Conteúdos
17 maio 2021 | Por Victor Barboza
5 maiores desafios na hora de contratar desenvolvedores e como solucioná-los
Conheça soluções práticas para superar os principais desafios relacionados à contratação de desenvolvedores.

Com o setor de TI em constante crescimento, a busca por desenvolvedores e programadores se tornou ainda mais recorrente nas empresas. O que muito gestor não sabia é que este mercado sofre bastante com a escassez de profissionais. Ou seja, para contratar um desenvolvedor e sair na frente da concorrência, é preciso superar alguns desafios.
A tendência é que a busca por desenvolvedores e profissionais de TI siga crescendo, afinal, é cada vez mais comum encontrar empresas investindo em transformação digital. Em outras palavras, enquanto as organizações precisarem investir em tecnologia para serem competitivas, a disputa pela contratação de desenvolvedores seguirá acirrada.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Manpower Group, 40% dos recrutadores relataram escassez de talentos no setor. Um dos maiores desafios apontados é vencer a concorrência.
Além disso, existem ainda outros desafios que devem ser superados na hora de contratar um desenvolvedor, afinal, não basta apenas encontrar profissionais, é preciso atraí-los e recrutá-los.
Criamos uma pequena lista com alguns dos principais desafios encontrados na hora de contratar desenvolvedores e quais práticas podem ser implementadas para superá-los.
1 – Escassez de desenvolvedores com as competências necessárias
Podemos dizer que o desafio número um de qualquer equipe de RH é encontrar desenvolvedores com as competências requeridas. De acordo com uma pesquisa da Digital Ocean, para cerca de 39% de executivos de TI entrevistados, a falta de profissionais com habilidades técnicas essenciais e expertise nas tecnologias utilizadas pela empresa é o principal problema.
Entretanto, se existe escassez de profissionais com competências específicas, é sinal de que sua empresa precisa atraí-los para poder contratá-los. Sendo assim, é fundamental investir na valorização da marca da sua empresa, apresentar os diferenciais da organização ao mercado e caprichar nos processos de seleção.
Ou seja, se por acaso for enviar uma proposta ou divulgar uma vaga para algum profissional, é preciso caprichar na descrição, levantando os pontos positivos da empresa e pontuando seus principais valores. Para atrair os desenvolvedores mais competentes, é necessário entregar mais do que um bom salário. É preciso mostrar que vale a pena vestir a camisa do seu time, engajando o profissional do primeiro ao último contato.
2 – Remuneração
Todos nós sabemos que se existe uma grande demanda por desenvolvedores no mercado, as ofertas tendem a ser melhores. Isso também acaba fazendo a diferença na competitividade entre as empresas. Afinal, algumas empresas, inclusive do mercado exterior, conseguem pagar mais do que outras.
Nesse sentido, o papel do recrutador acaba não sendo nada fácil. Por isso, ao propor um contrato a um desenvolvedor, é preciso pensar além do dinheiro e, como falamos anteriormente, mostrar os diferenciais da sua empresa, ou seja, pontos positivos e benefícios como plano de carreira, cultura inovadora, maior flexibilidade no modelo de trabalho, entre outros.
3 – Alto nível de competitividade no mercado
Como já falamos aqui, o setor de TI segue crescendo sem parar, até mesmo porque cada vez mais empresas reconhecem os benefícios da transformação digital e as diversas possibilidades geradas pela tecnologia.
Segundo a IDC Brasil, somente no setor corporativo, a estimativa feita no último ano para o crescimento do mercado de TI era de 7,6%. Já em 2021, a área alavancou ainda mais, até mesmo porque grande parte das empresas precisaram reinventar seus processos e contaram com o desenvolvimento de softwares para isso.
A verdade é que por motivos como esse, desenvolvedores, programadores, engenheiros, entre outros profissionais que atuam com TI, entraram na lista dos especialistas mais requisitados do mercado. Por isso, para atraí-los e contratá-los, é fundamental demonstrar diferenciais competitivos e viabilizar um processo de seleção mais ágil.
Para isso, é possível usar a tecnologia para ganhar facilidade e acelerar alguns processos. Durante a etapa de entrevistas, por exemplo, é possível conversar com o candidato por meio de chamadas de vídeo e filtrar, mesmo a distância, os profissionais que de fato se encaixam na vaga proposta. Ou seja, dessa forma, você não perderá tempo entrevistando profissionais incompatíveis com sua vaga.
Em um mercado altamente competitivo, ser ágil e assertivo é um grande diferencial para recrutar os melhores talentos.
4 – Falta de conhecimento necessário para avaliar os profissionais
Muitos erros relacionados à contratação de desenvolvedores podem estar relacionados à falta de domínio e conhecimento sobre a área de TI. Para recrutar esse tipo de profissional, muitas informações específicas precisam ser observadas. Existem inúmeros detalhes técnicos que precisam ser considerados e por isso a contratação de devs exige tanta atenção.
Por isso, desde a descrição da vaga até os últimos processos de contratação, é fundamental contar com o apoio do setor de TI da empresa. Líderes e profissionais da área saberão exatamente o que avaliar e também os requisitos técnicos da vaga.
Outra forma de resolver esse desafio é contando com uma plataforma digital que facilite a avaliação de desenvolvedores e automatize a realização de testes técnicos, como veremos a seguir.
5 – Testar a habilidade dos desenvolvedores
Como o desenvolvedor normalmente fica encarregado de desempenhar papéis extremamente técnicos dentro das equipes, é muito importante aplicar testes práticos para avaliar o nível de conhecimento e habilidade dos profissionais. Nesse processo, o desenvolvedor pode ser submetido a uma simulação relacionada às necessidades e projetos de desenvolvimento da empresa.
O problema nesse caso é que muitos setores de RH encontram dificuldade na hora de fazer esse tipo de avaliação, principalmente por depender diretamente da disponibilidade do time de TI e de ferramentas capazes de viabilizar esses testes.
Foi pensando nessa realidade que a iZap Softworks decidiu inovar. Criamos uma plataforma específica para você testar as habilidades de desenvolvedores. Fantástico, não é mesmo?
Com esse recurso, além de ser mais fácil garantir que o profissional contratado seja realmente compatível com as necessidades da empresa, o recrutador, assim como toda a equipe do RH poderá facilitar consideravelmente o processo de contratação desse profissional.
Converse com um especialista para saber mais sobre essa solução. Clique aqui e saia na frente na disputa pelos melhores desenvolvedores do mercado.
