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17 janeiro 2020 | Por Soluções Industriais
A proposta da LGPDP e os impactos no mundo virtual
A LGPDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é a sigla usada para mencionar a lei de proteção de dados, sancionada em 2018 e que, a partir de fevereiro deste ano entrará em vigor. Por isso tantas pessoas estão falando sobre ela.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais estipulou regras rígidas quanto às responsabilidades das empresas com o tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Foi estabelecido um padrão bem alto, trazendo penas severas em casos de descumprimento de alguma regra.
A lei compete “dados pessoais” a toda informação focada em uma pessoa, sendo o tratamento desses dados referente à toda operação realizada se beneficiando dessas informações.
De certa forma, a lei está relacionada à coleta dos dados, classificação, forma de utilização, acesso, reprodução, armazenamento, eliminação, controle dessa informação e etc.
Considerando a importância dessa mudança e os impactos da nova lei, separamos esse conteúdo para falar mais sobre a LGPDP e seu impacto nas empresas. Acompanhe!
Entenda a LGPDP
A lei enumera dez princípios que precisam ser seguidos pelas empresas ao lidarem com o tratamento de dados, sendo o principal deles a finalidade e adequação para que sejam transparentes.
Levando esses princípios em consideração, as empresas públicas ou privadas que possuem a prática de acumular dados antes mesmo de saber o que farão com isso, deverão passar por uma mudança nesse procedimento.
A LGPDP vai de encontro a essa prática de coletar diversos dados e passa a restringi-los apenas ao que for realmente necessário e útil, envolvendo a imediata interação com os consumidores.
Isso irá adequar essa coleta de dados, fazendo com que sua captura e tratamento sejam limitados apenas às finalidades iniciais previamente estabelecidas.
Conheça os impactos causados ao marketing
Quando pensamos no marketing digital, praticamente todas as estratégias giram em torno da administração de bancos de dados, informações de perfis de consumidores e leads (potenciais clientes qualificados)
É fato que a LGPDP irá alterar as formas como as empresas irão tratar seus dados. No entanto, não significa a extinção dos leads qualificados ou qualquer estratégia que se sustente nisso.
Na verdade, essa mudança vai exigir das empresas a elaboração de estratégias mais eficientes e focadas em grupos menores de leads, mas que, por serem mais específicos, possuem um potencial maior ou menor para serem trabalhados, dependendo apenas da estratégia.
Por mais que seja uma mudança brusca, ela irá exigir dos diretores de marketing apenas a transparência imposta no princípio da lei, criando interações mais transparentes e positivas entre empresa e cliente.
Para o inbound marketing, por exemplo, que trabalha com marketing de atração, a captação visa criar e estreitar uma relação com os clientes em potencial.
Criando certos perfis, ao pensar em uma pessoa que procura por uma luminária a prova de explosão, locação de guindaste ou um serviço de instalação de assoalho de madeira, é determinado um padrão de procura por construção civil.
Com a LGPDP, essa análise irá mudar! Sua intenção será reforçar a necessidade de serem criados conteúdos relevantes e originais para estimular o conhecimento dos leads e nutrí-los para que se tornem clientes futuramente.
Se prepare para os primeiros impactos
Como vimos ao longo deste conteúdo, como qualquer mudança, é fato que inicialmente a implementação da lei pode gerar uma certa “confusão”, sendo que o modo de atuação de certos processos precisará mudar para se adaptar.
No entanto, não há necessidade de manter um olhar negativo para essas mudanças, pois de certa forma, seu fundamento apenas deverá estreitar a transparência entre empresas e clientes.
Podemos dizer que é uma forma de proteger a privacidade dos usuários acima de qualquer coisa!
Estabelecer um padrão de manipulação dos dados pessoais não será um problema para as empresas que puderem se adaptar, mantendo as melhores estratégias de marketing e personalizações eficientes para o seu negócio.
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com a Izap.