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19 outubro 2020  |  Por Camila Dias

Se você é um profissional do marketing, com certeza já se deparou com planos anuais de marketing e reuniões extensas que na verdade poderiam ser substituídas por um e-mail, não é mesmo? Por isso, a importância de conhecer o Agile Marketing e se adaptar aos novos tempos que essa metodologia nos trás.

Agile Marketing: uma metodologia que vai deixar sua equipe de marketing mais produtiva!

A metodologia ágil vem ganhando cada vez mais espaço e sendo utilizada como metodologia de trabalho por muitas empresas. Criada no universo do desenvolvimento de software, essa metodologia tem sido utilizada não somente pela área de tecnologia, mas sido adaptada também para outros setores das empresas, como por exemplo, o marketing, criando assim o Agile Marketing.

Temos então o Agile Marketing, uma adaptação das metodologias ágeis para a área do marketing. Mas o que quer dizer? Trata-se de um conjunto de valores, princípios e ações que tornam as estratégias de marketing mais eficientes e adaptáveis às mudanças do mercado, principalmente no momento atual que vivemos, onde as mudanças são constantes, rápidas e às vezes até imprevisíveis.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber se vale ou não a pena adotar essa metodologia no marketing da sua empresa? Continue lendo o artigo. 😉

O que é Agile Marketing?

Agile Marketing ou Marketing Ágil, é uma metodologia que utiliza ciclos de trabalhos curtos, para realizar ações de marketing com menor custo e no menor período de tempo possível, com uma abordagem interativa e trazendo melhorias contínuas para as estratégias de marketing.

O Marketing Ágil nos ensina que não devemos ficar parados diante das mudanças que ocorrem no mercado e das resposta dos nossos consumidores às estratégias de marketing que implementamos. Nessa metodologia, não vale ter uma equipe de marketing que cria planejamentos anuais que não são flexíveis ou não podem ser revistos, mas sim uma equipe que aja rapidamente diante das diversas mudanças que possam surgir.

Se você é profissional do marketing e trabalha com social media, entende bem o que estou falando. Fazemos o calendário editorial das postagens, geralmente mensal, mas sempre surge uma postagem importante de última hora, ou um meme que não podemos perder a oportunidade de usar, rsrsr. Se identificou? Isso é um exemplo de marketing ágil.

Portanto, o Agile Marketing provoca algumas mudanças nas equipes de marketing, que precisam se tornar mais colaborativas e flexíveis, precisam acompanhar o mercado mais de perto e serem focados no consumidor e, além disso, devem planejar e avaliar as estratégias em períodos mais curtos, se almejam melhorias contínuas. Então, diga adeus aos extensos projetos anuais, rsrs!

Com essas melhorias no marketing, é possível ter uma equipe mais produtiva, aumentando a eficiência e a qualidade das entregas e, consequentemente, começar a transformação digital na empresa. O mais importante, é que essa metodologia pode ser aplicada em todos os cenários do marketing, seja B2B ou B2C, ou qualquer outro formato. 

Origem do Agile Marketing e seus fundamentos

Como foi citado anteriormente, o Agile Marketing é uma adaptação dos métodos ágeis para o marketing. As metodologias ágeis nasceram na área de desenvolvimento de softwares, com o objetivo de criar produtos melhores e de forma mais rápida. E se engana quem pensa que essa metodologia é algo recente, ela surgiu em 1970, quando um grupo de desenvolvedores já estavam preocupados com seus processos de trabalho. 

Naquele ano, Winston Royce, cientista da computação, publicou um artigo sobre o desenvolvimento de grandes softwares. Neste artigo ele descreveu que os softwares deveriam ser criados em etapas sequenciais de desenvolvimento, o que foi chamado futuramente de metodologia “waterfall” (ou “cascata”). Essa é a metodologia mais usada pelas empresas até hoje, não só no setor de desenvolvimento, mas em outras áreas, como o marketing.

O próprio autor dessa metodologia reconheceu as limitações que ela tinha, e propôs que o desenvolvimento desse passos para frente e para trás, até chegarem ao objetivo final com a melhor entrega. Assim foram lançadas as bases do agile:

Fonte: Segue Technologies

A metodologia ágil se espalhou pelos departamentos de softwares e de TI. Outros setores, como o marketing, também compreenderam que essa metodologia poderia se adaptar a sua realidade, trazendo ganhos como agilidade, produtividade e eficiência. Com isso, criaram o seu próprio manifesto, o Agile Marketing.

O Agile Marketing foi criado em 2012 no evento SprintZero, que reuniu profissionais de marketing em São Francisco (EUA), que documentaram os valores fundamentais de uma metodologia ágil para o marketing. 

Esse manifesto serve como um norteador para os profissionais de marketing que desejam adotar essa metodologia. Ele traz 7 valores e 10 princípios para a adoção da metodologia ágil no marketing. 

