A estratégia de marketing digital utilizada para que um site fique na primeira página do Google (ou em outros sites de busca, como o Bing) é chamada de SEO. Search Engine Optimization ou SEO consiste em utilizar de técnicas para que o conteúdo ganhe destaque, que vão desde melhorar a qualidade do conteúdo em si, até criar parcerias e receber menções do seu blog em outros sites.

Várias estratégias de SEO são utilizadas atualmente na disputa pelos primeiros lugares na ferramenta mais poderosa da internet: o Google. Neste artigo vamos apresentar dicas para o seu texto aparecer na primeira página do Google.

Principais estratégias de SEO:


1. Conteúdo longo

Os blogs que mais recebem visitantes e ficam na primeira página do Google são aqueles que possuem longas páginas tratando do mesmo assunto, dissecando-o até ficar completo. O seu público pode nem ler tudo, mas isso mostra que você realmente entende do assunto abordado, além de permitir que as pessoas encontrem o que precisam ali dentro. Por isso, resolveu falar dos Beatles? Fale tudo sobre os Beatles! Aprofunde e ofereça qualidade com artigos maiores e completos.

dicas de SEO

Faça um estratégia, leia outras fontes e garanta que o seu texto é o mais completo da internet. Porém, apesar de ser uma ótima técnica, só isso não vai fazer você ganhar destaque na primeira página do Google:


2. Seleção de palavra chave

Decidiu o tema, pesquisou e está preparadíssimo para a sua redação? Calma. Antes de começar, faça um levantamento de todas as palavras chaves mais importantes sobre aquele assunto e GARANTA que ela estará presente várias vezes ao longo do seu artigo.

Palavra chave boa é assim: não é tão disputada entre seus concorrentes e ainda assim tem ligação com as pesquisas do seu usuário. Para isso, utilize ferramentas como o SEMRUSH e o Keywordplanner, do Google.


3. Meta Description

Meta Description é aquele pequeno texto que aparece abaixo dos links quando você está pesquisando no Google. Ela é essencial, já que o algoritmo das ferramentas de busca dão total atenção. Assim, crie uma meta description direta que contenha sua palavra chave e seja um resumo do texto.

Essa meta description, para funcionar, deve ter cerca de 160 caracteres, que é o número máximo de palavras que o Google mostra abaixo do título do texto. Mesmo para a primeira página do Goole, não adianta ter mais de 160.

meta description

4. URL Otimizada

URLs precisam ser amigáveis, ou seja, serem de fácil compreensão para os usuários da internet, assim como para o Google e outros mecanismos de busca. URL é o endereço do site, como www.izap.com.br.

Quando você escreve um tema para o blog, é necessário ficar atento a URL, para que seja simples, com poucas palavras e de fácil compreensão. Se você não ficar atento, o seu editor irá copiar o título do artigo direto para a URL, o que não é recomendável. Tenha um título completo e uma URL simples, contendo a principal palavra chave do seu texto.


url desorganizada


A melhor forma de escrever sua URL amigável é utilizando traços entre as palavras e dispensando artigos (“a”, “o”) ou conectivos (“e”, “ou”). Exemplo:

url organizada
5. Links internos e externos

Para bons resultados, principalmente para a primeira página do Google, é muito importante que você inclua links que remetem a páginas do seu site e links que levem a outras páginas. Porém, não exagere, é necessário ter menos links que remetam ao seu site do que a outros.

Segundo Neil Patel, o guru do marketing, o ideal para um texto com uma média de 1.000 palavras , deve ser 2 links para o seu próprio site e 4 para sites externos.


6. Tag h1

A tag h1 consiste no título do texto, porém pode ser usada também ao longo do texto, atraindo o olhar do leitor e ainda auxiliando o algoritmo do Google a ler e entender o seu conteúdo. Por isso, além de focar no seu título, foque também na tag h1 no meio do texto, pois pode ser até mais importante.

A tag h1 vai ajudar os mecanismos de busca a identificar e indexar o seu conteúdo. O que vai fazer os usuários também encontrarem seu artigo mais facilmente. Por isso, crie a tag h1 com os seguintes quesitos:

  • coloque palavras chave longas e superespecializadas do tema,
  • tenha entre 20 e 70 caracteres,
  • apresente uma ideia claro do assunto

h1


7. Analise a velocidade do seu site

Seu site precisa ser rápido, pois se demorar muito a carregar em 4G você pode perder muito tráfego. Por isso, simplifique seu design, tire do seu HTML o que não for essencial.

Depois de fazer isso, teste a velocidade do site. Este é um site para teste em computador e este para teste em mobile.


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