Se o e-commerce da sua empresa está passando pela mesma situação, veja as estratégias de marketing digital que separamos, elas vão ajudar a sua loja virtual a se destacar no meio de tanta concorrência.

 

1- E-mail marketing

Se o e-commerce da sua marca está algum tempo na web, certamente você já tem uma base de dados com os e-mails dos seus clientes, leads e prospects e, também, informações como, últimos itens vistos ou comprados, valores das compras efetuadas, quantidade de acessos ao e-commerce, entre outras. A estratégia do envio de e-mail marketing trabalha usando essas valiosas informações. Por meio delas, é possível gerar listas que organizem a audiência por grupos de interesses parecidos, facilitando a criação de e-mails marketing específicos para cada segmentação, aumentando assim a taxa de conversão de vendas, além de não deixar a marca cair no esquecimento.

Veja mais sobre e-mail marketing neste artigo: Tudo o que você precisa saber sobre email marketing em um só lugar.

 

2- Anúncios patrocinados

 O e-commerce da sua empresa não aparece na primeira página dos resultados de pesquisa nos mecanismos de busca? O número de usuários que chegam até ele é baixo? A taxa de vendas não está satisfatória?

Usar os anúncios patrocinados na sua estratégia de marketing digital poderá ajudá-lo a resolver esses problemas. Através deles é possível impulsionar o tráfego de usuários e a taxa de vendas.

Os anúncios patrocinados podem ser feitos das seguintes formas:

Links patrocinados na rede de pesquisa

 


 

Links patrocinados em rede de display

 

Fonte: Site Uol

 

Anúncios em redes sociais

 

Fonte: Instagram

 

Mas, atenção! Para utilizar os anúncios patrocinados na sua estratégia de marketing digital, requer profundo conhecimento sobre o mercado que atua e o comportamento do público-alvo da sua marca. Além disso, é preciso entender e aplicar as métricas certas para verificar se realmente o investimento traz resultados positivos.

Pensando nisso, separamos este artigo para você aprender mais sobre anúncios patrocinados: O que são links patrocinados. 

 

3- Marketing de conteúdo

Segundo Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content: Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

 

A partir dessa definição, podemos entender como o marketing de conteúdo impulsiona o sucesso do seu e-commerce. Além das vantagens citadas, produzir conteúdo relevante e publicar no blog da sua marca, impulsiona o tráfego do seu e-commerce, cria brand awareness (consciência de marca), aumenta a taxa de vendas e diminui o custo de aquisição de clientes (CAC), já que requer baixo investimento financeiro.

Para ter resultados satisfatórios na sua estratégia de marketing digital com o uso do marketing de conteúdo, é preciso ter planejamento, continuidade e consciência que os resultados serão percebidos a médio e longo prazo.

Veja mais sobre marketing de conteúdo neste artigo: Marketing de Conteúdo – Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto.

 

4- Remarketing

Sabe aquele produto/serviço que você viu em um e-commerce e que agora aparece em todos os anúncios nos sites e redes sociais que acessa? Essa é a estratégia de remarketing em ação, trabalhando para você não esquecer que aquele produto/serviço é a sua melhor opção de compra.

O remarketing facilita e orienta a criação de anúncios específicos para cada estágio do funil de compras que o visitante do e-commerce está, aumentando as taxas da conversão de vendas e consequentemente o ROI.

Descubra neste artigo “Remarketing no Google Ads: como criar campanhas e listas para gerar mais conversões” como implementar a estratégia de remarketing no seu e-commerce.



5- Marketing de influência

Antes da era digital, personalidades e celebridades que apareciam nas mídias tradicionais tinham o poder de influenciar a percepção do público-alvo em relação a um produto ou serviço, influenciando muitas vezes a decisão de compra.

Com a chegada da era digital, os meios de comunicação mudaram, surgiram assim as mídias alternativas, como as redes sociais, blogs, sites, YouTube e com elas novos influenciadores que se destacaram nesse meio.

O marketing de influência trabalha com esses novos influenciadores, agora chamados de influencers. Na maioria das vezes, os influencers são pessoas comuns, mas que têm um número significativo de pessoas engajadas em seus perfis pessoais nas redes sociais.

A sacada do marketing de influência está na forma natural com que os influencers fazem as divulgações. Em vídeos e fotos sem grandes produções, eles contextualizam os benefícios dos produtos/serviços encontrados nos e-commerces com uma situação do cotidiano, dessa forma a confiança dos seguidores nas informações passadas é maior, por não perceberem de forma tão direta a publicidade, aumentando as chances de se tornarem consumidores da marca.

 

6- Sua marca nas redes sociais

Pense numa plataforma que a cada dia conquista mais e mais usuários, que ficam várias horas online compartilhando as suas opiniões e desejos, criando e nutrindo relacionamentos com outros usuários.

Assim são as redes sociais, que possibilitam de forma fácil e sem grandes investimentos financeiros a divulgação dos produtos\serviços da sua marca, capaz de aumentar o número de acessos do seu e-commerce e, consequentemente, a taxa de vendas. Porém, para ter resultados relevantes com o uso das redes sociais na estratégia de marketing digital, é necessário ter um plano de ação bem elaborado de acordo com as características do público-alvo.

Veja mais sobre o uso das redes sociais na estratégia de marketing digital nesse artigo: A Importância das redes sociais.

 

Toda marca quando investe em um e-commerce espera que ela se destaque em meio aos concorrentes na web, o que demanda tempo, dedicação e paciência. Por isso, separamos as dicas acima para que você consiga impulsionar os resultados do e-commerce da sua empresa.

 

Ainda não tem um e-commerce ou quer otimizar os seus resultados? Entre em contato conosco!