Conteúdos
12 julho 2016 | Por Marcelo Iglesias
Ferramentas úteis para definir a estratégia de marketing de conteúdo
Conheça ferramentas úteis para definir sua estratégia de marketing de conteúdo.
O armazenamento de informações tem crescido ao longo do desenvolvimento da humanidade. Das pinturas nas rochas, passando pelos papiros egípcios à Bíblia impressa de Gutemberg e aos computadores, o homem armazena mais e mais informações em busca de conhecimento e sabedoria. Com o advento da internet, a quantidade de informação se multiplica em escala geométrica e até 2020 estima-se que a humanidade terá gerado 33 zettabytes, que corresponde 33 trilhões de gigabytes. Mas o que diabos isto tem a ver com marketing de conteúdo? Deve estar se perguntando impaciente o caro leitor.
Simples, tudo isso é uma pequena explanação de que não adianta escrever, gravar, filmar um grande volume de conteúdos num ambiente abarrotado de informações sem uma estratégia bem definida para divulgar seu produto, serviço e ideais de seu negócio. Na web há milhões de endereços, outras milhões de páginas, que ofuscam o conteúdo de sua empresa. E qual a probabilidade de seu negócio surja diante dos olhos dos internautas apenas por ter sido postado em rede? A menos que eles tenham decorado seu endereço ou o nome de seu site, dificilmente chegarão até lá.
Neste exato momento, o caro amigo (que já leu nossas postagens anteriores) já deve ter parado para uma breve reflexão e chegou à seguinte conclusão: “Basta eu fazer uma bela campanha de SEO. Em poucos meses meu site será o primeiro do Google!”. Pode até ser, mas como saber que o público tem procurado e como ele faz suas pesquisas para a campanha de SEO? Quais são as melhores palavras-chaves para o seu negócio? Quem são os jogadores que concorrem com as mesmas palavras que você?
Ferramentas úteis
Complicado, não é? Mas fique tranquilo, existem ferramentas sofisticadas que ajudam bastante a descobrir quais são as melhores palavras-chaves para seu site, produtos, serviços. É bem verdade que muitas são bastante caras, e dependendo do orçamento para ações de marketing digital, a contratação de serviços como Moz, SEM Rush podem chegar a US$ 600 mensais podem esgotar toda a verba do setor sem resultados efetivos.
Por outro lado, um recurso muito interessante é o Google Keyword Tool. Trata-se de uma ferramenta gratuita disponível no Google AdSense, que é o serviço de anúncios do buscador. No entanto, a ferramenta que ajuda construir uma boa palavra-chave para links patrocinados também serve de bússola para identificar quais são os melhores termos para aquele produto ou serviço que sua empresa quer divulgar.
Um exemplo: No nosso conhecido site de ração para cachorro, é necessário aumentar o tráfego para “pasta de dente canina”. Daí a ferramenta pode ser útil para encontrar os melhores termos para atingir o público. Pois o Keyword Tool lhe dará um relatório de pesquisas que um “anúncio” traga resultados para quem anuncia. Mas nesse casso não há anúncio, apenas uma leitura das buscas e aplica-las em seu planejamento de marketing de conteúdo.
Dessa forma, digamos que a melhor busca para a pasta de dente canina seria: “Colgate Dog”, mas o site não oferece esse modelo. Não tem problema, é possível apresentar as semelhanças da pasta de dente e a “Colgate Dog” e apontar as vantagens do produto. Sendo assim, algum tempo depois é preciso checar os resultados. Uma boa ferramenta gratuita é o Google Search Console. Este serviço está vinculado ao Google Analytics, que é a ferramenta de monitoramento de desempenho do Google.
O Search Console oferece diversas métricas que podem ser estudadas para entender como o público está chegando ao seu site, quem faz link para ele e quais são os termos mais relevantes. Claro que tudo isso é apenas uma sugestão do que pode ser realizado com essas ferramentas, mas que podem ajudar a tornar sua campanha de marketing de conteúdo muito mais assertiva.