O UX Design significa User Experience Design, em português, Design de experiência do usuário. Como o próprio nome descreve, é a área do design que busca melhorar as interações entre os consumidores e as empresas. O objetivo principal é encantar os consumidores e possíveis clientes da marca através de experiências inesquecíveis durante o contato com a empresa, como por exemplo, em um anúncio de televisão ou em um atendimento pós-venda.

Por meio de pesquisas, o UX Design busca entender os desejos e as necessidades dos consumidores para orientar a forma com que as interações entre os usuários e a marca devem acontecer.

 

A influência do UX Design nas plataformas digitais

Não é novidade a mudança no comportamento do consumidor. Ele não é mais apenas um receptor involuntário das informações passadas pelas marcas. O consumidor atual é questionador, exigente, e quer todas as informações sobre um produto ou serviço de forma clara. Além disso, não possuem paciência com sites ou e-commerces lentos, desorganizados e nada intuitivos.  Afinal de contas, com apenas um click, ele tem acesso a muitas outras marcas oferecendo o mesmo produto\serviço.

Por isso, gestores não podem cair na ilusão que investir em sites ou e-commerces pré-prontos garantirá a marca uma posição de destaque à frente da concorrência e na mente do consumidor. É necessário atenção no processo de escolha de como e quem desenvolverá as plataformas digitais, já que diversos fatores influenciam diretamente na experiência do visitante e, consequentemente, nos resultados que a empresa busca alcançar.

É na etapa de desenvolvimento dos e-commerces e sites que o conceito do UX Design é aplicado, sempre com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de navegação para o visitante, usando como base informações sobre a marca, o perfil, os anseios e necessidades do público-alvo.

Além de influenciar na experiência de navegação do visitante, o UX Design aumenta o tempo de permanência e a quantidade de páginas visualizadas nos sites e e-commerces, melhorando o SEO e impulsionando a taxa de conversão de vendas.

 

Agora que você já aprendeu o conceito do UX Design e a importância para a experiência de navegação dos visitantes, listamos alguns exemplos de como aplicá-lo nas mídias digitais da sua empresa:

 

  •  Checkout Facilitado

Checkout é todo o processo que leva o consumidor até a finalização de uma compra nas lojas virtuais. De acordo o UX Design, todo esse processo deve ser fácil e preciso, o processo de preenchimento das informações deve acontecer de forma intuitiva, solicitando o mínimo de dados sobre os usuários.

 

  •  Imagens de qualidade e recurso de zoom

A decisão de compra dos consumidores nas lojas virtuais é diretamente influenciada pela qualidade das fotos disponibilizadas do produto. É através das fotos que o consumidor consegue observar detalhes, como acabamentos, texturas e cores. Por isso, invista em fotos de qualidade, que mostre o produto em diversos ângulos e, também, disponibilize a opção de zoom para mostrar os detalhes. 

 

  •  Design responsivo

Com o aumento do número de acessos às plataformas digitais por meio de smartphones e tablets, ter um site ou um e-commerce adaptável para qualquer tamanho de tela, deixou de ser diferencial e sim obrigatório para as empresas que buscam proporcionar as melhores experiências para os usuários durante o acesso.

Descubra mais sobre o design responsivo neste artigo: Acesso mobile e sua influencia nos sites 

 

  •  Login Social

Através do login social, o consumidor pode acessar as lojas virtuais usando os logins já cadastrados nas redes sociais, como Facebook, Google e Twitter, diminuindo o preenchimento de dados e agilizando o processo de finalização da compra.

 

Não perca a oportunidade de aumentar suas vendas! Proporcione a melhor experiência para os seus potenciais clientes, aplicando o conceito do UX Design nas plataformas digitais da sua empresa.

Os sites e lojas virtuais criados pela iZap, são otimizados para trazerem a melhor experiência para seus usuários, o que facilitará as vendas da sua empresa.

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