Identidade visual é um conjunto de elementos formais que representam de forma visual e sistematizada, uma empresa, instituição ou serviço, representando valores e ideais.

Nesse conjunto, fazem parte, a logo, tipografia, cores escolhidas e o modo como se interagem, materiais promocionais, entre outros elementos que estão presentes no ambiente empresarial.

 

Importância da identidade visual para uma empresa

 

Uma identidade equilibrada, marcante e versátil, é indispensável para transmitir confiança ao cliente, além de facilitar a identificação do seu negócio em vários locais.

Para criar uma identidade, é necessário destacar alguns fatores da empresa:

 

- Cultura da empresa;

- Posicionamento no mercado;

- Imagem perante o público;

- Objetivos;

- Foco;

- Valores;

- Missão.

 

A criação de uma identidade visual passa por um processo minucioso e cheio de critérios. Deve ser bem estudada e trabalhada. Seu desenvolvimento requer avaliação completa de aplicações e formatos ideais para sua apresentação. Um documento técnico precisa ser criado para estabelecer as normas e critérios técnicos de reprodução da marca, evitando interferências no meio externo, seja ele gráfico ou eletrônico.

Identidade visual deve ser aplicada em todo o visual e conceitos por trás da metodologia de trabalho. Essa marca é o que representa a empresa perante os atuais e futuros clientes.

A identidade visual é toda a linguagem comportamental que a empresa adota como padrão para o seu relacionamento. Através da leitura visual, o cliente reconhece todo o universo de uma empresa, permitindo conceituar o seu negócio, e identificar se as expectativas serão devidamente atendidas.  

 

 

Posicionamento da marca

 

Através da identidade visual, uma empresa declara diretamente com quem quer conversar. Cores, linguagem e outros elementos precisam estar de acordo com o público a ser atingido.

É importante conhecer o público com quem seu negócio quer se comunicar. Observar os elementos básicos e comportamentos desse consumidor e usar uma comunicação clara e direta. Este é o segredo do reconhecimento direto entre público e empresa.

A comunicação visual é avaliada no primeiro contato com ela. O cliente deve entender o comportamento da empresa nesse primeiro momento. Se a identidade visual conseguir alcançar esse objetivo, o consumidor terá uma boa impressão imediata e possivelmente se tornará um novo cliente.

 

 

A missão da comunicação visual é trabalhar bem a marca e ambientar a empresa no mercado. Por isso, é importante que a identidade visual seja desenvolvida de forma assertiva e que realmente represente a empresa.

 

A iZap disponibiliza profissionais capacitados para entenderem o seu negócio e desenvolver a identidade visual da sua empresa de acordo com seus valores e público-alvo. Fale com um de nossos consultores e conheça nossos serviços.

 

 Algumas identidades desenvolvidas pela iZap: