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19 junho 2019  |  Por Assessoria de Imprensa

O comércio eletrônico está crescendo cada vez mais no Brasil. Tanto que, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os E-commerces faturaram R$ 53,2 bilhões em 2018, 12% a mais que 2017, com receita de 47,7 bilhões.

Devido ao crescimento do mercado, mais de 51% das lojas físicas migraram para o comércio eletrônico, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen.

Com o aumento da concorrência do setor, é cada vez mais comum as empresas venderem em mercados de nicho. Os nichos de mercado são uma parcela do mercado que não é atendida, sendo uma grande oportunidade para aumentar as vendas.

Mas para encontrar esse nicho é necessário fazer um estudo do seu público-alvo, facilitando a identificação das necessidades do seu potencial cliente.

 

Por isso, confira as melhores dicas para segmentar seu mercado e atingir o público certo.

 

1 – Crie uma persona

 

As personas são personagens fictícios que representam as características do seu cliente ideal.

A criação desse personagem é baseada em informações reais, como nome, idade, local, ocupação, renda, gostos e interesses.

Por exemplo: Rafael, 33 anos, é engenheiro de produção, dono de uma fábrica e se interessa por equipamentos para aumentar a produção.

Com essas informações, a empresa poderá criar um exemplo de perfil do público-alvo. Isso facilitaria o desenvolvimento de estratégias e ações para se comunicar com o cliente, além de gerar um conhecimento mais profundo sobre o lead (potencial cliente) da empresa.

 

2 – Escolha um nicho de mercado

 

Após escolher a sua persona e identificar as necessidades do seu público-alvo, a empresa precisa escolher o segmento de mercado em que vai atuar para vender pela internet.

É importante vender exatamente aquilo que a demanda deseja. Isso ajudará a aumentar a confiança do cliente em relação a loja virtual.

Além disso, o nicho de mercado tem uma concorrência menor, comparado às empresas que vendem para o público geral.

 

3 – Escolha uma plataforma de venda

 

Em mercados de nicho, escolher a plataforma de venda para seus produtos é fundamental.

Existem duas plataformas de vendas: E-commerces e marketplaces. Enquanto os e-commerces são lojas virtuais próprias, os marketplaces são shoppings virtuais onde vários vendedores comercializam produtos no mesmo local.

Cada plataforma tem suas características específicas. Por um lado, e-commerce é, basicamente, um modelo de vendas pela internet em que é necessário investir em uma plataforma virtual própria. Sendo uma boa alternativa, devido a personalização da escolha dos produtos para venda.

Porém, é necessário contar com uma plataforma eficiente, capaz de oferecer ao negócio recursos como identidade visual, hospedagem do portal de vendas, criação de sistemas de pagamento e opções para divulgação na internet. Uma boa plataforma sempre apresentará um ótimo custo-benefício.

Por outro lado, os marketplaces são plataformas prontas para venda. Ou seja, não há preocupações com hospedagem, identidade visual, sistemas de pagamento e divulgação, pois tudo isso já é incluso nessas lojas.

Mas, a grande concorrência dos vendedores pode ser um problema para lojistas iniciantes e, ainda, ele não tem a liberdade para personalizar o design da loja, pois isso é feito pelo gerenciador do marketplace.

Escolher a plataforma de venda é fundamental por causa do compartilhamento dessas lojas entre os membros. Grande parte das pessoas presentes em mercados de nicho compartilham informações da loja com seus amigos, aumentando o número de acessos do negócio.

 

Segmente o seu público para alavancar suas vendas

 

O mercado de nicho vem sendo uma alternativa das empresas no comércio eletrônico, devido a concorrência de mercado e a atração de uma demanda não correspondida.

Mas antes de vender qualquer produto é necessário fazer uma pesquisa de mercado para encontrar os seus potenciais clientes.

Esse trabalho fica mais fácil com a criação das personas, personagens fictícios que representam o cliente ideal da empresa. Com a persona, a identificação do público apto a ser um cliente em potencial é mais assertiva.

Após saber das necessidades do público-alvo, escolha o segmento ideal para agradar esse nicho, pois são grandes as chances da sua empresa ter uma baixa concorrência, aumentando sua fatia no mercado.

E não esqueça de escolher a plataforma de venda para seu negócio. Entre os principais tipos de lojas virtuais existem os marketplaces, que são shoppings virtuais onde lojistas vendem seus produtos no mesmo local e os E-commerces, que são as lojas virtuais próprias das empresas.

A escolha da plataforma é importante, pois ela ajuda na lucratividade do negócio e no reconhecimento da loja no mercado.

Isso porque, clientes de mercados segmentados compartilham os gostos por lojas e produtos entre si, ajudando no aumento do número de acessos e das vendas do seu negócio.

 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

 

 

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