Para negócios digitais baseados na comunicação pela internet, que tem como foco principal conquistar maior audiência e alavancar vendas usando um investimento menor, essa categoria é bastante interessante, pois funciona através de estratégias mensuráveis de comunicação e indicadores adequados para verificar o desempenho de cada uma, medindo de forma precisa o quanto foi investido em cada ação e o retorno em vendas.

 

Como o Marketing de Performance funciona?

Essa modalidade visa alcançar a melhor taxa de retorno sobre investimento (ROI). Cada campanha precisa ser pensada analisando as melhores maneiras de atingir seu público-alvo, através de práticas objetivas e mensuráveis, tais como email marketingFacebook Ads e Google Adwords.

A partir do planejamento das estratégias do marketing de performance, são escolhidas as métricas para mensurar o desempenho de cada ação. Essas estratégias devem ser traçadas a partir de um objetivo claro do que se quer alcançar.

 

Importância do Marketing de Performance para empresas

O marketing de performance utiliza das facilidades da mídia digital para mensurar os resultados provenientes das campanhas desenvolvidas. Ao acompanhar o trajeto do cliente, especialmente no mercado e-commerce, você consegue verificar quantas vezes um anúncio foi acionado e exibido para o seu público, número de cliques, compras iniciadas e concluídas ou compras abandonadas. Gerir esses dados permite conhecer onde há amarras do processo de marketing e quais novas ações precisam ser feitas ou melhoradas.

Essa é a principal importância do marketing de performance, a capacidade de medir dados que mostram se a mídia escolhida e as estratégias desenvolvidas são eficientes, se o canal de transmissão é viável para alcançar o seu cliente ou se o site atende os requisitos básicos para o cliente efetuar uma compra.

Essas informações são importantes para direcionar novas estratégias e investir no que realmente trará retorno ao seu negócio, trazendo números mais específicos e ações de marketing de performance que gerem resultados positivos.

 

Planejando minha campanha de marketing

Analisar o comportamento do consumidor, hábitos na internet e possibilidade de atuação da empresa nos meios digitais, são os primeiros passos para desenvolver uma estratégia de marketing de performance.

Após esses estudos, é necessário criar um plano estratégico visando atingir um objetivo específico. O objetivo precisa ser claro, coerente e adaptável aos investimentos que serão feitos. Testes A/B também são importantes para se ter um resultado mais preciso e satisfatório no marketing de conteúdo.

Adotar indicadores de desempenhos corretos para sua estratégia é um fator importante. Existem algumas ferramentas específicas que permitem um monitoramento mais adequado, apresentando panoramas de performance das suas campanhas.

 

Agora é hora de colocar a mão na massa para que se conquiste bons resultados!