O Google e a Netflix apresentam modelos de negócio que superaram expectativas e resultaram em um sucesso avassalador. Modelo de Negócio é a lógica que uma empresa ou organização cria, distribui e captura valor. Com o modelo de negócio é definido a forma que a empresa funcionará a fim de ganhar dinheiro. Assim, o modelo se preocupa com processos como:

+ O que a empresa irá entregar aos clientes

+ Como é feita essa entrega

+ Como isso vai gerar lucro

O modelo de negócio mostrará a estratégia da empresa e o segmento de cliente que deve focar. Neste artigo focaremos nos modelos adotados pela Google e Netflix.

 

Modelo de Negócio – Google

modelo de negócio google

O Google é uma das empresas de tecnologia mais importantes do mundo e seu modelo de negócio é chamado de Plataforma Multilateral, pois atende dois segmentos distintos de clientes interdependentes, porém que coexistem e em que a presença de um gera valor para o outro.

Sua principal oferta de produto é uma ferramenta de busca de alta qualidade e gratuita para o mundo inteiro. Apesar de não gerar receita, sua segunda maior oferta - de Links Patrocinados para pessoas e empresas que querem exposição na web – gera uma receita gigante para a empresa.

Apesar de somente sua segunda oferta gerar vendas, ela só existe e é viável devido ao fato de que um grande número de usuários usam a ferramenta gratuita do Google. O Google ganha dinheiro principalmente através dos Links Patrocinados/Google AdWords, em que vende palavras chaves em uma espécie de leilão online. Esse serviço atrai anunciantes porque permite que eles direcionem suas campanhas online a buscas específicas de grupos específicos, voltando-se completamente à persona do negócio.

Proposta de Valor

A Proposta de Valor (proposta voltada a resolver um problema ou satisfazer uma necessidade diferente de cada Segmento de Clientes) do Google para os anunciantes só funciona corretamente devido ao grande número de clientes e pessoas no mundo inteiro que ele atrai. O Google também atrai um outro grupo de clientes com outras ferramentas tecnológicas, como o Gmail, Google Maps, Picasa e o sistema Android para celulares. Assim, os clientes possuem uma rede cada vez maior de serviços interligados do Google, o que ajuda a crescer o alcance da empresa.

serviços google

Além disso, o Google também projetou o serviço de AdSense, para permitir aumentar os lucros de lojistas ao exibir uma porção de anúncios do Google no seu próprio site. A proposta de valor para o grupo de cleintes do AdSense é possibilitar que eles ganhem dinheiro com seu conteúdo no seu próprio site.

Estrutura Google

Portanto, o recurso principal do Google é a plataforma de busca, capaz de executar 3 serviços que geram grande receita para a empresa (busca na web, anúncios e rendimentos por terceiros). Dessa forma, o Google se organiza seguindo a seguinte estrutura:

+ Construir e manter a infraestrutura de busca;

+ Gerenciar os três serviços principais;

+ Promover a plataforma para novos usuários, proprietários de conteúdo e anunciantes.

 

Modelo de Negócio – Netflix

modelo netflix

A Netflix foi criada em 1998 e revolucionou a indústria de locadoras de vídeo com o seu modelo de negócio “All You Can Eat”. O primeiro modelo de negócio da Netflix foi criar um de aluguel de DVDs por correio por assinatura. O cliente pagava mensalmente e poderia ficar durante quanto tempo quisesse com um DVD e pegar outro ao devolver o primeiro.  Essa estratégia foi baseada na Amazon e eBay da época.

Durante a época que perdurou esse primeiro modelo da Netflix, as vantagens em relação às lojas de aluguéis de DVD (como a Blockbuster) é a ausência de multas por atraso e a necessidade de se deslocar até a loja para devolver o filme. Era tudo feito pelo site, sendo que os correios traziam e buscavam os DVDs.

Atentos às mudanças de tecnologia e surgimento das SmartTVs, a Netflix migrou o serviço para um novo modelo, impedindo que a empresa quebrasse. No novo formato os clientes passaram a assistir quantos filmes quisessem no momento em que desejassem pelo mesmo custo mensal que era cobrado anteriormente.

Como a Netflix ganha dinheiro

Este novo modelo trouxe benefícios vantajosos tanto para a empresa quanto para o cliente. A netflix reduziu custos de correio, compra e reposição de DVD, aumentou sua escala e aumentou sua atuação de forma global.

A Netflix atualmente ganha dinheiro pelos seus planos, que vão desde o mais simples (de R$20,00) até o premium (de R$30,00), que possibilita aos usuários assistirem filmes com ultra-alta definição (ultra HD) e o HD convencional.

O lucro da Netflix se deve aos baixos custos operacionais, o que ajuda a vender em maior escala e atender um grande número de pessoas de várias classes sociais.

Além disso, a Netflix criou um motor de busca online que facilita que o cliente encontre seus filmes, acumulando dados sobre suas escolhas e introduzindo a ideia de fila de filme. Com isso, a empresa também passou a produzir seus próprios seriados, investindo em conteúdo exclusive, principalmente no formato de séries. Essa ação foi fruto também de uma mobilização de empresas concorrentes a formatos parecidos ao da Netflix, retirando os próprios filmes do catálogo da Netflix e inserindo apenas no próprio sistema.

serviço netflix

Assim, a inovação do modelo de negócio da Netflix auxiliou que a empresa mudasse seu método de fazer negócios, quebrando seus concorrentes (Blockbuster) e abrindo espaço para modelos de inovação de serviço, produto e conteúdo. A Netflix criou séries como House of Cards, Orange is the New Black, Demolidor, dentre outros. House of Cards, venceu diversos prêmios como Globo de Ouro e Emmy.

Conclusão

Essas empresas mostram formas de empreendedorismo novas e de sucesso, logo deve ser ressaltada sempre como exemplo a ser seguido. Para se ter uma idéia, a Netflix registrou um lucro de US$ 67 milhões no quarto trimestre de 2016, o que representa uma alta de 55,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Google, nos três últimos meses do ano passado teve um aumento na receita de 22%. para US$ 26,1 bilhões, enquanto o lucro líquido subiu 8%, para US$ 5,3 bilhões.

 

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