Marketing Sindical

Como divulgar um sindicato?

Os sindicatos são essenciais para a funcionalidade da relação empregador/empregado no Brasil, porém nem sempre conseguem transmitir sua importância e benefícios para os associados. Quer mudar isso? Aprenda como.

A importância dos Sindicatos para o Brasil

A importância dos Sindicatos para o Brasil

No Brasil existem atualmente cerca de 10 mil sindicatos segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e muitos trabalhadores, inclusive os sindicalizados, não sabem qual a real função de um sindicato.

Os sindicatos são uma importante ferramenta para os trabalhadores e empresas, pois as entidades têm a força coletiva que uma pessoa sozinha não tem. Dessa forma, elas representam os interesses dos trabalhadores a partir de um posicionamento social determinado pelas características sociais, políticas, econômicas, além da educação e a ideologia da entidade. Assim, a interação entre o sindicato e a população, contando os sindicalizados, é importante para o profissional, para que ele possa conhecer e lutar a fim de que seus direitos sejam cumpridos.

Porém você pode estar pensando, “como atingir o meu associado? O que eu devo dizer para aproximá-lo da entidade?”

Como divulgar seu sindicato

Para que o filiado compreenda a importância das ações do sindicato em defesa de seus direitos, é preciso que a entidade informe sobre questões políticas e legislativas envolvendo sua classe, para isso ela deve aplicar ações de marketing e comunicação sindical. Além disso, o sindicato deve destacar que a classe trabalhista precisa ser participativa, pois, em uma assembleia, por exemplo, um número baixo de representantes da classe diminui a força das reivindicações.

Para entrar em contato com o associado então utilize aquilo que já está sendo utilizado em massa no Brasil e no mundo: a Internet. Como diria Bill Gates, “Existem dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”. Para uma entidade sindical não é diferente, pois não estar na internet atualmente significa não ter um canal aberto à informação, sindicalização, participação e envolvimento do sindicalizado. Portanto, utilize a internet para divulgar ações, benefícios, assembleias etc., assim como manter contato constante com o associado. A internet é o meio, mas a ferramenta certa para ser utilizada é uma: marketing sindical.

Com o marketing sindical sua entidade pode se promover, criando uma boa imagem e cumprindo seu papel de representar o trabalhado. Agora você deve estar se perguntando, “O que é marketing sindical? Como vou fazê-lo na internet?”.

Isso é muito simples, apesar de poder ser um pouco trabalhoso. Aqui vamos explicar todos os passos e os significados para você, começando, é claro, com a significação de marketing e marketing digital, assim como sua função no mundo moderno.

Como divulgar seu sindicato

O que é marketing?

O que é marketing?

Marketing é o estudo dos mercados e o entendimento de seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos, visando a melhor estratégia para o desenvolvimento das empresas, entidades, associações etc. Ele é um conjunto de técnicas e métodos destinado ao desenvolvimento das vendas, seguindo 4 possibilidades:

  • Preço
  • Distribuição
  • Comunicação
  • Produto

Market em inglês significa mercado, de forma que o marketing deve ser compreendido como o uso do mercado. Ele busca o aumento de lucros por uma estratégia de produção e oferta de mercadorias/serviços às necessidades e gostos dos consumidores, utilizando campanhas de publicidade, atendimentos pós venda, design e pesquisas de mercado.

O marketing, portanto, tem foco no cliente e em seu consumo. O que, no caso de uma entidade sindical, é o sindicalizado e suas necessidades.

Marketing Sindical

Marketing Sindical é, portanto, preencher a mente do sindicalizado com a marca e os serviços prestados pela Entidade Sindical. Com o marketing seu foco será conquistar e manter os sindicalizados próximos a você, informados, representados e com benefícios.

Com as ações do marketing sindical a entidade construirá relacionamentos de longo prazo com seus associados, com o objetivo de identificar e satisfazer suas necessidades e desejos.

Por isso, não perca tempo, informe seus associados, divulgue suas ações e destaque-se. Afinal, no mundo do trabalho é assim: não basta ser honesto e trabalhador, é necessário mostrar a todos.

No início do artigo falamos a importância de utilizar a internet para alcançar esses objetivos, por isso, para fazer marketing sindical o marketing digital será essencial.

Marketing Sindical

O que é marketing digital?

O que é marketing digital?

Segundo o guru do Marketing, Neil Patel, marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos. Também pode ser considerado o marketing digital como ações de comunicação que as empresas utilizam por meio da Internet, da telefonia celular e outros meios digitais, a fim de divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Vantagens do Marketing Digital

Em um mundo em que as pessoas passam grande parte do dia olhando para telas de celular, computador, televisão, dentre outros, o meio digital é justamente o local certo para divulgar uma ação, produto ou serviço. A chance de ser visto e compartilhado por várias pessoas é muito maior ao divulgar algo pela internet.

Por isso, o marketing sindical acertivo apostará no meio digital para entrar em contato com seu sindicalizado e promover a boa imagem da entidade.

