Todos os dias, milhares de conteúdos multimídia são inseridos na internet e uma coisa é fato: chamar a atenção dos internautas, com elementos visuais, é capaz de cativá-los mais rapidamente.

Para termos uma noção, de acordo com a Forbes, artigos que possuem imagens alcançam 94% mais visualizações do que conteúdos textuais. No facebook, por exemplo, posts que contém este tipo de conteúdo geram 53% mais likes que outros tipos de postagens.

Mas, é importante dizer que, não basta inserir qualquer imagem e ainda esperar por um grande resultado. Você deve ir além disso, e é por isso que estamos aqui!

 

1 - Utilize imagens coerentes

Mesmo parecendo ser algo muito básico, ainda há muitas pessoas que cometem esse erro sem perceber. É sempre importante se perguntar se a imagem faz sentido ou contribui de forma significativa para o texto que está sendo publicado.

É claro que, às vezes, vale a pena arriscar e utilizar imagens mais abstratas, mas de forma que tudo faça sentido.

 

2 - Pense na sua persona

Nem precisamos insistir no fato de que, para criar um bom relacionamento com sua persona é essencial representá-la visualmente em suas publicações. Você pode explorar este vínculo afetivo usando informações como etnia, idade, sexo, profissão e outros, para escolher suas imagens.

 

3 - Se lembre de usar o formato ideal

Antes de inserir a imagem na publicação, você se pergunta em qual meio ela será divulgada? Cada espaço, blog ou rede social, pedirá um tamanho específico ideal para que a imagem se adapte perfeitamente junto ao conteúdo da página.

 

4 - Invista em qualidade

Investir em qualidade nunca é perda de tempo! Já se sentiu incomodado com imagens em baixa resolução em meio a um excelente texto? Pois é! Isso pode transmitir um certo “descaso” ou falta de capricho. Nada bom para a imagem do seu negócio!

Por isso, nunca é desperdício utilizar imagens em alta qualidade!

 

5 - Evite pessoas interagindo com computadores desligados

É preciso ter muita atenção na hora de escolher imagens de pessoas utilizando dispositivos eletrônicos. Afinal, seria muito estranho publicar a foto de alguém interagindo com um notebook com a tela desligada. Isso não faz nenhum sentido!

Tomar esse cuidado vai colaborar para que o usuário não estranhe seu conteúdo e tenha uma melhor experiência ao navegar pelo seu site.

 

6 - Atente-se com overacting!

Este termo em inglês significa “atuação exagerada”. Com certeza, você já viu posts ou banners com modelos em atuações completamente excessivas. A pergunta é: será que esse tipo de imagem passa naturalidade ou superficialidade?


Imagens que possuem modelos em situações semelhantes às da vida real ou do cotidiano da sua persona, traz mais credibilidade para o conteúdo do post como um todo. Veja um exemplo:

 

7 - Descarte edições exageradas

Qualquer tipo de exagero não traz uma experiência agradável para os usuários, ainda mais quando falamos de edição. Filtros com cores fortes e excessivas, montagens desnecessárias e pessoas parecendo bonecos entram na lista de conteúdos indesejados. O conselho é usar imagens contextualizadas, com harmonia em sua composição.

 

Extra: não seja repetitivo!

A inserção da mesma imagem mais de uma vez, no mesmo blog ou site, passa a impressão de que o post é repetido. Com isso, provavelmente seu conteúdo deixará de receber visualizações.

Ao escolher novas fotos, também é importante tomar o cuidado para não insistir sempre em imagens parecidas, de modo que quando vistas por um todo pareçam desinteressantes para o usuário.



Seja criativo e saia do óbvio! É claro, respeitando a identidade visual da sua marca!

 

Se mesmo após ler essas dicas, você ainda está confuso em relação ao padrão correto de imagens para o seu site, nós podemos te ajudar!

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