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12 julho 2016  |  Por Marcelo Iglesias

O que é persona? Porque ela é tão importante? Entenda como segmentar sua produção de conteúdos para um perfil específico de cliente, denominado persona.

Quem tem acompanhado nossas postagens sobre marketing de conteúdo já está bem informado do que se trata o termo e quais são as rotinas básicas para criar uma estratégia de marketing digital eficaz, tendo o conteúdo como um dos principais alicerces do processo. Nas últimas semanas discorremos sobre quais são as melhores técnicas e ferramentas aplicadas em conjunto. Agora vamos iniciar uma discussão sobre como segmentar sua produção para um perfil específico de cliente, que o “dicionário universal do marketês” denomina como persona.

 

O que é persona?

personas

A persona nada mais é do que a visualização de um indivíduo que se pressupõe com grande possibilidade de se tornar lead e converter em cliente. Claro que a construção da persona não é hipotética como a ideia de público-alvo para um determinado produto ou serviço. Para definir um modelo de cliente ideal é preciso mensurar uma série de dados demográficos, sexo, idade, hábitos, consumo, áreas de interesse, informações pessoais, dúvidas, preferências e por aí vai. Depois de filtrar essas informações se chega um modelo que agrega elementos suficientes para interagir com seu negócio. 

 

Mas como se obtém os dados para a criação da persona? 

criando persona

Para que se possa construir uma persona realmente eficaz é preciso levantar todos aqueles dados citados acima, e muitos outros, que vão de acordo com a área de atuação da empresa e quais são os serviços e produtos que ela oferece. E a maneira mais eficiente de obter essas informações é por meio de formulários e canais de relacionamento com o público, como chats e e-mail marketing (que falaremos posteriormente). Com essas ferramentas é possível descobrir de onde vem seu fluxo de clientes, quais são suas dúvidas, problemas e expectativas sobre o trabalho, dentre outros dados que ajudam a chegar a um modelo ideal de consumidor.

Vamos voltar ao nosso fictício site de ração para cachorro. Como se constrói uma persona para este negócio? A partir de um plano inicial de marketing de conteúdo, campanhas de SEO e Social Media com a função atrair público e estratégias de Inbound Marketing e canais de relacionamento, a equipe de marketing consegue coletar um grande número de dados sobre visitantes, leads e clientes convertidos. 

Há no mercado, empresas que oferecem ferramentas para construção de personas que podem ser bastante úteis. Com essas informações é possível construir uma persona, em qual se imagina um indivíduo real e não apenas um compilado de dados. Suponhamos que a mensuração de todas essas informações chegue ao seguinte perfil: Arnaldo é um dentista casado há quatro anos e tem um filho de um ano. Ele gosta de cães pequenos para viver em apartamento. Arnaldo se preocupa com o trato do bichinho e sempre pesquisa sobre os melhores produtos e procedimentos para a melhor qualidade de vida do mascote. 

A partir daí, grande parte da estratégia de marketing conteúdo será orientada para aquele tipo de consumidor. Pois, a partir dessa definição, a equipe de marketing sabe para quem deverá direcionar seu diálogo e oferecer conteúdos que sejam mais eficazes não apenas para a empresa, mas que sejam capazes de responder e, se possível, solucionar o problema do cliente. O conteúdo passa a ter um tratamento direto como uma conversa, o redator consegue se colocar no lugar daquela persona e desenvolver o conteúdo focado nas respostas que ele espera obter. 

Nesse caso, nossa conversa é com Arnaldo e o sucesso dele é o sucesso do site de ração para cachorro. Mas a persona pode ser João, Antônio, Maria, Renato, Moisés… Cabe sua equipe de marketing identificar a persona para o seu negócio. Você já sabe que é a sua persona?

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