SITE PARA SINDICATO

O que um site de sindicato deve ter?

O planejamento de um site para sindicatos é diferenciado do realizado para outros sites.

iZap Tecnologia e Servicos

Para se ter uma boa comunicação atualmente é impossível discutir a necessidade de uma entidade sindical possuir um site. O site para sindicato é um meio fundamental para manter uma boa relação com os públicos sindicais, porém, é preciso ressaltar, que esse site não pode ser simplesmente uma página na internet, ele precisa ser funcional, agradável visualmente e atender ao público.

O site para sindicato é primordial que você apresente informações sobre a sua entidade sindical em sua página. A comunicação com o seu público deve ser incentivada e mantida tanto pelo site quanto por suas redes sociais, pois são espaços que permitem a relação com o público de forma direta. Além disso, você deve utilizar esse meio para prestar o auxílio que uma entidade sindical deve oferecer à categoria.

Dessa forma, o planejamento de um site para sindicatos é diferenciado do realizado em relação a outros sites. A natureza de um sindicato faz com que seja necessário dar destaque para algumas informações específicas desse segmento. Assim, apresentaremos neste artigo alguns itens que necessariamente precisam estar em um site para sindicato.

Apresentaremos neste manual completo alguns itens que necessariamente

precisam estar em seu site para sindicato.

Sessão institucional de um site de sindicato

A sua página foi feita para apresentar o seu sindicato, por isso, no site para sindicato é importante que todas as informações sobre a entidade estejam disponíveis. O site deve possuir uma sessão institucional - não precisa ser nomeada dessa forma - onde você apresenta o histórico do sindicato, a área de atuação, as equipes de liderança, etc. É interessante apresentar ao público que deseja conhecer as atividades do seu sindicato as normas.

7 Informações fundamentais nessa sessão:

  • Apresentação e histórico do sindicato
  • Área de atuação
  • Composição atual e conselho deliberativo
  • Normas e arrecadações
  • Sedes e regionais
  • Contato dos representantes do sindicato
  • Downloads***

***Essa parte é tão importante que precisamos complementar. O sindicalizado acessa seu site em busca de várias informações e muitas vezes precisa do arquivo no seu dia-a-dia na empresa, por isso, disponibilize para download documentos importantes como: convenção coletiva, convenções, informativos de convênios, além desses, você também pode permitir o acesso a calendários, comunicados e outros conteúdos do seu sindicato.

Sessão institucional de um site de sindicato

Cadastro de afiliação

Cadastro de afiliação

Um sindicato existe para auxiliar, orientar e assegurar uma, ou mais de uma, categoria. Dessa forma, para as entidades que possuem uma forma de se afiliar, é importante que isso apareça no seu site para sindicato, juntamente com as orientações necessarias para a realização da filiação, seja de forma presencial ou digital (caso seja possível).

Explique todo o processo, disponibilize os arquivos e facilite o máximo possível para que o usuário não tenha problemas em se sindicalizar (caso tenha interesse). Portanto, inclua no seu site para sindicato os chamados “call to action”, botões para que o usuário possam clicar e ser direcionado para a página de afiliação. É necesário colocar um passo a passo bem detalhado e instrutivo, e caso não seja possível realizar esse procedimento online, direcione o usuário a uma página com as informações para a filiação na sede física.

Informações sobre as categorias

Sindicatos funcionam a partir da associação de trabalhadores - ou empresas, ou entidades - que pertencem a uma mesma categoria profissional ou que atuam em um mesmo ramo de atividades.

Os sindicatos de trabalhadores são chamados de Sindicatos Profissionais e do de empresas ou entidades de Sindicatos Patronais.

Por isso, informe ao seu usuário, no seu site para sindicato, todas as informações necessárias para que a pessoa física ou jurídica consiga saber se pertence ou não àquele sindicato. Além disso, os sindicatos também se dividem nas seguintes categorias:

  • patronal,
  • trabalhador,
  • federação,
  • associação,
  • servidores públicos estaduais,
  • servidores públicos federais.

Explique todas essas questões no seu site sindical, para que todas as pessoas da sua categoria busquem o seu site procurando informações e não sintam uma falta de conhecimento a respeito dos sindicatos.

Informações sobre as categorias

Emissão de Guias de Contribuição Sindical

Emissão de Guias de Contribuição Sindical

O Sindicato depende da contribuição dos sindicalizados para que possa se manter ativo, além de manter as atividades de suporte à categoria. Por isso, é essencial que o acesso às guias de contribuição seja facilitado no site.

