Conteúdos

21 agosto 2018  |  Por Victor Barboza

Se tratando de publicação de conteúdo, já se perguntou qual é o tamanho ideal de um texto para blog?

Já falamos aqui sobre os grandes efeitos do marketing de conteúdo como estratégia para otimizar o seu negócio na internet. Se tratando de conteúdo, já se perguntou qual é o tamanho ideal de um texto para blog?

Em um blog, publicando conteúdo relevante, você consegue consolidar a identidade do seu negócio se destacando nas páginas de buscas do Google. O marketing de conteúdo é utilizado para que sua publicação seja encontrada com mais facilidade pelos usuários, além de ser até 62% mais barato e até 3x mais efetivo do que os meios de marketing tradicionais.

Um dos mitos sobre marketing de conteúdo diz que, para rankear, um conteúdo deve ter no mínimo 1500 palavras. O argumento é embasado. Afinal, se analisarmos os conteúdos da primeira página de buscas do Google, eles chegam a quase 2 mil palavras.

Logo, esse é o tamanho padrão. Correto? Na verdade não!

Quantas palavras um post deve ter?

De acordo com o Especialista de SEO da Rock Content, André Mousinho, não existe nenhuma regra padrão em relação a quantidade de palavras nos conteúdos. Estima-se  que, para ranqueamento no Google, um post em um blog deve ter no mínimo 500 palavras, mas pode chegar a mais de 2000. Cada tamanho tem um propósito diferente. Entenda:

Post com 500 palavras

  • Maior volume de postagem;
  • Palavras-chave bem específicas;
  • Dúvidas diretas (como esse post, por exemplo);
  • Conteúdos básicos;
  • Volume de busca e concorrência menores.

Post de 1.000 palavras

  • Conteúdos um pouco mais abrangentes e detalhados;
  • Palavras-chave que ficariam muito superficiais com 500 palavras.

Post com 2.000 ou mais

  • Conteúdos completos e detalhados;
  • Guias completos, listas grandes etc.;
  • Palavras-chave muito concorridas e com alto volume de buscas.

Quando um texto precisa ser mais extenso

Uma extensão é o complemento de uma publicação já existente. Em alguns momentos, você precisará acrescentar conteúdos que expandem as informações transmitidas no texto inicial ou que complementam o que você escreveu, com novidades que não eram acessíveis até o momento da publicação.

O momento correto para estender o conteúdo é quando você consegue, por meio do Analytics, determinar a necessidade  de expandir o conhecimento compartilhado à respeito de um tópico. Isso pode advir de um aumento nos acessos de uma postagem específica ou das buscas relacionadas à ela. Mas também pode acontecer de nos casos em que ela se tornaram obsoletas e, para continuar existindo em sua página, precisam de um bom upgrade.

Antes de publicar qualquer conteúdo, lembre-se que o objetivo do seu post é trazer soluções para os seus clientes. Caso contrário, perderá relevância aos olhos do público. Sejam 100 palavras ou mais de 10.000, o importante é atender a busca dos usuários.

Pesquisas diferentes exigem respostas diferentes, com tamanhos diferentes. Encontramos com facilidade na internet, páginas de resultados em que o primeiro colocado tem 500 palavras, enquanto outras apresentam um conteúdo com cerca de 10.000. Por isso, é fundamental entender as intenções dos usuários, facilitando a resolução do problema de quem tiver acesso ao seu conteúdo.

Se você percebe a necessidade do seu blog gerar mais leads, ou deseja otimizar o seu site mas ainda não conseguiu colocar em prática, nós podemos te ajudar.

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