Conteúdos
1 junho 2022 | Por Victor Barboza
Você sabe o que é Flutter?
Saiba o que é Flutter e como essa tendência vem impactando o desenvolvimento de aplicativos.

Com os smartphones cada vez mais presentes em nosso cotidiano, o cenário mobile segue em intensa evolução. Nesse contexto, a cada dia que passa, novas tendências, metodologias e tecnologias são colocadas em prática para que o desenvolvimento de aplicativos se torne mais ágil e eficiente. Quando olhamos para tudo isso, vemos o Flutter em ascensão.
Muitos desenvolvedores e fábricas de softwares vêm apostando no Flutter para simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de aplicativos para diferentes plataformas.
Mas afinal, o que é Flutter? Neste conteúdo, vamos te explicar um pouco sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro.
O que é Flutter?
Precisamos começar dizendo que Flutter é um framework que facilita o trabalho de um Dev (desenvolvedor) na criação de apps nativos, otimizando também a experiência dos usuários. Mas antes de adentrar no assunto, é preciso entender do que se trata um framework.
Framework: podemos dizer que um framework é uma estrutura genérica de códigos que possui o propósito de solucionar um problema de desenvolvimento específico. De certa forma, funciona como um fragmento capaz de encaixar nos mais variados lugares e linhas de códigos. O uso de frameworks permite que o desenvolvedor foque na aplicação do produto que está sendo criado.
Criado pelo Google, o Flutter é uma dessas estruturas genéricas, que através de um mesmo código base, pode ser utilizado para desenvolvimento em Android, iOS, Windows, entre outros sistemas operacionais.
A linguagem de programação do Flutter é o Dart, que também foi criado pelo Google e se assemelha ao JavaScript. Já os elementos estruturais no Flutter, como opções de layout, menus e layout, por exemplo, são widgets. Eles podem ser usados a partir dos pacotes já prontos do framework ou criá-los do zero.
Para resumir, podemos listar algumas características do Flutter:
- Multiplataforma, como citamos acima;
- Possibilidade de criar aplicações nativas partindo de um único código base;
- Desempenho melhor, visto que todo o seu código-fonte é transformado em código-nativo;
- Fácil acesso aos recursos nativos do sistema;
- Facilita o desenvolvimento e aprendizado, já que a sua interface é intuitiva; entre outras.
Principais vantagens do Flutter
Aqui na iZap utilizamos o Flutter em diversos projetos. Outras empresas também adotam este framework, como o próprio Google, Ebay, Nubank e iFood, por exemplo. Vamos conhecer mais sobre algumas vantagens de suas vantagens?
Aplicativos mais ágeis
Por conta de possuir widgets próprios, os apps desenvolvidos com a utilização de Flutter são mais rápidos. Isso melhora consideravelmente a experiência do usuário, o que é precioso para validação do produto no mercado.
Quem determina se um aplicativo é realmente com é o próprio usuário. Sendo assim, melhorar sua experiência é fundamental. Por isso, é importante ressaltar que apps, entre outros softwares, mais rápidos acabam sendo mais competitivos do que outros.
Desenvolvimento mais rápido
Uma das características mais marcantes do Flutter é o “hot reload”, ou Recarga Automática, que permite o desenvolvedor visualizar instantaneamente resultados das alterações feitas nos códigos. Essa vantagem contribui muito para otimizar o processo de desenvolvimento e testes. Com este recurso a disposição, um Dev ganha tempo e também maior facilidade para correção de falhas.
A simplicidade do Flutter, que permite o desenvolvimento a partir de um único código, facilita o trabalho do desenvolvedor, tornando o projeto mais rápido e com menor incidência de erros. Além disso, por conta do Flutter permitir o uso da mesma base de códigos para sistemas diferentes, como Android e iOS, o Dev ganha ainda mais agilidade.
Facilidade para instalar e configurar
O setup de instalação do Flutter é mais um ponto positivo a considerar. Por ser simples e prático, o setup permite que o desenvolvedor confira e resolva problemas com poucos comandos. Além disso, a interação com os plugins fazem a tarefa ser ainda mais ágil.
Suporte do próprio Google
É claro que o suporte de uma empresa como o Google faz toda a diferença, não é mesmo? Ou seja, além de usufruir de benefícios ligados à aplicação e a agilidade, você se depara com um suporte atualizado e preparado. Aqui, vale a pena citar a facilidade de integração com outros recursos do Google.
Por fim, podemos concluir que o Flutter já é um dos principais frameworks para o desenvolvimento de aplicativos e soluções mobile. É importante lembrar que, além disso, existem diversas tecnologias, soluções e metodologias capazes de tornar o desenvolvimento de softwares mais ágil e eficiente.
Na iZap, contamos com um time altamente qualificado e pronto para responder às demandas de forma ágil e dinâmica.
Quer saber como transformamos ideias em produtos digitais capazes de encantar o usuário e o mercado? Fale com um de nossos especialistas ou fique de olho em outros conteúdos. Clique aqui.