Conteúdos

19 agosto 2020  |  Por Victor Barboza

Diante da crise gerada pela pandemia do COVID-19, muitas empresas precisaram se reinventar para sobreviver. Em meio a tantas mudanças e novas implementações nos processos de trabalho, a pergunta que fica é: “como se preparar para o novo normal?”.

Durante o isolamento social, muitos processos e métodos, que provavelmente levariam anos para evoluir, foram atualizados e já estão sendo adotados pelas empresas. Isso sem contar as novas tecnologias. Muitas ferramentas tecnológicas que antes eram consideradas como impossíveis de serem implementadas já estão sendo exploradas como solução neste “novo normal”.

A princípio, já falamos outras vezes em nosso blog sobre a importância da humanização do trabalho nesse período. Softwares e outras ferramentas tecnológicas estão sendo fundamentais para implementação de novas culturas, processos e metodologias dentro das organizações.

Acima de tudo, para garantir a sobrevivência do seu negócio e manter sua empresa se desenvolvendo mesmo em meio a crise, é necessário entender o que faz parte desse “novo normal”, além da tendência do trabalho remoto. Dessa forma, continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Trabalho remoto e flexibilização do trabalho

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que o trabalho remoto e toda a cultura home office já vinha crescendo como alternativa no mercado. Este regime de trabalho é mais uma das tendências que foram completamente aceleradas com a pandemia.

Diante da necessidade de sobrevivência, muitos empreendedores precisaram flexibilizar as rotinas de trabalho dentro de suas empresas. Para viabilizar a execução das tarefas e operações, a cultura do home office começou ser implementada em todo o país.

É claro que o atual cenário fez com que esses negócios aplicassem o home office de maneira emergencial. Isso porque, com pouco tempo para trabalhar a implementação, os desafios se tornaram maiores e a necessidade de adotar tecnologias capazes de facilitar esse processo também.

Novas oportunidades mesmo em meio a crise

Muitos profissionais e empreendedores carregaram por anos a ideia de que trabalho remoto e produtividade não combinam. A nova realidade imposta pela pandemia, e claro, a disponibilização de novos recursos digitais, mostram o contrário.

Com o trabalho remoto, além de reduzir custos operacionais como aluguel, manutenção de espaço físico, contas de água, luz, internet, transporte, entre outros, encontramos uma grande oportunidade para visualizar melhor os processos desenvolvidos pelas equipes de trabalho e formalizá-los, aumentando consideravelmente a produtividade do time como um todo.

Para Igor Costa, CEO da iZap Softworks, a transformação digital avançou três anos em poucos meses. “Mesmo as organizações que ainda tinham resistências a esse modelo de trabalho acabaram aderindo a ele pela imposição de uma realidade externa, irresistível e fora de seu controle”, completa.

Na opinião do executivo, em um cenário pós-coronavírus é improvável que o trabalho retorne à forma que tinha antes da crise. Muitas pessoas, depois de testar e aprovar esse jeito de trabalhar, poderão optar por continuar trabalhando a distância (se tiverem a oportunidade de escolha).

As corporações poderão vir a adotar o home-office como uma forma regular de trabalho, porque puderam experimentar na prática como ele funciona, acredita Igor Costa. “Ao final do isolamento haverá muito mais gente em home office do que havia antes e essa tendência continuará crescendo”.

O que esperar do novo normal pós coronavírus?

Com o passar do tempo, o trabalho remoto não dará brecha para adaptações ou para aquele famoso “quebra-galho”. Quanto mais as empresas se aprofundarem na cultura e hábitos do home office, mais investimentos serão feitos em segurança da informação, plataformas digitais, softwares de gestão e ferramentas humanizadas de comunicação.

Desenvolvimento técnico dos colaboradores

A implementação de uma cultura home office abre espaço para mais investimento no desenvolvimento técnico dos profissionais. Já falamos aqui sobre os benefícios e vantagens do home office, como o de melhorar a qualidade de vida do colaborador, por exemplo. Mas também há desafios, como o de garantir que as equipes sejam orientadas, supervisionadas e auxiliadas de maneira eficiente.

Sendo assim, além de ter processos bem desenhados, tarefas e metas claras para a equipe, é preciso oferecer todo o suporte necessário para garantir que os profissionais em home office possam operar da melhor forma as ferramentas que viabilizam o teletrabalho.

A comunicação durante o trabalho remoto é feita através de soluções tecnológicas e é possível aproveitar as facilidades disponibilizadas por essas ferramentas para viabilizar o treinamento do seu time de trabalho. Esta é uma das maneiras de melhorar o nível técnico do time e a qualidade do serviço oferecido pela sua empresa.

Nesse “novo normal”, a competência técnica e as experiências humanas levadas ao home office será de grande valor para as empresas. Nesse aspecto, investir no desenvolvimento dos profissionais será um excelente fator competitivo para o negócio.

Empresas mais digitais

Se pensávamos que a transformação digital estava rápida demais, às necessidades causadas pela pandemia aceleraram ainda mais o ritmo das inovações. No novo normal, pós pandemia, onde os quebra-galhos não darão mais conta do recado, é preciso ir além quando se trata de tecnologia.

Agora, não basta apenas garantir que o colaborador em casa tenha computadores e impressoras a sua disposição. É importante viabilizar uma estrutura e facilitar toda a gestão do trabalho remoto desenvolvido na sua empresa. 

Afinal de contas, você já pensou em como garantir uma comunicação eficaz e centralizada? Isso, sem contar treinamentos a distância, gestão humanizada e um controle assertivo no acompanhamento das atividades. É por motivos como esse que a tecnologia é e continuará sendo a principal aliada de um trabalho remoto eficiente.

Nesse contexto, não dá para olhar para a crise e para o “novo normal” pós pandemia e descartar a importância de softwares desenvolvidos para a gestão do trabalho remoto. O que podemos esperar desse tipo de solução digital:

  • Gestão integrada;
  • Comunicação centralizada e humanizada;
  • Customização sob demanda;
  • Funcionalidades para desenvolvimento do time de trabalho;
  • Recursos para dispositivos mobile;
  • Integração com ERP, E-commerce, entre outros.

Softwares pensado para humanos faz parte do novo normal

Se gerenciar as equipes de colaboradores no espaço físico já não é uma tarefa fácil, remotamente esse desafio é ainda maior. Por isso, é necessário pensar em um software que facilite e centralize toda a implementação da cultura home office na sua empresa, bem como optar por uma solução pensada para humanos.

Do mesmo modo, é importante se assegurar que o software adotado para a gestão de equipes remotas viabilize o foco em pessoas, o incentivo ao desenvolvimento dos profissionais e um ambiente virtual colaborativo. Juntamente com uma conexão humanizada entre os profissionais para melhorar tanto a qualidade de vida do time quanto os resultados da empresa.

Logo, o Remoteworks, software desenvolvido pela iZap Softworks, é um exemplo disso. A solução foi exatamente pensada do ponto de vista das pessoas e assim oferece um ambiente virtual de trabalho amigável e envolvente para os empregados, sem deixar de lado as funcionalidades que viabilizam e otimizam toda a gestão.

Enfim, aproveite a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre esse software que irá facilitar todo o gerenciamento do trabalho remoto da sua empresa de maneira humanizada e eficiente. Clique aqui.

Quer receber conteúdos exclusivos como este? Se inscreva agora mesmo em nossa newsletter.

Postagens
Relacionadas