7 elementos do Marketing Online:

  • Otimização dos mecanismos de busca (SEO)
  • Marketing dos mecanismos de busca (SEM)
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de Mídia Social (SMM)
  • Anúncio pague-por-clique (PPC)
  • Marketing de afiliados
  • E-mail marketing

Vantagens do Marketing Digital

Search Marketing (SEO e SEM)

Search Marketing (SEO e SEM)

Search marketing é o processo de ganhar tráfego e visibilidade dos motores de busca através de esforços pagos e não pagos. Isso envolve:

  • SEO: SEO é o processo de otimização (melhoria) do seu conteúdo online, para que os sites de busca (Google, Bing etc.) apresentem o seu site como um dos melhores resultados para as buscas de uma certa palavra-chave. Dessa forma, o tráfego em sua página aumenta por meio de exibições gratuitas aos usuários.
  • SEM: SEM (Search Engine Marketing) é o marketing por meio de sites de busca. Ele promove as páginas pelo aumento da visibilidade nas páginas de resultados com o uso de publicidade paga, fazendo com que o site fique nas primeiras posições dos resultados de busca por palavras-chave relacionadas.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma forma de marketing que envolve atração do seu público alvo (ou seja, o seu associado). Por meio da criação de conteúdo relevante e interessante a ele, de forma a envolver e mantê-los próximos à entidade, gerando valor para as pessoas que leem e visitam aquele conteúdo. Dessa forma, a entidade sindical proporciona uma imagem positiva de sua marca, gerando mais interesse do associado e participação ativa.

O marketing de conteúdo é produzido em blogs vinculados ao site da entidade e divulgado via redes sociais ou e-mail marketing/newsletter.

Marketing de conteúdo

Elementos do marketing de conteúdo

Elementos do marketing de conteúdo

#Blog: é muito útil para se conectar ao seus associados, expandir sua presença, se tornar um sindicato mais participativo e atrair mais associados. Devem ser escritos conteúdos que informem com qualidade os seus associados, com palavras chaves que eles procurem buscar no Google. Invista em design, para que eles acreditem no seu conteúdo e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais. Tome cuidado para não duplicar conteúdo da internet (por exemplo, copiar um artigo já pronto de outra página), pois o Google não irá ranckear o seu conteúdo para um bom posicionamento e o SEO não funcionará adequadamente.

#Email marketing: Pode ser usado como um canal de vendas direto e para promover conteúdo valioso e relevante. No campo do remetente é melhor colocar seu nome ao invés do nome da companhia, para deixar o contato mais próximo. Personalize também o email com o nome da pessoa que irá recebê-lo, escreva um título que chame atenção e um link para se descadastrar visível ao associado.

iZap Tecnologia e Servicos
iZap Tecnologia e Servicos

#Vídeo Marketing: Com a grande utilização de dispositivos móveis como smartphones e tablets, o vídeo marketing está se tornando uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo. Com eles é possível deixar uma primeira impressão bem favorável, focando sempre no seu associado. Pode ser utilizado para apresentar vantagens ou divulgar um novo serviço, solucionar dúvidas comuns etc.

#Infográficos: Com infográficos é possível visualizar dados de uma forma mais rápida, clara e bonita. São importantes para apresentar os dados do seu sindicato de forma que seja atraente ao associado, além de fácil de compreender. Para fazer um infográfico de qualidade é importante mantê-los visualmente atraentes, inserir números e estatísticas, promovê-lo em suas redes sociais e torná-lo incorporável (como Embed Codes).

iZap Tecnologia e Servicos
iZap Tecnologia e Servicos

#Ebooks ou whitepapers: São textos maiores e bem elaborados. Para reverter isso em leads é importante redirecionar via landing page, para que as pessoas interessadas incluam seu e-mail, de forma que tornará possível ao seu sindicato enviar depois um e-mail marketing ou newsletter. Por isso, crie títulos atraentes, de fácil compartilhamento e com atenção especial à estrutura (estilo e layout).

#Redes sociais: O Marketing de Mídia Social é um tipo de marketing que realiza ações relacionadas às redes sociais e é completamente aplicável ao marketing sindical. Tem como objetivo criar uma imagem da entidade sindical dentro da internet e entrar em contato com o cliente visando a criação de uma imagem para a empresa na internet, seja para campanhas publicitárias, ações de fixação de marca ou relacionamento com o cliente. A popularização da internet e o crescimento das redes sociais tem feito as empresas utilizarem cada vez mais esse tipo de marketing.

Nas campanhas de marketing em redes sociais, os profissionais de marketing digital fazem uso das ferramentas oferecidas pelas redes como Facebook, Instagram, Twitter, Google e outras, dependendo do segmento de atuação da empresa.

iZap Tecnologia e Servicos

Anúncio pague-por-clique (PCC)

Anúncio pague-por-clique (PCC)

Publicidade Pague-Por-Clique (PPC ou Pay-Per-Click em inglês) é uma estratégia de marketing para a internet. Os links patrocinados aparecem no Google (e também em outros mecanismos de busca) ou quando você rola pelas redes sociais ou navega em páginas da internet. O objetivo é que os anunciantes exibam este conteúdo online na frente de seu público alvo da forma mais despretensiosa possível.

