Conteúdos

3 setembro 2020  |  Por Victor Barboza

Entenda os motivos que fizeram o software customizado, ou sob demanda, ser mais popular entre empreendedores que buscam na tecnologia os recursos para otimizar processos e negócios.

As novas possibilidades geradas pela tecnologia aumentaram e continuam aumentando o nível de competitividade do mercado. Atualmente, para uma empresa se destacar, ela precisa contar com soluções digitais que permitam que ela ofereça uma experiência única à seus clientes. Dessa maneira, para se beneficiarem da transformação digital, muitos negócios buscam por um parceiro tecnológico eficiente e softwares especialmente customizados.

São esses parceiros tecnológicos os responsáveis por pensarem a solução junto a empresa e desenvolverem a ferramenta levando em conta as necessidades e características específicas do negócio. 

Contar com um time parceiro de especialistas, que utilizam suas expertises e experiências na construção de soluções personalizadas e únicas, te deixará mais perto de usufruir das vantagens e benefícios desse tipo de software.

Produzimos este conteúdo para que você entenda melhor como os softwares customizados funcionam na prática e os reais motivos deles serem tão requisitados entre as empresas. Continue a leitura e fique por dentro.

Maior flexibilidade

O poder de resposta, mudanças e adaptações de um software customizado é extremamente maior do que o de um sistema pronto, em uma versão final, por exemplo. Uma solução personalizada consegue acompanhar toda a evolução dos processos internos das organizações, mesmo que as mudanças sejam constantes.

É muito comum que, mesmo depois de uma empresa já estar utilizando um software em sua rotina, ela se depare com novas necessidades e demandas. Essa situação demandará flexibilidade para realizarem atualizações e inserções de novas funcionalidades e customizações.  Apenas um software customizado poderá responder essas mudanças com eficiência e agilidade.

Melhor custo-benefício 

Ao escolher uma solução customizada, é possível resolver de vez carências e necessidades únicas da sua empresa. Como o software será criado de acordo com as características específicas do seu negócio, será mais fácil ser assertivo e bem sucedido em relação a eficiência da ferramenta adotada. Com uma solução precisa, você gastará menos tempo e dinheiro, evitando  aplicar recursos e opções não eficazes.

Optando pela customização, também será possível reduzir consideravelmente o tempo de implementação do software e aumentar o engajamento dos colaboradores em relação a solução. O retorno do custo-benefício desse tipo de ferramenta normalmente é a médio e longo prazo. Já no que diz respeito as atualizações e mudanças, adaptar uma tecnologia já customizada exigirá um investimento menor.

Facilidade de implementação

É possível que você esteja se perguntando: “vou perder muito tempo de produção durante a implementação do software?”. Fique tranquilo! A vantagem de softwares customizados é que, diferentemente de sistemas não personalizados, eles não dependem da interrupção de todas as atividades e processos para serem implementados.

A implementação de um software customizado é flexível justamente por conta da solução ser pensada estrategicamente para a empresa contratante. Normalmente, a instalação do software acontece dentro de um planejamento prévio e um cronograma específico para cada módulo, fase ou departamento. Dessa maneira, os setores e equipes de trabalho poderão continuar engajados em suas rotinas durante a implementação.

Adaptação do time à ferramenta

É importante lembrar que para qualquer software dar resultados, é preciso que a tecnologia esteja alinhada às estratégias e até mesmo com a rotina das equipes de trabalho. Esta é uma das preocupações mais comuns entre as empresas antes de adotarem uma nova solução.

Para que o software alcance o máximo de desempenho, é importante que o time de trabalho, ou seja, quem for trabalhar com o software, esteja familiarizado com os recursos da ferramenta. Afinal, a mesma precisa ser utilizada da maneira correta.

Esta é exatamente uma das grandes vantagens de um software customizado. Como a solução é personalizada para seguir os protocolos e responder com eficiência os processos a serem executados, o tempo de treinamento e adaptação dos colaboradores será bem menor. A tecnologia foi pensada exatamente para facilitar a rotina desses profissionais, o que economiza tempo e aumenta a produtividade da equipe.

Novas possibilidades com softwares customizados

Optando por um software customizado, desenvolvido por um parceiro tecnológico, você poderá ficar por dentro de todo o processo de desenvolvimento da ferramenta, desde a concepção até a entrega do projeto.

Isso abrirá muitas possibilidades de otimização, já que no decorrer das etapas, é comum surgirem novos insights que, ao serem observados, podem ser incluídos prontamente no projeto. Isso enriquece a maneira como a empresa utiliza o sistema e traz novas perspectivas para a organização.

Na contramão disso, soluções não customizadas podem acabar deixando grandes lacunas abertas e prejudicar a estratégia da sua empresa em relação ao uso da tecnologia. Além disso, sem esse espaço para inovar e adaptar em meio as etapas de desenvolvimento, muitas possibilidades promissoras poderão ser deixadas para trás por conta da falta de flexibilidade.

Sem recursos desnecessários

Imagina que desagradável ficar pagando por recursos e funcionalidades que não são usadas pela sua empresa. Não dá, né? E é bem comum isso acontecer na adoção de sistemas de prateleira, ou seja, softwares já entregues como uma solução “pronta”. Como eles não estão personalizados e adequados especificamente ao seu negócio, podem existir características incompatíveis na ferramenta.

Esses recursos acabam não sendo utilizados e continuam incluídos na licença do software. Ou seja, você continua pagando o valor integralmente mesmo sem utilizar completamente o software.

Optando por um software customizado sob demanda, você não corre esse tipo de risco. Você mesmo escolhe quais são os serviços e funcionalidades que quer ver funcionando em seu negócio. Sendo assim, você paga por aquilo que realmente utiliza, o que otimiza os custos e traz praticidade ao trabalho.

Mais segurança

Um software desenvolvido unicamente para sua empresa possui um banco de dados único em um ambiente dedicado, mesmo em nuvem. O que quer dizer que sistemas customizados sob exigências específicas de um negócio não são compartilhados com nenhum outro usuário, o que normalmente acontece no caso de softwares já “prontos”.

Vale lembrar que garantir a segurança digital do seu negócio é mais do que necessário. Garantir que seus dados e informações não serão acessados ou usados por terceiros é uma vantagem valiosa.

Softwares customizados são soluções vantajosas e possibilitam elevar o fluxo de trabalho em um nível melhor em todos os aspectos. Com uma tecnologia que responda com eficiência as necessidades específicas da sua empresa, você terá mais espaço e possibilidades para trabalhar suas estratégias e conseguir melhorar seus resultados.

Onde encontrar um parceiro tecnológico

A iZap Softworks é especialista no desenvolvimento de soluções digitais e é uma referência como parceira tecnológica. Entregamos soluções customizadas e sob medida, projetos exclusivos, exatamente conforme as necessidades e urgências do seu negócio.

Aproveite que você chegou até aqui e entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo para tirar suas dúvidas. Clique aqui.

Quer receber conteúdos exclusivos como esse? Se inscreva agora mesmo em nossa newsletter e aproveite.

Postagens
Relacionadas