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13 abril 2018  |  Por Fernanda Reis

Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada empresa, contribuindo para a edificação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento.

Um ambiente de trabalho mais focado e produtivo, que motive os colaboradores e auxilie no crescimento desses junto a empresa pode ser construído através da cultura organizacional. O que pode ocorrer de forma contrária caso a empresa não trabalhe uma cultura organizacional bem elaborada, causando impactos negativos na produtividade e ambiente de trabalho.

É importante que a empresa desenvolva seus direcionamentos, apresentando aos colaboradores como funciona a cultura utilizada, a importância de cada um dentro da organização e o que se espera deles. Isso impacta na qualidade do atendimento, gerando mais satisfação do cliente e melhorando consecutivamente os resultados da organização.

 

O primeiro passo para uma gestão empresarial bem-sucedida é deixar claro aos colaboradores quais são os valores, ideais, visões e missão da empresa. Isso é importante para que as pessoas estejam em sintonia com a cultura e consigam colocá-la em prática no dia-a-dia do trabalho. São eles os representantes da empresa e através deles é que o seu negócio será (re) conhecido. Se a primeira impressão é a que fica, é preciso estar alinhado ao colaborador para que ele passe a melhor imagem possível da empresa para os clientes.

A cultura organizacional precisa ser vivenciada e trabalhada no dia-a-dia da empresa. Não só com os novos colaboradores, mas em todos os setores e níveis hierárquicos. É preciso fazer com que o seu funcionário vista a camisa e defenda os direitos e interesses da empresa, sabendo que o crescimento do negócio contribui diretamente com o crescimento pessoal.

É preciso que os colabores entendam o linguajar da empresa e compreendam a importância da cultura organizacional. Caso essa cultura não seja transmitida de forma clara e objetiva, possíveis ‘problemas’ podem afetar o desenvolvimento e bom andamento do negócio. Por isso, a cultura organizacional precisa ser passada e repassada periodicamente, engajando toda a empresa de forma contínua. A falta dessa tarefa pode acarretar no desconforto e desânimo dos funcionários, podendo afetar diretamente na alta rotatividade de pessoas, influenciando na produção do negócio, relacionamento interno e externo, surtindo efeito negativos nos resultados da empresa.

 

 

Valores bem definidos, transparência e organização são de extrema importância para o bom funcionamento da empresa. Esteja sempre em sintonia com seus colaboradores, ouça suas dores e tente auxiliá-los na solução de possíveis problemas. Trabalhe o espírito de equipe e deixe sempre claro da importância dele na organização. Um funcionário satisfeito e feliz impacta diretamente nos resultados positivos da empresa. E através da cultura organizacional, essas metas podem ser alcançadas de forma natural, trazendo mais objetividade e estímulo para toda a organização.

 

 

 

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