De acordo com o levantamento feito pelo eMarketer, até o final de 2017, um terço da população mundial fará login pelo menos uma vez por mês em alguma das redes sociais existentes. A previsão é que, para 2021, 3,02 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizem as redes sociais.

Atualmente, Facebook, Linkedin e Instagram são as redes sociais mais populares no Brasil. Os brasileiros são os mais ativos no Facebook na América Latina e o terceiro país no mundo presente nessa rede social.

 

 

Mas minha empresa deve estar presente em todas as redes sociais? Para responder essa pergunta, é essencial conhecer as características de cada rede social para entender qual ou quais melhor se encaixam ao seu negócio. Aqui vamos apresentar as três plataformas mas utilizadas no Brasil, mas outras redes sociais também podem ser utilizadas por sua empresa, de acordo com o público e objetivos a serem atingidos.

 

Facebook

O Facebook tem hoje, cerca de 1,49 bilhão de usuários em todo o mundo. É a rede social que tem maior capacidade de engajamento e gera credibilidade para praticamente todos os tipos de negócios. É comum ver pessoas procurando informações sobre empresas e serviços em fanpages antes de decidir pela compra ou contratação de um serviço.

O cuidado que se deve tomar ao investir nessa rede social é que, com o grande volume de empresas presentes no Facebook, é necessário uma segmentação mais específica e criteriosa. Algumas campanhas, se não feitas de forma correta, podem não alcançar o público certo.

Estudos são muito bem vindos para que se entenda melhor como funciona a segmentação no Facebook e como ela pode ser uma aliada do seu negócio para atingir seu público-alvo.

 

 

Linkedin

Segundo o próprio Linkedin, a rede social está presente em mais de 200 países. Hoje, a plataforma não é mais utilizada apenas para empresas que buscam profissionais ou pessoas em busca de emprego, o Linkedin é utilizado para troca de conhecimento, seja por parte do profissional ou de uma empresa.

Levando em consideração que o público presente no Linkedin é mais qualificado, o CPC (custo por clique) pode ser considerado, por muitos, mais caro, se comparado ao investimento feito no Facebook e Instagram. Porém, com estratégias inteligentes de segmentação e captação de leads, o investimento pode trazer mais retorno que as outras redes sociais.

Uma outra informação importante e relevante, divulgada pelo Linkedin, é que, em 2016 os usuários no Brasil cresceram cerca de 25%, chegando a marca de mais de 25 milhões de perfis.

 

 

Instagram

O Instagram é uma rede social que conta com um público mais jovem. Os perfis presentes nessa rede tem idade média entre 18 e 25 anos, sendo uma plataforma que pode gerar melhores resultados para empresas do segmento alimentício, vestuário e e-commerce em geral.

É uma rede social que possui um bom retorno de engajamento e possível aumento de vendas por possuir diversos recursos (curtidas, comentários, marcação de pessoas em fotos, stories). É uma rede social bastante usada por famosos.

Com a criação do Instagram For Business, em 2016, foi possível otimizar as empresas, que agora conseguem investir em mídia paga para construir uma melhor interação e engajamento com o público e ter um melhor retorno sobre o investimento na rede social.

 

 

Benefícios das redes sociais

Cada rede social apresenta características individuais, e cada empresa precisa avaliar qual a(s) rede(s) melhor se adepta ao seu negócio. Mas alguns benefícios estão presentes em todas essas plataformas e se encaixam nos mais diversos tipos de negócios se usadas de forma inteligente e estratégica:

 

- Melhoria no posicionamento nas ferramentas de busca;

- Mais facilidade no alcance de potenciais clientes;

- Engajamento com os usuários;

- Possibilidade de networking;

- Conhecimento da opinião do cliente;

- Acompanhamento de feedback dos usuários;

- Busca por inovação e destaque perante a concorrência;

- Aumento de tráfego no site;

- Otimização da imagem da empresa e maior credibilidade;

- Expansão do negócio com mais facilidade.

 

É de extrema importância conhecer o seu negócio e entender onde está o seu cliente. Fazendo um levantamento eficaz, é possível criar estratégias de marketing digital e investir na rede social que melhor se adequada a sua empresa.

 

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