Valores e princípios do Agile Marketing

Seguem abaixo os 7 valores e os 10 princípios do Agile marketing:

1- Validar aprendizado mais que seguir opiniões e convenções

Consiste em basear as decisões em dados, testes e experimentações, e não em convenções de mercado ou opiniões de chefes com maiores hierarquias.

2- Colaboração centrada no consumidor mais que isolamento e hierarquia

As equipes devem trabalhar em colaboração e com foco nas necessidades do consumidor. O conhecimento deve ser compartilhado entre as equipes e as decisões são tomadas em conjunto. Diferente do marketing tradicional,  o marketing ágil procura flexibilizar o cumprimento rígido de hierarquias e o isolamento do conhecimento.

3- Campanhas adaptativas e iterativas mais que grandes campanhas lineares

A implementação das campanhas deve começar com uma pequena estratégia, que será avaliada, ajustada se preciso, e lançada novamente.  O importante é sempre aprender  com os erros, para que a estratégia seja cada vez mais assertiva.

4- O processo de descoberta do consumidor mais que previsões estáticas

No Agile Marketing, o aprendizado sobre os clientes e consumidores é sempre um processo de descoberta, que passa por todas as etapas de criação dos projetos. Portanto, é preciso acompanhar os comportamentos, mensurar as respostas às estratégias, e sempre aprimorar o conhecimento.

5- Planejamento flexível mais que planejamento rígido

Sabe aquele planejamento anual de 30 páginas ou mais? No Agile Marketing não faz mais sentido, pois essa metodologia exige flexibilidade. Sua empresa deve se adaptar às mudanças do mercado e às respostas dos seus clientes às estratégias de marketing.

É válido planejamentos rápidos, objetivos e flexíveis.

6- Responder às mudanças mais que seguir um plano

Assim como no desenvolvimento de softwares, responder às mudanças é necessário. Pois, vivemos em um mercado de mudanças constantes e com comportamentos e jornadas de compras imprevisíveis.

Nem sempre seguir o planejamento de marketing a risca será o ideal. Para o Agile Marketing mudanças fazem parte do processo e são oportunidades para otimizar uma estratégia.

7- Pequenos experimentos mais que grandes apostas

O Agile Marketing propõe que a equipe de marketing faça campanhas em períodos mais curtos, para experimentação, ao invés de criar uma grande campanha e não receber o retorno esperado. 

A intenção com esses experimentos é provar o sucesso ou o fracasso da campanha rapidamente, para ajustes, melhorias e obter sempre resultados cada vez melhores.

Além desses valores, o manifesto também traz 10 princípios para o Agile Marketing, sendo eles: 

1- Priorizar a satisfação do cliente com entregas rápidas e contínuas para resolver problemas;

2- Abraçar as mudanças e responder rapidamente a elas como fonte de vantagem competitiva;

3- Entregar programas de marketing com mais frequência, de algumas semanas a alguns meses, de preferência na menor escala de tempo;

4- Alinhar o marketing com gerência, vendas e desenvolvimento;

5- Oferecer ambiente, suporte e confiança para manter a equipe motivada;

6- Entender o aprendizado (implementar-mensurar-aprender) como principal medida de progresso;

7- Manter um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo; 

8- Aceitar o fracasso e o aprendizado com as falhas;

9- Ter atenção contínua aos fundamentos de marketing e ao design para aumentar a agilidade;

10- Simplificar para ter mais eficiência.

Vantagens em adotar o Agile Marketing

Agora que já sabemos todo o conceito do Agile Marketing, vamos entender porque vale a pena adotar essa metodologia.

Sabemos que uma mudança de metodologia de trabalho não acontece da noite para o dia, mas se está pensando em adotá-la, é importante iniciar e conhecer profundamente os benefícios que essa mudança irá trazer para sua equipe.

Aumento de produtividade

O Agile Marketing permite que a equipe alcance mais resultado em menos tempo, o que podemos traduzir em produtividade. Com o agilismo, reuniões improdutivas ou projetos ineficientes são evitados, e a dedicação da equipe é total para soluções que realmente tragam resultados para o negócio.

Eficiência

As estratégias serão feitas da melhor maneira, com pequenos experimentos e campanhas interativas, o que ajuda identificar falhas e oportunidades de melhorias antes de lançar um produto ou marca no mercado.

Foco no consumidor

O Agile Marketing mantém o foco total no consumidor, durante todo o processo de criação das campanhas. A maneira como o consumidor responde às estratégias é o que direciona os ajustes e investimentos futuros, sempre pensando em melhoria contínua.

Adaptação às mudanças

Ao invés de fazer planos anuais como no marketing tradicional, no Agile Marketing as mudanças do mercado serão acompanhadas de perto. Por esse motivo, os planos de marketing sempre serão flexíveis.

Alinhamento da equipe

Assim como na metodologia ágil, as equipes ágeis de marketing se reúnem constantemente para rever planos, compartilhar as atividades, fazer testes e mensurar os resultados. As reuniões geralmente são diárias e bem rápidas, o que traz transparência e integração para equipe.

