Conteúdos

31 agosto 2022  |  Por Victor Barboza

Entenda o que faz um tech lead e por que este perfil é importante dentro de um squad de tecnologia.

No desenvolvimento de softwares, assim como em qualquer outra área, para que um projeto tenha sucesso é fundamental definir cuidadosamente os profissionais que estarão envolvidos. Além disso, é necessário pensar na melhor forma de estruturar e gerenciar esse time. Nesse cenário, a presença de um tech lead passa a ser muito importante.

Mesmo sendo um perfil de extrema relevância no desenvolvimento de softwares a partir da metodologia ágil, muitos gestores não sabem o que faz um tech lead, por se tratar de uma posição recente no setor de TI.

Por não conhecerem a importância desse especialista, muitas empresas perdem muito com a falta de alinhamento e direcionamento entre os membros de um time de desenvolvimento. Afinal, a presença de um tech lead facilita todo esse processo, impactando de forma positiva do início a entrega do projeto.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o papel desse profissional, quais são suas habilidades e importância. Boa leitura!

Qual a função de um tech lead?

Um tech lead ou líder de tecnologia, como sua tradução literal sugere, é alguém responsável por liderar uma equipe de desenvolvimento de software.

De forma prática, esse líder tem o papel de elaborar uma visão técnica do que está sendo desenvolvido a fim de que o squad conduza o projeto com o máximo de eficiência e agilidade.

Sendo assim, o tech lead:

  • orienta o squad;
  • gerencia o projeto;
  • garante uma comunicação fluída;
  • controla o pipeline do projeto e garante as entregas;
  • gerencia a equipe técnica, mantendo um ambiente de trabalho saudável;
  • pesquisa novas tecnologias e compartilha a cultura da inovação;
  • assume um papel de mentor, ajudando individualmente os membros;
  • transmite as necessidades do time aos líderes da organização; entre outros.

O que são squads?

Quando falamos squads de desenvolvimento, nos referimos a times multidisciplinares com objetivos específicos para o desenvolvimento de softwares. Um squad é formado por diferentes profissionais como desenvolvedores front-end e back-end, full stack, QA, PO, designer UX, entre outros.

Normalmente, para que esse squad funcione, ele precisa de autonomia para tomar decisões. Como o time é formado por profissionais de diferentes áreas, as escolhas são feitas considerando muitos pontos de vistas e isso contribui positivamente para a assertividade do projeto.

Introduzindo o squad, você pode acessar nosso artigo sobre o assunto para entender mais sobre como essa alternativa funciona na prática e vem revolucionando a criação de produtos digitais. Clique aqui para ler sobre squads ágeis.

Principais habilidades de um tech lead

Hard skills

Em muitos momentos, o tech lead precisará tomar decisões técnicas e, por isso, é fundamental que ele possua um excelente conhecimento em linguagens de programação, metodologias ágeis, front-end e back-end.

Skills como Java, Python e C ++, assim como script de shell e revisões de código são muito importantes para que os líderes de tecnologia possam garantir a efetividade do time.

Soft skills

Difícil falar em liderança sem mencionar a importância de competências comportamentais, não é mesmo? É importante que um tech lead tenha uma boa comunicação, inteligência emocional, empatia, persuasão, criatividade, além de outros atributos.

Essas habilidades comportamentais farão toda a diferença, visto que o líder de tecnologia precisará transmitir de forma clara e motivadora as expectativas e necessidades envolvidas nos projetos, bem como engajar o time.

Como encontrar um tech lead?

Normalmente, em um squad o tech lead costuma ser um engenheiro de software experiente ou algum desenvolvedor sênior que adquiriu capacidades de liderança técnica e comportamental. O maior ponto de atenção aqui é a maturidade em relação a questões técnicas e ao gerenciamento do time frente ao projeto.

Esse tipo de liderança leva bem mais qualidade ao software e agilidade ao processo de desenvolvimento. Por isso, além de contar com bons desenvolvedores, é importante ter um tech lead capacitado no squad para contribuir no sucesso do projeto.

É o tech lead que ajuda o squad a se engajar no projeto e enfrentar os desafios que, futuramente, podem virar soluções eficazes e duradouras para a empresa.

Entendendo tudo que foi dito acima, fica ainda mais clara a importância de contar com um bom parceiro para o desenvolvimento do seu software. 

Alocando um squad da iZap, você não precisará se preocupar com a contratação, treinamento e retenção de desenvolvedores, muito menos com a definição de um bom tech lead para trabalhar no projeto.

Nossos squads contam com especialistas altamente competentes e líderes experientes, com o entrosamento e expertise necessária para transformar ideias em soluções digitais de sucesso.

Tem um projeto de software parado? Ou precisa evoluir alguma ferramenta ou deseja tirar uma ideia da gaveta? Clique aqui e converse com um de nossos consultores.

Postagens
Relacionadas