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2 fevereiro 2022 | Por Victor Barboza
Software: por que a experiência do usuário merece a sua atenção?
Veja como a experiência do usuário pode impactar no sucesso de um software e o que fazer para não errar na validação do produto.

Se você deseja tirar um projeto do papel e desenvolver um software de sucesso, será necessário pensar além das funcionalidades. Ou seja, não basta apenas programar, é fundamental pensar na experiência que o usuário terá quando o mesmo interagir com o software.
Por exemplo, sua empresa pode lançar um software inovador no mercado, investir no marketing do produto e vender muitas assinaturas. Entretanto, se a plataforma não entregar uma boa experiência de uso, os usuários vão se cansar de usá-la. Isso certamente aumentará a rejeição da ferramenta e pode impactar, inclusive, na credibilidade do seu negócio.
Esse cuidado com quem irá utilizar o software envolve o trabalho de UX Design. UX ou “user experience” (experiência do usuário), tem o intuito de otimizar todos os pontos de contato entre software e humanos. Isso se faz necessário, visto que uma solução digital além de funcionar corretamente precisa ser intuitiva e agradável.
Está pensando se o seu software de fato irá fazer sucesso com o público? Saiba mais sobre UX Design e todo o trabalho por trás de soluções altamente atrativas. Continue a leitura.
O que é experiência do usuário (UX)?
De forma objetiva, podemos dizer que a experiência do usuário (UX) engloba um conjunto de práticas que visam aperfeiçoar produtos e potencializar a geração de valor a partir dos mesmos.
O conceito começou a ser usado no mundo corporativo em 1990, quando foi consolidado por Donald Norman. Naquela época, Norman tentava melhorar a experiência que os compradores da Apple teriam com os produtos. Segundo o especialista, a UX vai além dos aspectos do design, não se limitando às interfaces dos softwares. Na verdade, a experiência do usuário também envolve aspectos subjetivos, seja envolvendo questões comportamentais, afetivas, tendências, ou até mesmo relacionadas ao inconsciente.
Diante disso, então, podemos dizer que esse trabalho nunca está realmente “concluído”. Até porque, novos comportamentos e hábitos sempre irão demandar novas soluções, inovações e maneiras de interagir com os produtos.
Assim, a experiência do usuário envolve desde os aspectos de usabilidade e interface, até as questões subjetivas e comportamentais, com o intuito de encontrar sinergia entre os objetivos de negócios e as necessidades do consumidor, para assim, fidelizar clientes.
Experiência do usuário na criação de softwares
Quando alguém precisa utilizar um software, dificilmente esse usuário lerá um “manual de instruções” ou algo do tipo. Nem sempre as pessoas investem tempo para entender profundamente tudo o que a ferramenta pode proporcionar. Na maior parte das vezes, basta que a tecnologia funcione e cumpra o seu papel.
Porém, ao acessarem o software, muitos usuários têm ideias completamente equivocadas a respeito do funcionamento da solução e isso pode gerar problemas. O usuário pode, por exemplo, entender que um botão do software serve para uma funcionalidade “X”, quando na verdade o mesmo serve para o recurso “Y”. No final das contas, o resultado é sempre o mesmo: frustração e insatisfação.
Por isso, deve-se dar a atenção necessária à experiência do usuário para que o software seja compreendido de forma simples e intuitiva, garantindo eficiência e a melhor experiência de uso.
Sendo assim, a experiência do usuário se torna um pilar fundamental para o desenvolvimento de um projeto. É papel do especialista em UX compreender o real propósito do software, os objetivos de negócio e contribuir para que a ferramenta se encaixe nas expectativas de quem irá utilizá-la.
“É tudo relacionado à sua experiência com o produto. E talvez você nem precise estar perto do produto, você pode estar falando sobre ele para alguém.” Donald Norman
Usuário x desenvolvedor
O cuidado com a experiência do usuário faz um tipo de mediação entre desenvolvedor e usuário. Na iZap, por exemplo, nossos especialistas em UX, fazem todo um trabalho de imersão com escuta qualificada para compreender os reais objetivos do projeto e quais são suas peculiaridades.
Depois de identificar as necessidades de um projeto, o time cria um protótipo do software, altamente rico em detalhes, para que nossos clientes possam contemplar suas ideias saltarem do papel e ao mesmo tempo terem algo mais concreto para validarem seus produtos no mercado, buscarem investidores e etc.
Quando você investe na criação de um protótipo, você tem a oportunidade de validar o projeto antes mesmo de investir no desenvolvimento. Ou seja, se o assunto aqui é experiência do usuário, você estará bem mais perto de entregar para o mercado uma ferramenta altamente eficiente, atrativa e satisfatória.
O que é um protótipo de software?
No desenvolvimento de software, a criação de um protótipo abre enormes possibilidades para otimizar a experiência do usuário. Nesse caso, prototipar é o mesmo que simular o funcionamento de uma solução e não só o funcionamento, mas também a interação entre a ferramenta e o usuário. Com isso, é possível entender melhor como o software irá funcionar na prática e também validar a ideia antes de investir no desenvolvimento tecnológico dela.
É no protótipo que o usuário e as pessoas envolvidas no projeto podem avaliar a forma como os recursos foram distribuídos, a organização do layout, entre outros itens que influenciam diretamente na experiência de uso.
“Através do processo de prototipação conseguimos ver a reação das pessoas com o produto, validar ou mudar se for necessário e entregar algo que realmente tenha valor”. Talita Santos, especialista em UX da iZap.
Enfim, podemos afirmar que é com o trabalho de UX que garantimos que o software ofereça a disposição correta das informações, de forma que o usuário alcance suas respostas e tenha experiências positivas, gerando benefícios para o negócio.
Com o foco na experiência do usuário e a validação do projeto a partir da criação de um protótipo, sua empresa pode alavancar ideias, descobrir novas oportunidades de mercado, reduzir custos de desenvolvimento, evitar retrabalho e também a inclusão de funcionalidades desnecessárias na ferramenta.
Quer saber como a iZap trabalha nesse processo? Clique aqui para falar com um de nossos especialistas. Aproveite para saber como tirar o seu projeto do papel e transformá-lo em uma solução de sucesso no mercado, a partir de um protótipo.
