O que é um site?

Site é um local na internet importante para empresas, associações, lojas, governos ou pessoas físicas que queiram divulgar seu trabalho e atrair clientes. Ele pode ser constituído de uma ou mais páginas, possuindo conteúdo referente ao que o leitor busca saber.

Sites são os meios mais importantes da internet atualmente, pois através dela você disponibiliza dados, notícias, informações, vendas, ou seja, mantêm um contato mais profissional e direto com o público alvo.

Para ter um site de sucesso é necessário também ter planejamento e dedicação, definindo conteúdos como: tipos de menus, áreas do site, organização de conteúdos como imagens e textos, divulgação, logística de frete e até controle de estoque no caso de plataformas e-commerce.

Quais são os tipos de site?

Dessa forma, qual seria a plataforma ideal para cada negócio na internet? Sabemos que existem:  lojas virtuais, blogs, portais, sites dinâmicos, sites institucionais e one page, além das redes sociais.

1.Site institucional

site izap

site institucionalé um dos mais utilizados pelas empresas. Geralmente o conjunto de páginas que compõem este tipo de site são informações sobre a empresa, descrição de produtos e serviços que prestam, além de download de arquivos, mapa de localização e formulários para contatos. Ou seja, esse tipo de site é praticamente um cartão de visitas. O visitante deve vizualizar todas as informações da empresa junto com os canais de comunicação necessários que o leve a fazer o contato.

Este tipo oferece dinamismo e permite fazer alterações de maneira fácil. O conteúdo pode ser constantemente atualizado. Neste site pode ser incluído um blog, permitindo investir em Marketing de Conteúdo, importante para atrair clientes em potencial e aumentar seus leads.

Por serem de fácil atualização, podem também ser integrados às redes sociais, permitindo troca de conteúdo entre as diversas mídias digitais.

Sites deste tipo são usados para empresas que querem ser conhecidas na internet, mas não possuem muitas páginas para publicar. Apesar de ser o tipo de site mais produzido, possui pouca visibilidade nas buscas. Dessa forma, sua principal funcionalidade é apresentar sua empresa de forma profissional para aqueles que já são clientes e parceiros. Levar novos clientes para esse tipo de site praticamente só é possível por meio de anúncio.

2.Loja virtual

loja virtual

Sites de comércio eletrônico, também conhecidos como lojas virtuais, utilizam o sistema e-commerce. Um site é caracterizado como e-commerce pela funcionalidade do carrinho de compras, onde o usuário pode colocar todos os itens do seu interesse e simplificar o processo. Eles são construídos com sistemas de verificação que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez e de forma bastante segura e intuitiva. É possível realizar a venda e compra de produtos e até mesmo contratar um serviço utilizando o computador. Esse modelo de site é ótimo para comerciantes, autônomos e lojistas que planejam ampliar seus negócios para a venda online. Vale lembrar, entretanto, que esse tipo de site demanda tempo, para atualizar estoque, incluir produtos, dentre outros.

3.Blog

exemplo de blog

Blogs são sites destinados em atender os interesses do seu público-alvo com novidades e tendências. Eles podem ser adicionados à outros tipos de sites. Geralmente são instrumentos para divulgação e marketing, pois como possui um formato mais leve, convencem melhor seus clientes a comprar a ideia. Assim, são estruturas ótimas para o marketing de conteúdo. O blog deve estár sempre integrado às redes sociais para que seu conteúdo seja divulgado, além disso, é necessário que ele estimule o leitor a se interessar por outros posts dentro do próprio site, permanecendo o máximo de tempo online. Muitas empresas utilizam blogs para manter um relacionamento com seus consumidores de forma mais informal e criar um vínculo com eles.

5.One Page

site one page

Quando todas as informações e áreas do site são disponibilizadas em uma única página trata-se de um site one-page. Neste tipo de plataforma, o visitante consegue percorrer todo o conteúdo sem precisar carregar novas páginas. A vantagem do One Page é o carregamento fácil em aplicativos mobile, ele costuma ter um funcionamento mais rápido, pois ao clicar em qualquer link do menu o site rola automaticamente para a seção solicitada. Além disso, são sites mais objetivos, layouts agradáveis, harmoniosos e intuitivos destinados principalmente ao público jovem e ocupado que buscam informações rápidas e diretas.

6.Portal

portal

Portais são agregadores de vários conteúdos. São ideais para empresas realizarem anúncios, divulgar informações sobre eventos, notícias segmentadas por categorias, previsão do tempo, fóruns, dentre outras, ligando o portal com vários outro sites. São destinados ao interesse do público, para que o visitante acesse sempre o portal em busca de informações.

Esse tipo de site é ideal para empresas que vendem informação e buscam o retorno periódico do vendendor. Exemplos de portais são o G1 e Yahoo.