Black Friday foi criada nos Estados Unidos há 80 anos com objetivo de queimar os estoques das lojas para renovar os produtos no ano seguinte. Com o avanço da tecnologia e a migração de vendas para a internet, a Black Friday também entrou nas lojas virtuais do mundo todo, inclusive no Brasil, onde começou nos e-commerce e hoje está invadindo também as lojas físicas. Com a crise o consumidor não deixou de comprar, ele passou a pesquisar melhor os preços, buscando adquirir os melhores produtos com os menores preços. Assim, a Black Friday é um excelente momento para os consumidores pesquisarem as melhores ofertas. E a sua marca? Está preparada para a Black Friday?

 

Consumidores mais atentos

A primeira Black Friday brasileira ocorreu no ano de 2010 e, desde então, a data é muito esperada pelos varejistas. Isso porque as vendas aumentam muito nesse período, sendo destaque no mercado virtual.

Segundo dados do Google, o volume de pesquisas pelo termo “Black Friday” realizadas no mês de setembro de 2016 já supera o de buscas feitas na mesma época no ano passado, enquanto o relatório da Webshoppers mostra uma expectativa em que as vendas aumentarão 56% em relação ao ano passado. Tudo isso leva a crer que os consumidores estão ansiosos pelo momento e em procurar as melhores promoções. Ou seja, vale a pena planejar sua estratégia considerando a mudança de comportamento do consumidor diante da crise, pois já está atento à chamada Black Fraude, inclusive com a existência de ferramentas online que permitem acompanhar as oscilações de preço para averiguar se o desconto na Black Friday é real.

 

Chame atenção dos clientes

Na sua loja virtual altere os banners, pois é uma das primeiras coisas que o internauta vê, mostrando que você fará promoções na Black Friday. Assim, você irá instigar seus consumidores a acessarem a loja.

Também foque nas redes sociais, divulgando promoções e chamando atenção para a Black consumidorFriday. Escolha os canais de comunicação mais adequados ao seu tipo de negócio e não deixe de promover suas ações durante a Black Friday.

Além disso, utilize o e-mail marketing ao seu favor, possua uma lista segmentada de clientes e pessoas que assinaram para receber suas newsletter. A comunicação pode ser bem objetiva e você sabe que o tempo que investir bolando um bom e-mail surtirá efeito, pois estará falando com pessoas que são totalmente interessadas em seu negócio.

 

Faça promoções atraentes

Planeje suas promocões com antecedência e realize testes para evitar problemas no dia. Decida o tipo de desconto: em todos os produtos, frete grátis, artigos específicos, dentre outros. Verifique também o estoque de sua loja (a loja virtual iZap oferece estoque ilimitado, confira!), não disponibilize produtos que podem faltar (ou deixe claro o limite de estoque, o consumir pode até comprar mais rápido por isso) e saiba quais produtos são mais procurados, ainda mais neste dia. Conhecendo o comportamento do consumidor, a rotatividade dos produtos, e o índice de compras, você consegue saber quais são aqueles itens que sairão mais.

 

Suporte aos acessos

Prepare-se para o aumento significativo de acesso à sua loja virtual, por isso, é necessário que seu site suporte os pedidos, para que ele não trave ou deixe seus clientes irritados. Com o suporte certo você mostrará credibilidade ao disponibilizar os produtos que estão em seu estoque.

Organize também a separação dos itens em estoque, confirmação dos pedidos, liberação da nota fiscal, cálculo do frete e entrega do produto nas mãos do destinatário. Toda essa logística é essencial para uma propaganda positiva para a sua loja online.

black friday

Seguindo essas dicas é só se preparar e aguardar a Black Friday! Caso ainda não tenha uma loja virtual e não quer perder tempo crie seu site na iZap agora mesmo! Oferecemos uma plataforma simples de acessar, espaço ilimitado para estoque, criamos o layout da loja e ainda te ajudamos com qualquer problema!