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11 julho 2016  |  Por Marcelo Iglesias

Já sabemos a importância do marketing de conteúdo numa estratégia de marketing digital e que a produção de conteúdos sem um trabalho de atração de público não gera resultados. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre links externos. Confira!

Por Marcelo Iglesias – Jornalista do Hoje em Dia, pós-graduado em marketing digital

 

O Amigo que tem acompanhado nossas postagens sobre marketing de conteúdo certamente já compreendeu qual é sua importância numa estratégia de marketing digital. Também já descobriu que uma vasta produção de conteúdos sem um trabalho de atração de público não gera resultados. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre links externos. Entre os inúmeros parâmetros de ranqueamento do Google, este é um dos mais importantes e vamos explicar o porquê!

Para isso, é necessário voltar um pouco no tempo e deixar um pouco de lado, por alguns instantes, o marketing de conteúdo. Voltemos mais precisamente à década de 1990, quando os estudantes Sergey Brin e Larry Page trabalham num software de catalogação de livros para a biblioteca da Universidade de Stanford. O projeto tinha a finalidade de facilitar a localização das obras no extenso acervo da academia. Daí, era necessário criar um banco de dados sobre as publicações, autores, ficha catalográfica, bibliografia e tudo mais que cerca um livro. 

No entanto, durante a elaboração do projeto, os estudantes perceberam que alguns autores e obras eram citados com mais abundância. Num raciocínio lógico, Brin e Page perceberam que quanto mais um autor ou obra eram citados, maior era sua importância naquele campo de estudo. Era o princípio da lógica do Google Page Rank, que é a métrica de relevância de uma página dentro do banco de dados do buscador. E nesse comportamento, quanto mais qualificada for a página que contenha uma citação, maior será a pontuação da página citada. 

Sendo assim, as páginas apontadas como referências em outras, por meio de links externos (hyperlink), tendem a ser melhor avaliadas pelo algoritmo do Google. Consequentemente, isso significa melhor posicionamento numa busca. Vamos exemplificar: Lembra daquele nosso site fictício de ração para cachorro do post “Marketing de conteúdo não existe sozinho”?

Digamos que a equipe de marketing tenha elaborado uma excelente estratégia de marketing de conteúdo, que ocasionou em um bom volume de materiais ricos em informações sobre nutrição, qualidade de vida do cão, dicas de saúde do animal, e uma série de outras informações que realmente respondem as dúvidas do público e possíveis clientes deste negócio. Com o trabalho de divulgação do material há uma tendência de interação do público em compartilhar ou citar a página em suas redes sociais e blogs. Essas interações geram links. E links geram relevância. 

Agora imagine que não apenas os possíveis clientes ou pessoas que se sentiram satisfeitas com o conteúdo citarem sua página, mas também um renomado especialista em nutrição de cães ou até mesmo um fabricante de ração comentem sobre o conteúdo do site de ração para cachorro em seus blogs, ou demais canais, e com links para as páginas do site? Estes sites têm mais “autoridade” no tema que os consumidores comuns e consequentemente suas recomendações para as páginas do site de ração para cachorro têm um grande peso para o Google. Isso fará que pesquisas relacionadas às palavras-chave contidas em sua estratégia de marketing de conteúdo posicionem melhor nas buscas orgânicas. 

Ou seja, se sua tia escrever em seu perfil no Facebook que você é fera em Windows, o resultado será praticamente nulo. Mas, se Bill Gates postar no Facebook que você é fera em Windows, as coisas mudam. Deu para entender? 

Mas conseguir tais links qualificados não é simples. Além de um excelente conteúdo e uma estratégia gerar tráfego há outras estratégias como o Link Building, que consiste em criar uma rede links em endereços, com nível elevado de autoridade, para suas páginas. Esse tipo de estratégia pode acelerar as recomendações e elevar a referência do site junto ao Google.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário ter o suporte de uma agência de marketing digital, que conta com parceiros e uma grande estrutura capaz de criar essa malha de links qualificados e fazer com o site desponte na web. Se o amigo ainda não tem uma agência é melhor ficar esperto, pois quem não caça seu cliente com site de ração para cachorro, já está caçando com site de ração para gatos, passarinho, tartaruga…

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