Conteúdos

7 novembro 2017  |  Por Fernanda Reis

Os vídeos tem se tornado um importante aliado para muitos negócios. Esse formato é cada vez mais utilizado na internet e atrai bom público, às vezes não alcançado em outros formatos.

A pesquisa InsightSamba, realizada pelo SambaTech e parceiros, mostra o crescimento desse formato. Dos entrevistados, 48,7% já realizam produção de vídeos, enquanto 86,3% ainda não usam desse meio, mas se dizem interessados em começar a produzir.

 

Vai começar a trabalhar com vídeos? Saiba o que é necessário saber sobre a produção e divulgação

 

Se você faz parte desses 86,3%, aqui vão algumas dicas que podem ajudar nessa produção.

 

Produção simples e objetiva

Um bom vídeo não precisa de grandes produções para gerar conversões e bom público. Um bom microfone, câmera (seja smartphones ou câmeras semiprofissionais), boa iluminação e um tripé já são suficientes para desenvolver um vídeo eficaz e que traga bons resultados. O importante é ter conteúdo relevante, que desperte o interesse do público a ser atingido, apresentando informações pertinentes ao ouvinte de forma clara e objetiva.

 

Boa luz faz toda a diferença

Um bom vídeo pode ser produzido mesmo sem o auxílio de um equipamento profissional de iluminação. Avaliar o local da gravação, se há entrada de luz ambiente, podem ser boas dicas durante a produção de vídeo.

Se durante a gravação for optado o uso de luz natural, faça alguns testes para encontrar a melhor posição da câmera. Ajustes e adequações devem ser feitos para melhor proveito da iluminação, auxiliando no bom desempenho da produção. 

Se a luz ambiente não atender as expectativas, você pode utilizar iluminação artificial. Uma solução barata e que pode apresentar um bom resultado, é o uso de refletores simples. Esses também necessitam de testes para melhor posicionar a câmera.

 

A edição merece cuidado e atenção

Após a produção do vídeo, algumas edições podem ser necessárias. Para isso, você pode usar programas simples, que podem ajudar nessa etapa do desenvolvimento. Nesse post você encontra alguns programas que podem ser utilizados durante a edição do vídeo.

O próprio Youtube oferece recurso de captura direto da webcam, o que pode ser uma alternativa para quem vai usar desse canal para divulgação de vídeos.

 

O título é a chamada para o vídeo

Não adianta produzir um super vídeo se o título não conseguir atrair o público até o play.

A parte técnica precisa de atenção especial para que tudo saia bem feito. Mas investir em um título atrativo também é muito importante. O título é a porta de entrada para que o público tenha interesse em acessar um vídeo. Pense no que pode chamar a atenção do telespectador, o que despertaria o interesse para que ele possa assistir o seu vídeo.

 

Tempo é dinheiro

Por mais que você tenha total conhecimento do assunto abordado no vídeo, trabalhe vídeos curtos, que tenham continuidade em futuras postagens e despertem o interesse do público em continuar a consumir os seus conteúdos em vídeo. Vídeos mais longos podem ser cansativos e fazer com que o telespectador se disperse e perca o foco no que está vendo, diminuindo as chances de voltar a assistir um vídeo seu ou compartilhar o conteúdo.

 

Onde publicar meu vídeo?

Depois de toda a produção e edição, é necessário escolher onde o vídeo será hospedado. Você pode optar pelo site da empresa ou sites de divulgação de vídeo. Atualmente os mais conhecidos são o Youtube e Vimeo.

A escolha vai depender do objetivo do seu negócio e o que precisa ser alcançado com a divulgação do vídeo. Se sua empresa precisa aumentar o tráfego no site ou melhorar a audiência, a melhor escolha é hospedar o vídeo no site da empresa. Caso o objetivo seja alcançar um número significativo de telespectadores, os canais de vídeos podem ser uma boa opção.

 

Dê o primeiro passo

O início da produção de vídeo pode parecer um pouco complicada, mas o mais importante é iniciar essa produção. A evolução e crescimento vão acontecendo com o aprendizado e melhor conhecimento de técnicas e retorno do público.

Como qualquer novo canal de divulgação da sua empresa, serão preciso testes para aprimorar e conhecer cada vez mais o seu consumidor. Isso vai ajudar na melhoria da qualidade e consequentemente virão melhores e mais satisfatórios resultados.

 

Mãos à obra!

 

Gostou do nosso post? Leia também criar vídeos de marketing com celular.

Postagens
Relacionadas