No site para sindicato designe uma sessão específica para o acesso às guias, de forma que no período da contribuição sindical seja possível realizar o download da guia de contribuição, isso simplifica o processo de cobrança e pagamento. Além disso, é importante, principalmente para o sindicato, que o usuário consiga acessar as guias de contribuição opcionais.

Integração com sistemas de gestão para sindicatos

A sua página funciona em separado do seu sistema, ela é um ponto de ação do seu sindicato para contato, informação e relação com seu público. Mas é fundamental que esse site sindical tenha uma relação ou integração com o sistema que você utiliza para a gestão da sua entidade.

Isso porque, por exemplo, quando há o download de guias de contribuição elas precisam ser emitidas por meio do seu sistema, tanto para serem emitidas corretamente, quanto para que você possa ter o controle financeiro da entidade.

Por isso, é importante desenvolver seu site com quem sabe criar um site para sindicatos, afinal, um profissional especialista saberá como atrelar ao site as funcionalidades do sistema de gestão que você utiliza. Além do mais, poderá te auxiliar com configurações do sistema e da página, assim como na correção de erros.

Integração com sistemas de gestão para sindicatos

Possibilidade de agendamentos online para o Sindicato

Possibilidade de agendamentos online para o Sindicato

O sindicato trabalha com o atendimento direto do seu público, são reuniões com trabalhadores ou profissionais da categoria, ou pedidos de assessoria jurídica, além de várias outras formas de relação entre a entidade e os sindicalizados.

Nessa perspectiva é fundamental que o seu sindicato disponibilize uma sessão de agendamento de atividades online, isso irá reduzir o trabalho de profissionais responsáveis pelo atendimento e agilizar os processos dentro da entidade.

Além disso, você irá agradar seu público que pode começar a solucionar seu problema de forma ágil e prática.

Versão Mobile

Grande partes dos acessos aos sites é realizada por meio de celulares, poder acessar de dispositivos móveis é uma grande facilidade para os usuários. Um site feito para funcionar somente em desktop apresenta várias dificuldades de uso e de leitura na tela de um celular.

Por isso, é preciso que o site seja responsivo e/ou tenha versões desenvolvidas especificamente para serem exibidas no celular.

Além disso, o Google dá prioridade no resultado das buscas para sites amigáveis para o uso em celulares, ou seja, você pode estar perdendo acessos.

Versão Mobile

O uso da Newsletter

O uso da Newsletter

Newsletter ou boletim informativo é um tipo de distribuição regular a assinantes que aborda um determinado assunto. Atualmente são usados como mensagens eletrônicas via email, após o usuário efetuar o cadastro em um site.

Como a função de um sindicato é também levar informação às pessoas do seu setor, é interessante o uso das newsletters. Ao possuir uma lista de e-mails (o famoso mailing) de usuários que se cadastraram, você tem uma lista de pessoas que te deram um voto de confiança para receber seu conteúdo, ou seja, é necessário saber fazer uso disso.

Crie newsletters diretas para o seu público, trate assuntos que são fundamentais para um filiado ao seu sindicato e de forma informativa. Esse caminho é importante para que o seu público saiba que você está atuando por ele, entenda o que está sendo realizado e que pode manter contato com o sindicato em caso de dúvidas e problemas. Além disso, você também pode convencer aqueles que ainda não filiaram, mostrando como isso será benéfico.

Blog do Sindicato e notícias do seu segmento

O seu sindicato está diretamente ligado à diversas informações que são de extrema importância para os componentes da categoria. Você tem em suas mãos um veículo que pode alcançar todos eles, por isso é importante ter um Blog no site do sindicato, onde você apresente informações importantes, relatórios e notícias do segmento.

Lembre-se, é fundamental relacionar com seu público e informá-lo daquilo que lhe atinge diretamente é uma das melhores formas de fazer isso e obter um retorno positivo. Neste tópico você precisa apresentar todas as notícias e informações importantes da categoria do seu sindicato, sejam textos que estão circulando na mídia ou nos jornais ou aquelas criadas por você.

É muito importante que as últimas vitórias do sindicato apareçam aqui, de forma destacada, para que todos tenham conhecimento das suas últimas ações. Por isso tenha links como:

  • Últimas notícias
  • Artigos sobre o setor
  • Áudios
Blog do Sindicato e notícias do seu segmento

Redes sociais para sindicato

Redes sociais para sindicato

As redes sociais, principalmente o Facebook e o Twitter, ocupam grande parte do dia de muitos brasileiros.

É imprescindível que exista ligação entre o site e as redes sociais, fazendo com que as pessoas na rede social sejam direcionadas para o site e vice versa. Estes são canais de comunicação importantes para um contato mais direto com o público. Nas redes sociais é como se você falasse de pessoa para pessoa e não de instituição para pessoa.

