SCRUM e como ela pode ser utilizada dentro das empresas dos mais diversos segmentos?

O SCRUM faz parte de um conjunto de metodologias ágeis, que é uma área que estuda processos, ferramentas, ações e comportamentos para criar produtos, disponibilizando-os para os seus usuários de modo rápido e eficiente. 

Essas metodologias são importantes para melhorar os processos e a criação de produtos ou serviços. Com isso, ganha-se agilidade interna, de acordo com as necessidades de um cliente.

É muito comum que a área de TI de uma empresa de pressurização de escadas, assim como outras dos mais variados segmentos, utilizem as metodologias ágeis para desenvolver um projeto que ajude na melhoria do atendimento ao cliente, por exemplo.

Mas o SCRUM também pode ser utilizado em departamentos diferentes, a depender da estrutura e da aplicação dessa metodologia dentro da empresa. 

Assim, se antes um estabelecimento encomendava um software para otimizar os seus processos, mas era prejudicada com o tempo de entrega, as metodologias ágeis surgiram justamente para mudar esse cenário.

Por isso, o SCRUM é tão importante no segmento de TI, ajudando diferentes empresas a terem as ferramentas necessárias de modo rápido, tornando o seu trabalho mais eficiente.

Leia este artigo e saiba mais sobre o SCRUM, sua estrutura hierárquica e o motivo pelo qual ele é tão popular.

O que é o SCRUM?

A metodologia SCRUM funciona para tornar a gestão de projetos muito mais ágeis, e ficou amplamente conhecida por ser uma ferramenta utilizada em startups e em várias outras empresas de tecnologia. 

Isso ocorre porque esses modelos de empresas demandam um alto nível de produtividade, de modo que para atender todas as necessidades internas do negócio, é preciso contar com ferramentas como o SCRUM para tornar o seu dia a dia mais eficaz.

Apesar de parecer um tanto complicado, o SCRUM é, na verdade, muito simples. O seu uso no dia a dia é capaz de trazer uma série de benefícios. Justamente, porque integra de modo interessante toda a equipe, agilizando as fases do trabalho entre a empresa e o seu cliente.  

Por isso, se o TI de uma empresa especializada em usinagem CNC precisa de uma metodologia ágil para tornar os seus processos mais rápidos, ela certamente recorrerá ao SCRUM para isso.

Afinal, se comparado a outros tipos de estruturas hierárquicas, o SCRUM é muito mais interessante pela maneira como as funções são divididas entre os envolvidos do projeto. 

Ele funciona com três tipos de papéis: Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento.

O Product Owner

Em tradução livre, o Product Owner seria a parte designada para aquele que será o responsável pelo produto. 

Para exercer essa função, não é necessário ter uma formação específica. Basta apenas que o encarregado fique responsável por defender os interesses de um cliente dentro do desenvolvimento do projeto.

Desse modo, uma empresa que trabalha com exaustor industrial e adota a metodologia SCRUM nos seus processos, elege um Product Owner para entender todo o processo e transmitir as informações para o cliente.

O Scrum Master

O Scrum Master fica responsável por organizar e agilizar todas as tarefas envolvidas no projeto. Sendo assim, ele pode dividir todo o trabalho em várias etapas menores. Posteriormente, pode delegar as funções e coletar dados em relação ao tempo e à execução.

Além disso, ele ajuda na solução de problemas que venham a acontecer no decorrer do projeto, assim como se empenha para que o time consiga cumprir todos os prazos estabelecidos.

O Time de Desenvolvimento

Se a área de TI de uma empresa que fabrica bancada de inox utiliza a metodologia SCRUM para desenvolver os softwares necessários para o seu funcionamento, ela terá um time de desenvolvimento específico para isso. 

O time de desenvolvimento está justamente relacionado à produção de softwares, mas ainda que o SCRUM seja utilizado em outros departamentos de uma empresa, o termo para designar a equipe responsável por colocar o trabalho em prática é o mesmo.

Por que o SCRUM é tão popular?

Existem vários tipos de metodologias ágeis, porém o SCRUM ganhou relevância por uma série de motivos. 

De acordo dados de pesquisas, cerca de 70% das equipes de TI usam SCRUM para tornar os seus projetos mais produtivos e eficientes. Isso ocorre porque:

  • Ele abarca as dificuldades do projeto;
  • Deixa as informações mais claras;
  • Permite executar o trabalho de acordo com o momento;
  • Facilita a resolução de problemas;
  • Entre outros fatores.

