Conteúdos
16 junho 2020 | Por Victor Barboza
Software para trabalho remoto pensado para humanos
O trabalho remoto não é novidade para grande parte das empresas. Contudo, é preciso considerar que algumas foram pegas de surpresa pela crise gerada pelo COVID-19.

A princípio, em algumas organizações, o trabalho remoto deixou de ser uma novidade e se tornou um grande desafio. Uma das maiores dificuldades está em gerenciar as equipes de maneira integrada e humanizada.
Sabemos que gerenciar equipes de trabalho, mesmo no espaço físico da empresa, não é uma tarefa fácil. Remotamente, esse desafio é ainda maior. Mas se você deseja implementar ou está implementando a cultura home office em sua empresa e não sabe como garantir o sucesso desse regime de trabalho, não se desespere!
Neste conteúdo, você verá como o software Remoteworks pode conectar profissionais e garantir um home office produtivo, integrado e humanizado.
Trabalho remoto no Brasil
Com o cenário causado pelo COVID-19, muitas empresas se viram obrigadas a se reinventarem, algumas flexibilizando o regime de trabalho. Porém, mesmo antes da pandemia, o trabalho remoto já era uma alternativa em ascensão no mercado.
Estava previsto que até este ano, 30% do trabalho no país seria remoto, freelancer ou terceirizado. Isso deve-se muito ao fato de que os gestores já se atentaram às novas possibilidades e benefícios que o home office oferece.
Sendo assim, o home office já se tornou um dos mais importantes regimes de trabalho no país e no mundo, onde o colaborador não precisa lidar com a necessidade de se deslocar até o local físico da empresa, aproveitando todo o leque de recursos que a tecnologia tem para trabalhar em casa. Dessa forma, é possível que as equipes de trabalho sejam ainda mais produtivas e eficientes.
Por que o trabalho remoto humanizado é importante?
Mesmo que o home office apareça como uma excelente alternativa, entregando ótimas vantagens competitivas, além de otimizar a produção, é importante ter atenção com o relacionamento humano durante o trabalho remoto, para que a distância não cause problemas na experiência dos profissionais durante suas rotinas.
É importante se assegurar que a solução adotada para a gestão de equipes remotas viabilize o foco em pessoas, o incentivo ao desenvolvimento dos profissionais, um ambiente virtual colaborativo, onde a conexão humanizada entre os profissionais melhore tanto a qualidade de vida da equipe quanto os resultados da empresa.
É por causa dessas necessidades e desafios que o Remoteworks se tornou uma eficiente alternativa para o home office.
Como o Remoteworks funciona?
O Remoteworks é um software completo que adapta o ambiente digital às necessidades de relacionamento das pessoas, possibilitando mais segurança e produtividade. A solução integra ferramentas que ampliam as atividades de interlocução digital e ao mesmo tempo humaniza o trabalho remoto, o que tem sido um dos desafios mais comuns na rotina de quem está implementando o home office.
“O Remoteworks foi pensado do ponto de vista das pessoas e assim oferece um ambiente de trabalho mais amigável e envolvente para os empregados, sem deixar de lado as soluções de organização e de segurança para as empresas”, define Igor Costa, CEO da Izap Softworks, desenvolvedora do software.
O software inclui áreas de trabalho e de socialização, além de recursos de interatividade que promovem o engajamento das equipes de trabalho. Além disso, o Remoteworks permite que o empreendedor leve parte da identidade da empresa para o ambiente virtual, visto que as funcionalidades e o layout da plataforma podem ser customizados de acordo com suas especificações.
Isso tudo sem mencionar outras funcionalidades do software para trabalho remoto, que agilizam todos os processos burocráticos na gestão de pessoas e de equipes em home office. É definitivamente uma solução completa e integrada.
Sala de comunicação
Um exemplo de comunicação centralizada e relacionamento durante o trabalho remoto é a “Sala de Comunicação” do Remoteworks, que reúne as ferramentas de interlocução (chat, videoconferência) e troca de arquivos com várias pessoas ao mesmo tempo, sem precisar se preocupar com plug-ins de instalação, falhas de segurança e custos de deslocamento.
Existe ainda a possibilidade de utilizar todos esses recursos através de um aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Além disso, possui uma interface intuitiva e de fácil gerenciamento dos participantes.
Sala do Conhecimento
Investindo no desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores sua empresa também ganhará com isso. Além de proporcionar a troca de experiências e a capacitação técnica de seus profissionais, estará contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho realizado na sua empresa.
A “Sala do Conhecimento”, do Remoteworks, integra ferramentas do tipo LMS, que permitem ações de treinamento e capacitação, via EAD. Assim, você poderá oferecer cursos online para sua equipe, com diversos recursos que facilitarão o compartilhamento de conhecimentos.
O software oferece uma excelente infraestrutura de hospedagem para vídeos, evitando falhas de carregamento e travamentos. Veja outras funcionalidades:
- Cadastro e gerenciamento de cursos;
- Segmentação de conteúdos dos cursos por departamento;
- Upload de conteúdos (vídeos, documentos e outros arquivos);
- Crie trilhas de conhecimento;
- Fórum de dúvidas;
- Perguntas e respostas diretas one-to-one;
- Anotações (balões);
- Provas on-line;
- Emissão de certificados;
- Avaliação dos cursos.
Hall da Fama
O software para trabalho remoto também conta com o “Hall da Fama”, espaço onde os recursos de gamificação podem ser usados para ações de estímulo e de engajamento ao trabalho. Veja algumas das principais funcionalidades:
- Pontuações, missões e conquistas;
- Feedback rápido;
- Melhor análise de resultados;
- Ofereça a opção de seus colaboradores trocarem pontos por premiações.
Cafezinho
Já imaginou que incrível seria poder disponibilizar para os colaboradores uma rede social interna para socializar e relaxar, mesmo estando distantes fisicamente? O Remoteworks pode proporcionar essa experiência.
O “Cafezinho” é um espaço onde os profissionais poderão ter aquele momento de conversa, que normalmente acontecem nos corredores de uma empresa física. Dessa forma, além de conhecerem mais sobre o colega de trabalho e resolver alguma dúvida rápida, o colaborador pode compartilhar experiências reais do dia a dia.
Na Sala Cafezinho, cada colaborador possui o seu perfil e pode postar conteúdos, se apresentar para a equipe e, além disso, usar a gamificação para interagir com outros colegas.
Já pensou no quanto um software para gestão integrada e humanizada do trabalho remoto pode agregar valor humano e técnico para sua equipe em home office? Esse é um excelente exemplo de como a tecnologia precisa caminhar lado a lado com o trabalho remoto.
Clique aqui para saber mais sobre este software e conhecer esta ferramenta de ponta a ponta.