Esses anúncios são especialmente usados no Google Adwords, que é o serviço de Links Patrocinados do Google, criado com objetivo de disponibilizar um espaço nas páginas do site de buscas para anunciantes que desejam exibir seus produtos e serviços para bilhões de internautas. O Google AdWords é o sistema de Links Patrocinados mais difundido na internet, pelo fato de seu site hospedeiro ser o principal em acessos na rede mundial.

Manual do Google AdWords

No Google AdWords o anunciante cria seus próprios anúncios de acordo com a quantidade de orçamento diário e de âmbito de exibição. Depois de definir qual será o investimento por dia, é necessário escrever as palavras-chaves que farão o seu anúncio aparecer quando o sindicalizado buscar por aquela informação no Google.

O aperfeiçoamento do Google AdWords melhorou as buscas, tornando-as mais segmentadas. Isso proporciona ao anunciante maior vantagem competitiva, já que o sistema identifica e relaciona a busca por:

  • palavra chave
  • perfil da persona
  • localização geográfica

Manual do Google AdWords
iZap Tecnologia e Servicos

Isso é também vantajoso para o usuário que está procurando alguma informação, pois irá obter respostas precisas.

Para anunciar no Google AdWords é recomendado ter uma landing page (páginas criadas com foco na conversão) para facilitar o alcance aos seus objetivos, site ou página que redirecione e estabelecer público, região e forma de apresentação do anúncio.

Após algum tempo de publicação do anúncio (2 semanas, 1 mês, 2 meses, depende de quando a pessoa que está anunciando achar que é necessário) será necessário mensurar os resultados. Isso significa perceber se o anúncio está dando certo e o que pode ser melhorado. Afinal, uma das máximas do marketing digital é “o que não pode ser mensurado, não pode ser melhorado”. Por isso faça uma análise e corrija o que não está dando tão certo nas ações do seu marketing sindical.

Fizemos o passo a possa simplificado do Google AdWords, para que sua entidade sindical não fique perdida ao começar a elaborar o próprio plano de links patrocinados.

Passo a passo (resumido) do Google AdWords

1º Defina o público

2º Defina o tipo de ação (se a campanha é voltada para a geração de leads, venda direta, divulgação ou combate à concorrência)

3º Criação de Landing Page e conteúdo ou Página ou Formulário para direcionar

4º Defina o nome da campanha

5º Defina a região em que o anúncio vai aparecer

6º Defina o tipo de persona segmentado

7º Defina orçamento no mês (e, a partir disso, o orçamento diário)

8º Defina a rotação da campanha (período em que o anúncio vai ser apresentado no Google)

9º Defina as palavras chave do anúncio

10º Defina o(os) anúncio(s)

11º Públique

12º Mensura

13º Corrija

14º Otimize

Passo a passo (resumido) do Google AdWords

Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados

Marketing de afiliados ou affiliate marketing em inglês, é uma publicidade online, dentro do marketing sindical, em que o sindicato divulga produtos e serviços de anunciantes em troca de comissão. A comissão pode ser gerada por cliques ou por vendas e ações específicas. Essa ideia se baseia em compartilhamento de renda.

Compartilhamento de renda funciona da seguinte forma: caso você tenha um produto, você oferece a outras pessoas um incentivo financeiro para vender para você. Já se você não tiver um produto e quer fazer dinheiro, você promove um produto que acha que tem valor e ganha uma comissão com isso.

O marketing de afiliados pode ser entendido como um método para divulgar a criação de um produto, fazendo o marketing dele por meio de vários locais diferentes, em que cada um recebe uma renda de acordo com a sua contribuição. Sendo o criador ou o profissional de marketing você vai lucrar com a ideia de renda compartilhada.

E-mail marketing

No e-mail marketing o correio eletrônico é utilizado como ferramenta direta de marketing. Assim, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para melhorar o relacionamento entre sindicato e associados e para aumentar a conversão de leads e contatos dentro do marketing sindical.

Dessa forma, o e-mail marketing é uma mensagem de e-mail criada a fim de conquistar um impacto maior em seus destinatários. Pode ser uma informação, venda, aviso, informativo eletrônico (newsletter), divulgação de evento, dentre outros. O e-mail marketing é atualmente uma das formas mais eficientes e baratas de comunicação. A resposta dos destinatários pode vir rapidamente, tornando esta uma comunicação capaz de gerar resultados rapidamente.

E-mail marketing

Vantagens do e-mail marketing

Vantagens do e-mail marketing
  • mensuração de resultados: você é capaz de medir os resultados da sua campanha de e-mail marketing avaliando quantas pessoas abriram seu e-mail, quantas clicaram, quantas foram ao seu site e quantas converteram de fato. Ou seja, você pode tentar estratégias até achar aquela que dá certo com a sua persona.

  • Comunicação facilitada: Envie e-mail de um remetente que aceite respostas, de forma que sempre que os seus clientes queiram entrar em contato saberão que é só responder o e-mail para ter um atendimento. Seus e-mails só chegarão para quem aceitou receber, ou seja, quem recebe é porque quer receber.