Inovação

Criar produtos ou ideias inovadoras exige agilidade e, para isso, é preciso colaboração, autonomia, foco no consumidor e adaptação rápida às mudanças que o mercado exige. Tudo isso você tem presente no Agile Marketing.

Transformação Digital

A transformação digital é ágil, portanto para se adaptar a essas mudanças, é necessário que os seus processos também sejam rápidos e eficientes, o que o Agile Marketing tem como princípio.

Tipos de metodologias ágeis

Nesse tópico vou falar sobre 04 metodologias ágeis que são bem conhecidas e que podem ser aplicadas no Agile Marketing, são elas:  Scrum, Kanban, Scrumban e Lean.

Scrum

No Scrum os projetos são divididos em ciclos, geralmente de duas ou quatro semanas, o que chamamos de sprints. Nesse período os feedbacks do mercado serão usados para aprimorar as campanhas e produtos.

No início de cada sprint é necessário planejar e priorizar as tarefas que serão feitas a princípio. Uma das prioridades do Scrum é a colaboração, por isso são feitos encontros diários para compartilhar as atividades de cada membro da equipe. 

A equipe é dividida em três diferentes papéis: Product owner (tem a visão geral da campanha ou produto para direcionar cada sprint), membros do time (equipe de 5 a 9 profissionais multidisciplinares) e o Scrum Master, profissional especializado na metodologia e focado no processo.

Na prática, no Scrum são realizados quatro tipos de reuniões em cada sprint

1- Sprint planning: definição de objetivos do sprint e seus responsáveis;

2- Stand up meetings: verificação se as atividades estão de acordo com o planejamento;

3- Review: entrega dos resultados do sprint e dos feedbacks da equipe e do mercado;

4- Retrospectiva: avaliação do processo e como ele pode ser melhorado no próximo sprint.

Kanban

Kanban é uma palavra de origem japonesa, que em sua tradução significa “painel”. É uma metodologia visual de gestão de processos, que consiste em um quadro, também conhecido como Kanban Board, que permite a fácil visualização do fluxo de trabalho.

Sabe aqueles famosos quadros cheios de post-its que você vê em muitas empresas ou cards onlines, geralmente são exemplos da aplicação da metodologia Kanban.

Esse quadro é dividido em colunas que representam o passo a passo do projeto, de maneira simples e acessível. Um exemplo de aplicação dentro do marketing de conteúdo, é a divisão das tarefas nos seguintes passos: pesquisa, planejamento, redação, revisão, design, edição, promoção, mensuração e otimização.

Um modelo de Kanban simples, que você pode aplicar no seu dia a dia, pode ser dividido em:

– A fazer;

– Em andamento;

– Concluído.

Em cada passo deve ser informada as tarefas necessárias e os responsáveis por elas, e a medida que as tarefas mudam de status, elas devem ser movidas no quadro, da esquerda para direita. Por isso, é importante manter sempre atualizado os status das tarefas nos quadro, para toda a equipe ter uma visão macro do andamento das tarefas.

Scrumban

Como o próprio nome diz, é uma combinação das metodologias Scrum e Kanban. Resumidamente, consiste na adoção dos passos e conceitos do Scrum com a metodologia visual do Kanban.

Lean

Lean que pode ser traduzido como “enxuto”, é um framework de metodologia ágil focado em simplificar processos, para usar apenas o tempo e os recursos necessários. 

Essa metodologia geralmente é indicada para empresas e projetos pequenos e mais objetivos. Por isso, ganhou espaço entre as startups. Ela pressupõe a eliminação de desperdícios e redução da complexidade das tarefas, sem perder qualidade e foco na satisfação do consumidor.

A metodologia Lean deve acontecer com um processo constante de validação do aprendizado (implementar – mensurar – aprender). Para alinhamento da equipe, faça reuniões rápidas de feedback.

Conclusão

Assim como o mundo está em constantes mudanças, o marketing também deve se adaptar às diversas novidades e cenários que o mercado impõe. Pois em meio a tantos acontecimentos, o nosso público, produto e a empresa também precisam acompanhar essas mudanças e, se for preciso, até se reinventarem, mesmo com verbas pequenas.

As equipes de marketing atuais precisam ser colaborativas, tanto no ambiente interno da empresa, quanto para os clientes. Em um contexto de mudanças, vence quem reage e se adapta. Portanto, vale a pena investir no Agile Marketing. Isso não quer dizer que você começará o marketing da sua empresa do zero, mas sim que está aberto às mudanças e com um mindset de experimentação, para obter resultados cada vez melhores para sua empresa e clientes.

Espero que tenha gostado do artigo e entendido a importância e os benefícios do Agile Marketing para seu time de marketing. Continue acompanhando o nosso blog e para não perder nenhum conteúdo exclusivo, inscreva-se em nossa newsletter

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