Se a maioria das metodologias tradicionais têmtem como base a resolução de ações complexas baseadas apenas no cronograma previsto, o SCRUM se destaca pois leva em consideração o momento atual do projeto.

Isso ajuda a entender melhor cada etapa do projeto, traduzindo informações que seriam confusas, deixando-as mais transparentes para a equipe. 

Dessa maneira, o time de TI de uma empresa de compressor de ar industrial, por exemplo, consegue solucionar as dificuldades que surgem de modo gradual, para que o projeto se desenvolva no tempo necessário.

Nesse sentido, é possível ajustar os requisitos que podem mudar durante o desenvolvimento do software, além de organizar os prazos, otimizando os recursos e os custos envolvidos, para entregar um projeto de qualidade.

A estrutura hierárquica presente no SCRUM contribui de maneira precisa para isso. Afinal, com um responsável pelo produto, um encarregado do cumprimento das etapas do projeto e um time devidamente alinhado, o progresso das etapas é cada vez mais assertivo. 

Por isso, o SCRUM se tornou tão popular, sendo a metodologia ágil que mais ajuda as equipes de TI de uma empresa de manutenção de redutores ou de qualquer outra área do mercado.

Como a metodologia SCRUM pode ser aplicada nas empresas

A estrutura presente na metodologia SCRUM ajuda na sua implementação, independentemente do setor onde uma empresa atua. 

Isso porque ela é dividida de maneira bastante produtiva, buscando uma melhor organização de tempo, no mesmo momento em que promove um melhor entrosamento da equipe. 

No geral, todo o projeto que aplica a metodologia SCRUM para o seu desenvolvimento procura seguir uma divisão em quatro reuniões: de planejamento, de SCRUM, de revisão e de retrospectiva. 

Na reunião de planejamento ocorre a divisão e o esclarecimento de cada etapa do processo, assim como a definição de prazos que devem ser cumpridos. 

A reunião de SCRUM é feita diariamente, como uma forma eficaz de alinhar toda a equipe. Nesse encontro, cada envolvido no projeto relata o que foi feito no dia anterior, o que será colocado em prática e quais têm sido as dificuldades.

Na reunião de revisão de sprint, que acontece mensalmente, é discutido o planejamento da próxima fase e ocorre o alinhamento dessa nova etapa do projeto. 

Por fim, na reunião de retrospectiva, os pontos positivos e os negativos são abordados. Nesta fase, são pontuadas as etapas que deram certo e novas soluções para os desafios. É uma maneira eficaz de iniciar um novo sprint.

Na metodologia SCRUM seguida pela área de TI de empresas de instalações elétricas, assim como por outros tipos de negócios, todo o projeto é divido em fases. Esses sprints são importantes para que a conclusão de cada fase seja debatida e concluída com sucesso.

Dessa maneira, cada etapa entrega uma parte do projeto, o que torna o processo muito mais produtivo e eficiente. 

Conclusão

Não à toa, o SCRUM tem sido aplicado especialmente na área de TI, mas também em outros setores como o marketing. Desse modo, cada campanha publicada ocorre a interação com os clientes e o time de desenvolvimento, para uma publicidade mais efetiva.

Dessa maneira, é possível entender os resultados de cada etapa concluída, e idealizar os novos sprints de acordo com os dados obtidos na metodologia SCRUM.

Uma empresa que atue com a produção de fita de ancoragem, e que implementou o SCRUM nos diferentes departamentos do seu negócio, pode ter um maior controle dos seus processos. E além disso, alcançar assim a assertividade necessária para o seu trabalho.

Uma dica valiosa para as empresas que desejam aplicar a metodologia ágil SCRUM é começar pelos processos de baixo risco. Dessa maneira, a mensuração dos resultados podem trazer as informações necessárias para dar continuidade na implementação. 

Depois de ter essa experiência, certamente os gestores do negócio optarão pela inclusão do SCRUM em outras áreas, conseguindo otimizar grande parte dos seus processos.

O gerenciamento de projetos podem ser simplificados e muito mais produtivo quando se utiliza uma metodologia como essa. 

Justamente porque ela é bastante efetiva no desenvolvimento de softwares, que costumam ser projetos de grande complexidade, a metodologia SCRUM pode ser o elemento que faltava para a execução de diferentes tipos de trabalhos na sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens
Relacionadas