Estar presente nas redes sociais é fundamental, assim como ter uma atualização constante. Não basta ter uma página que não é modificada há dias ou semanas, pois isso mostra um descaso e despreparo do sindicato. Suas postagens têm que ser pensadas para gerar interação e atrair o público. Hoje existem agências especializadas nesse tipo de atividade.

Responda às perguntas relacionadas a sua entidade sindical

Uma parte importante em um site de sindicato é a página que responde às perguntas mais frequentes dos usuários. Isso é fundamental porque o usuário precisa ter respostas para pequenas dúvidas que podem surgir sobre o sindicato, a afiliação e outras questões identificadas por você.

Nessa sessão você também pode apresentar informações básicas como horários e dias que ocorrem atendimento presencial e por telefone do sindicato. Outro item importante é um canal (como um e-mail e/ou telefone) para que seja possível aos usuários entrarem em contato com você.

Responda às perguntas relacionadas a sua entidade sindical

Hierarquia sindical

Hierarquia sindical

Na hierarquia sindical existe o sindicato, a federação, a confederação e a central sindical. Cada um possui funções específicas, sendo que o sindicato representa em trabalhador em primeiro grau, defendendo os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados.

Essa estrutura e funções hierárquicas devem ser explicadas detalhadamente no seu site. Muitas pessoas não tem conhecimento prévio dessas questões e informá-los detalhadamente das funções hierárquicas, bem como seus direitos em relação à eles, agrega valor ao seu site e ao seu sindicato.

Enquetes no site

Empresas geralmente acabam se vendo em situações em que precisam de ajuda de enquetes ou formulários para alguma questão. Para sindicatos é ainda mais importante, para saber quais são as necessidades do seu setor.

É mais fácil do que sair enviando e-mails ou ligando para várias pessoas. Com as enquetes você vai ter um feedback mais rápido e melhor, pois as pessoas tem mais facilidade em responder uma enquete durante sua navegação no site do que parar e responder um e-mail, por exemplo.

Enquetes no site

Benefícios de se associar ao sindicato

Benefícios de se associar ao sindicato

Para a maioria das pessoas a sindicalização não é muito bem compreendida, afinal, só se pensa que é deduzido um valor do salário e que não estão ganhando nada com isso. Dessa forma, é importante que você apresente em seu site uma sessão deixando claro todos os benefícios de se associar ao sindicato.

Apresente vantagens como: realização de cursos profissionalizantes, oferecimento de consultorias, assistência médica e/ou odontológica, as explicações para acesso a esses benefícios para o sindicalizado devem estar claras neste tópico.

Além disso, apresente os benefícios que o sindicalizado pode obter ao ter uma relação mais profunda com o sindicato, tais como: descontos em teatros e cinemas, ser sócio de clubes, dentre outros.

Convença o participante da categoria que estar afiliado ao sindicato é um benefício.

Assessoria de Imprensa

Na assessoria de imprensa disponibilize os telefones e contatos de e-mail dos responsáveis pela assessoria do sindicato e para os sindicalizados. Assim, caso uma pessoa queira informar uma história ou problema relevante ao seu setor, ele terá contato direto com jornalistas para redigir uma matéria sobre o caso. E além disso, você facilita o contato jornalístico com o seu sindicato.

Com essas dicas o site do seu sindicato vai ter uma boa usabilidade para os usuários. Resultando em uma boa comunicação com eles sempre. Veja a importância de um site para sindicatos.

Assessoria de Imprensa

Dicas importantes

Dicas importantes

Para ter um bom site existem dicas gerais que cabem também em um site para sindicatos. São elas:

Atualização e melhoria contínua do conteúdo;

Conteúdo simples e direto, de fácil compreensão;

Construa um bom site, caso não tenha o conhecimento técnico para isso, opte por contratar um especialista;

Contrate um especialista para te ajudar no conteúdo, como na produção de banners, enquetes, novas páginas e lançamentos de notícias.

Vagas de emprego

Para o sindicato laboral, é importante que o site para sindicato possua uma área restrita à oferta de empregos para os trabalhadores da categoria. Além de aumentar consideravelmente o fluxo do site, o seu associado vai vê-lo como um ponto de referência para ele e todos que estiverem procurando um emprego.

Mantenha a lista de empregos atualizada constantemente. Se não conseguir atualizá-la semanalmente, se esforce para atualizá-la quinzenalmente, a fim de evitar notícias antigas e erradas, mantendo seu site sempre como referência fundamental para o seu associado.

Vagas de emprego