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4 fevereiro 2020 | Por Vinicius Melo
Design minimalista: do conceito à utilização em interfaces
A vertente utiliza a simplicidade para transmitir as mensagens e, com isso, tem proporcionado às empresas diversas vantagens.

Talvez você já tenha ouvido falar de minimalismo, um movimento cultural de fácil identificação que tem, ao longo das últimas décadas, ditado tendências artísticas, sociais, etc.
Em seu início, esta corrente foi influenciada pelo estilo holandês De Stijil e pelo design japonês tradicional. Ambos prezam pela simplicidade e pela utilização de muitas formas geométricas, características constantemente encontradas no design minimalista.
O minimalismo está presente em diversos campos da sociedade, mas o foco deste artigo é falar do design. Como ele é aplicado nas interfaces? Por que utilizá-lo? Continue conosco nessa rápida leitura e descubra essas e outras respostas.
O que é o minimalismo?
Minimalismo é um movimento artístico, científico e social que surgiu no século 20. Esta vertente trabalha com a utilização de poucos elementos, em alguns casos até abstratos, para transmitir uma mensagem ou informação. Dessa forma, as obras possuem poucas cores e um estilo mais “clean”, as músicas possuem poucas notas e os contos são curtos.
Já no campo social filosófico, os minimalistas prezam por viver somente com o necessário. Segundo a escritora Francine Jay, autora do livro “Menos é mais: Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida”, o minimalista valoriza mais as experiências e menos as posses materiais.
Aplicação em interfaces
A utilização do design minimalista nos ambientes digitais segue as definições “menos é mais”, do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, e “fazer mais com menos”, do designer Buckminster Fuller.
Logo, as interfaces minimalistas possuem um aspecto mais simples e “clean”, somente com as informações necessárias. O objetivo é facilitar a busca do usuário dentro da interface, dando destaque para o necessário e não o sobrecarregando de informações.

Site Octopus Creative e seu design minimalista.
Por que utilizar um design minimalista?
Se a experiência do usuário (customer experience) é um dos pontos primordiais para a uma compra e/ou para a fidelização do cliente, a impressão deixada pelo site de uma empresa é fundamental.
De acordo com uma pesquisa do Google, realizada em 2012, sites muito complexos deixam uma péssima primeira impressão, e sabemos que isso pode ser o suficiente para que o cliente desista de uma compra.
Fatores como a dificuldade em achar o que deseja e a quantidade excessiva de informações em uma página podem ser decisivos negativamente na hora da compra. Logo, a utilização da simplicidade e da objetividade, características de um design minimalista, podem significar mais clientes para a empresa.
Caso deseje se aprofundar ainda mais no tema, cabe a leitura do artigo “Design minimalista: quando menos é mais nas interfaces”. Outra dica é conferir nossos artigos do blog, temos conteúdos sobre metodologia ágil, sobre as tendências tecnológicas para 2020 e muito mais!
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