Se você publica conteúdo publicitário em seu site, redes sociais ou campanhas de email, é essencial instruir o seu público sobre o que fazer após receber as informações. Além de incentivar conversões, isso irá garantir audiência e rankeamento de seu site.

Essa estratégia vai muito além de encher a internet com botões como “Clique aqui” e “Veja mais” para estimular ações do usuário ou Lead. Se quiser realmente atrair novos clientes é preciso fazer mais!

Existem vários fatores importantes que precisam ser incluídos em um CTA, se quiser atrair novos clientes e realizar ações que irão fazer sentido na busca de resultados. Um Call-to-Action eficiente deve ser o ponto culminante, o centro das atenções, como parte fundamental em uma publicação. Para isso, é bom explorar recursos.

Exemplo:

  • Pedir o cadastro do endereço de e-mail após a leitura.
  • Oferecer serviço de consultoria após uma vídeo aula ou demonstração.
  • Oferecer a opção de compra.
  • Permitir alguma avaliação gratuita após a página ser visualizada .
  • Apresente alguma ação criativa, de acordo com o tema do seu conteúdo.

Objetividade

Ser claro e direto é fundamental, não só na hora de anunciar mas também na hora de elaborar um apelo para o cliente. Se o foco for fazer com que o usuário clique em um link específico, esse comando precisa estar explícito.

Se um visitante precisar logar com o perfil do facebook para ter acessos, por exemplo, sugira isso a ele sem delongas. Não crie distrações e vá direto ao que importa. Seja prático!

Testes gratuitos

A proposta dessa CTA é converter Leads em oportunidades e precisa ser bem convincente. É bastante utilizada em campanhas que disponibilizam testes gratuitos (trial) de produtos ou serviços visualizando possíveis vendas.

Material para Download

Oferecer materiais relevantes para download, como eBooks, infográficos, planilhas, é um sucesso! A nutrição de uma base de Leads precisa entregar bons conteúdos que ajudem na evolução da jornada de compras. A relevância do conteúdo irá determinar o interesse do usuário.

Enquete

Uma chamada para ação inesperada, com perguntas de uma pesquisa por exemplo, pode atrair a atenção dos seus Leads. Você pode dar ao usuário a oportunidade de concorrer à prêmios, descontos, promoções, para incentivá-lo a clicar e responder uma enquete. Com isso, você terá a oportunidade de coletar dados importantes sobre o usuário e os produtos que ele mais interessa.

Abandono de carrinho (frete grátis)

Esta é uma estratégia voltada para quem trabalha com e-commerce. À partir de um bom serviço de automação de marketing configurado, um e-mail automático pode ser disparado oferecendo um cupom para frete gratuito, ou outro benefício, para o Lead que encerrou a sessão com produtos abandonados no carrinho.

Ações e propostas diferentes

Uma CTA que vale por duas. O usuário poderá escolher entre duas opções de botões coloridos e chamativos: qual serviço, produto, ou proposta ele quer acessar, além de qual interesse combina com sua atual necessidade. Isso também irá contribuir na conversão de personas diferentes em produtos ou serviços.

Pesquisa

Mesmo quando os Leads estão se engajando com certa regularidade, muitos podem perder o interesse ou simplesmente deixarem de abrir conteúdos por falta de relevância. Entender quais são os tipos de conteúdos que eles querem encontrar ajuda muito nas conversões.

Uma das principais formas de obter essas informações é fazer uma chamada para ação usando perguntas. Mas, para que isso dê certo, é necessário que os Leads se interessem no conteúdo da pesquisa. Você precisará ser criativo e apresentar um conteúdo atrativo, de forma que eles pensem que não podem deixar de participar da pesquisa.

O que podemos concluir?

É certo que o Marketing Digital evoluiu muito nos últimos anos, muitas estratégias que davam certo, hoje podem oferecer riscos. Mas, uma coisa é certa, o objetivo final continua o mesmo: você precisa levar os Leads a agir. É preciso oferecer conteúdo relevante para conversão.

Mesmo que tendências se modifiquem, as CTAs continuam essenciais para suas campanhas de marketing. É necessário evoluir e buscar formas novas de fazer chamadas eficientes.

Chega de perder Leads!

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