Conteúdos
25 junho 2019 | Por Assessoria de Imprensa
Vídeo marketing: o que sua empresa pode ganhar
Usuários de internet levam um terço de todo tempo on-line assistindo a vídeos. Já imaginou o que sua empresa pode ganhar com isso?

O Youtube é o segundo maior buscador da internet, com mais de 3 bilhões de buscas por mês, e com duas outras vantagens: possui muito menos concorrência do que conteúdos tradicionais e, se o vídeo estiver no topo do Youtube, também aparece no topo do Google.
Nas redes sociais vemos uma verdadeira batalha entre os principais players, seja no Facebook Videos, Instagram Videos ou Twitter Videos.
É fácil ver que empresas que ainda não encontraram uma maneira de aproveitar este imenso potencial do Video Marketing, em meio à acirrada concorrência pela atenção em que vivemos, provavelmente estão ficando para trás. E isso vale tanto para negócios B2B (Business to Business) quanto B2C (Business to Consumer).
Então leia esta postagem até o final para entender todos os detalhes desta importante tendência!
Mas por que vídeos funcionam tão bem?
Há várias teorias científicas que procuram entender por que somos tão atraídos por vídeos, seja na telona, TV ou internet.
Dr. Susan Weinschenk, Phd, acredita que isso se deve a fatores como o uso da voz humana, nosso instinto de olhar para coisas em movimento e até a tendência para a empatia.
Outra maneira de entender é a chamada teoria dos dois canais, segundo a qual informações transmitidas por dois canais (oral e visual) são capazes de atingir os dois hemisférios do cérebro ao mesmo tempo, tornando a mensagem mais poderosa.
Qualquer que seja a razão para adorarmos vídeos, os algoritmos dos buscadores orgânicos são aplicativos em AI cuja missão é entregar o que o usuário quer, por isso naturalmente entregam vídeos à medida que vídeos são percebidos como o melhor resultado. Como os algoritmos sabem disso? É medido por centenas de ações dos usuários, como tempo de permanência, repetição da mesma busca, engajamento, entre outros.
Começando pelo começo, o que é video marketing?
O conceito de Vídeo Marketing é relativamente simples: uso de vídeos para promover marcas, produtos e serviços, sendo mais usado no universo dos meios digitais.
Então aí estão incluídos vídeos usados em todas as redes sociais, no site da empresa, canais no Youtube, vídeos para WhatsApp, usado para Vendas, Conteúdo, Marketing Político, e até onde levar a criatividade (infinita) da inteligência coletiva da internet.
Com tantas aplicações, hoje é praticamente impensável uma empresa líder de segmento abster-se de incluir vídeos em seu mix. Mas que tipo de resultado concreto as empresas estão conquistando com vídeos? Continue lendo até o final para entender!
Quais os resultados do vídeo marketing?
Podemos dividir os resultados em Video Marketing em duas grandes vertentes:
1) A primeira é para Video SEO (Search Engine Optimazation), que é a melhora do posicionamento de páginas e conteúdos nas buscas orgânicas, aumentando o tráfego e alimentando o funil de vendas de forma sólida. Para isto pode-se simplesmente usar um vídeo (e há muitas opções) na página inicial, o que aumenta indicadores como tempo de permanência e engajamento, o que aumenta as chances de a página e o próprio vídeo serem posicionados nas buscas.
Já para uma estratégia mais completa, usa-se Marketing de Conteúdo em Vídeo, que é uma tendência por si só dentro do universo do Video Marketing. Sobre esta opção, pense em todas as compras que fez recentemente apenas depois de pesquisar sobre o produto ou serviço na internet, sejam compras em seu contexto profissional ou pessoal. É fácil ver que os hábitos mudaram, e as pessoas cada vez mais procuram informações detalhadas sobre uma solução, e podem decidir por uma venda, ou desistir dela, sem sequer falar com um vendedor ou representante.
Por essa razão, uma estratégia de conteúdo em vídeo vem sendo a solução para diversos negócios.
2) Em segundo lugar, é possível utilizar vídeos para vendas de forma clássica, alimentando ferramentas como Email Marketing, Landing Pages, Facebook Ads ou mesmo em reuniões via equipe de vendas.
Não é à toa que 93% dos profissionais de marketing nos EUA já usam vídeos em suas campanhas, com ênfase para aumento da conversões, otimização nas buscas, email marketing e vendas.
Vídeos aumentam o valor percebido
Além de todos os resultados e meios de uso, um fator muito importante mas pouco falado é o aumento do valor percebido de um serviço ou produto apresentado por meio de vídeo.
Isso significa que independente de sua sede, quantidade de funcionários ou tipo de operação, o simples fato de possuir um vídeo profissional para explicar o seu negócio torna o valor percebido de sua oferta superior aos olhos de seu público.
Não é à toa que start-ups, que são empresas que começam às vezes no quarto de um jovem empreendedor, mas com grandes ideias, quase sempre possuem um vídeo explicativo, e esta é uma tendência em si mesma do Video Marketing.
E você, já usou Video Marketing para atingir resultados? Conte nos comentários como foi a sua experiência! E não deixe de compartilhar esta postagem com colegas, sócios e amigos.
