Há algum tempo, a ideia de elaborar um plano de marketing para os negócios era palpável apenas para empresas com grande poder aquisitivo, já reconhecidas no mercado, passando longe da realidade de micro e pequenos negócios.

Atualmente, percebe-se uma mudança neste cenário, já que mesmo com pequenos orçamentos é possível criar uma estratégia e fazer sua aplicação, para que gere os resultados almejados.

As facilidades trazidas pela Internet, mídias sociais e outros canais deste tipo, são grandes aliadas na diminuição do custos de implantação de uma estratégia de marketing e em sua efetividade.

Com um plano de marketing bem elaborado e posto em prática da forma como foi planejado, o interesse do consumidor em potencial tende a despertar mais rápido, levando a uma intenção de compra e concretização do negócio.

A importância de criar e seguir uma estratégia de marketing nos negócios

Quem busca implantar uma estratégia de sucesso deve fugir das fórmulas prontas e focar nas peculiaridades de seu negócio, utilizando-se da criatividade para cativar o público com atrativos que somente sua marca ou produto tem para oferecer.

Revistas especializadas, como a Pequenas Empresas Grandes Negócios, têm divulgado que a partir da aplicação de um plano de marketing, os negócios tendem a apresentar um aumento de até 10% em suas vendas. O raciocínio é simples, já que uma vez que o consumidor ou destinatário da mensagem crie uma ligação com a proposta da empresa, a finalização de um negócio terá mais chances de sucesso.

 

Estágios de uma estratégia de marketing bem aplicada

Ao compreender que a implantação de uma estratégia de marketing elaborada especificamente para seu negócio pode ser altamente eficaz na captação de novos clientes e melhoria da imagem da empresa perante o público já atingido, é preciso que apliquem-se os pontos abordados por ela no dia a dia da companhia. Desta forma, visualizar os objetivos traçados no papel também será possível na prática.

O consumidor de hoje em dia sabe de sua importância para o empresário, de forma que raramente efetue compras ou faça negócios por impulso.

Aliando isso aos tempos de crise, a tendência é que o consumidor demonstre um comportamento ainda mais cauteloso com relação aos seus gastos, primando pela qualidade de atendimento, de serviços prestados e do produto também, como um todo.

O consumidor mal atendido, fará propaganda negativa do negócio, afastando outros potenciais clientes por falhas que poderiam ser evitadas com técnicas de pós-vendas.

Assim, as empresas precisam compreender que o marketing não é apenas o pré-vendas, complementando também o pós-vendas, sendo um dever da empresa deixar clara a importância de que o consumidor volte ou considere sua marca como uma referência para futuras compras e faça indicações positivas sobre a experiência tida.

 

A importância de criar e seguir uma estratégia de marketing nos negócios

 

Atingindo os objetivos traçados

Conforme já dito, não são necessários investimentos exorbitantes para que se tenha sucesso na implantação de uma estratégia de marketing, basta que o empresário avalie as possibilidades de sua organização e destine o orçamento possível para esta área, deixando de ignorá-la.

A melhor estratégia de marketing nem sempre é a mais cara e de difícil aplicação, tampouco reside em meramente levar o cliente a concluir uma compra.  A estratégia que busca fidelizar o cliente é a forma mais certeira de garantir bons negócios em um primeiro momento e mantê-los ativos em um próximo.

Compreendendo a importância e passando ao planejamento estratégico voltado ao marketing de seu negócio, é possível que empresas de todos os segmentos e portes alcancem mais expressão no mercado, superando tempos de crise com ideias inovadoras e de simples aplicação dentro de sua realidade.

 

A importância de criar e seguir uma estratégia de marketing nos negócios

 

Mãos à obra e excelentes vendas!