Conteúdos

14 outubro 2021  |  Por Soluções Industriais

O treinamento a distância se tornou uma das melhores alternativas para as empresas que buscam otimizar o desenvolvimento de suas equipes.

Com a chegada do Covid-19, empresas dos mais variados setores, desde usinagem de precisão até automação predial, por exemplo, tiveram suas rotinas impactadas. Nesse contexto, com a necessidade de crescerem e impulsionarem suas equipes de trabalho, muitas delas que faziam treinamentos presenciais, passaram a fazê-los à distância.

Essa alternativa de treinamento abriu espaço para que novas possibilidades pudessem ser descobertas, como a implementação de soluções tecnológicas que facilitam a distribuição e o gerenciamento de aulas a distância.

De modo geral, o treinamento a distância possui menor custo quando comparado a treinamentos tradicionais. Isso quer dizer que o EAD pode ser uma excelente oportunidade para quem sempre teve o desejo de impulsionar o time de trabalho de forma prática, eficaz e mais econômica.

Quer entender mais a respeito do assunto? Queremos te apresentar as características e vantagens do treinamento a distância nas empresas. Vem com a gente que mostraremos logo abaixo.

Vantagens do treinamento a distância

Não há como negar que o ensino à distância veio para ficar. Diante disso, apresentaremos aqui 5 vantagens deste modelo de treinamento. 

Processos otimizados

Imagine, por exemplo, que uma grande empresa de manutenção de geradores tem sedes espalhadas por todo continente sulamericano. Seria muito difícil otimizar todos os processos de forma igualitária e, também, encontrar palestrantes disponíveis para tais atividades, não é mesmo?

Porém, com o treinamento à distância isso já é possível. Você pode centralizar todo o conteúdo do treinamento em uma única plataforma EAD e reunir colaboradores de diferentes lugares em uma única sala virtual.

Menores gastos

Se em treinamentos presenciais, é comum precisar investir em passagens aéreas, hotéis, aluguel de espaço físico, energia, entre outros recursos necessários, à distância você elimina esses gastos. Segundo a Associação Brasileira de Educação à Distância, tal economia pode atingir os 90%; Incrível, não é?

Conhecimento mais acessível

Como o treinamento a distância elimina as barreiras, sobram motivos para que as aulas sejam aplicadas com sucesso. Todos os interessados terão acesso ao conteúdo e facilidade para acessá-los. Ao aumentar a acessibilidade dos treinamentos, a partir de uma solução mobile, como aplicativo, por exemplo, será mais fácil aumentar o engajamento dos colaboradores e o número de participantes nas aulas.

Colaboradores com autonomia

Se o treinamento for disponibilizado de forma online, o colaborador poderá acessar determinado trecho que lhe convém, quantas vezes quiser. Como se estivesse em um elevador de carga e pudesse escolher quando continuar e quando parar.

Além de gerar maior autonomia para o profissional que está aprendendo, você poderá compartilhar o material sempre que quiser, principalmente quando for capacitar novos talentos, por exemplo. Nesse caso, tanto o tutor quanto o colaborador terão maior autonomia.

Otimização de tempo

No mundo corporativo, tempo é dinheiro e oportunidade de crescimento. Não é fácil, por exemplo, ficar parando o trabalho dos colaboradores para treiná-los ou até mesmo perder tempo deslocando pessoas. No treinamento a distância, principalmente com o apoio de ferramentas tecnológicas, você economiza tempo e consequentemente melhora os resultados.

Como fazer este tipo de treinamento em sua empresa?

Assim como tudo dentro de sua empresa, o treinamento à distância precisa de um motivo e de uma preparação antecipada. Por isso, vale averiguar com os líderes de cada setor quais as demandas de maior urgência e que precisam de desenvolvimento.

E mesmo que já conheça boa parte das pessoas que farão o treinamento, é importante produzir um conteúdo que chame a atenção e que dialogue com quem participa. De nada adiantará chamar um dos melhores profissionais da área, se ele não tiver o feeling de conversar com o público.

Dentre os inúmeros formatos, podemos pensar em lives, onde serão inseridos vídeos, textos, infográficos e áudios. Isso garantirá o interesse de quem assiste para com o tema. 

Depois de tudo isso feito, é hora de fazer a mensuração dos resultados. isso mostrará para todos se o treinamento à distância trouxe os resultados esperados e justificou o valor investido. 

E agora você deve estar se perguntando: ‘mas como isso é feito?’. Dentro da ferramenta que escolheu para fazer a sua Live, haverão métricas que te darão números como:

  • Número dos espectadores;
  • Tempo médio que cada um ficou online;
  • Número de comentários obtidos durante a live;
  • Localização de cada espectador.

Desta forma será possível fazer a parametrização e a somatória que responderá o que fez de positivo e o que vale a pena mudar para a próxima.

Outra tendência que tem revolucionado a forma de aplicar treinamentos corporativos é a plataforma LMS. Com essa solução, você armazena e disponibiliza todas as aulas em um único ambiente virtual, além de gerenciar todos os processos envolvendo o desenvolvimento e a avaliação dos colaboradores.

Postagens
Relacionadas