Conteúdos
21 julho 2022 | Por Victor Barboza
As melhores práticas para contratar e reter talentos em TI
Saiba quais ações podem ser implementadas para contratar e reter talentos em TI de forma eficiente.

Com o mundo ficando cada vez mais digital, a demanda por profissionais de TI segue crescendo no mercado. A concorrência na busca por talentos como desenvolvedores, arquitetos e engenheiros de softwares, por exemplo, é grande. Dessa forma, contratar e reter talentos em TI se tornou um grande desafio para as organizações.
Para contratar especialistas em TI, é preciso superar barreiras como a alta competitividade do mercado e a necessidade de identificar a pessoa certa para determinado cargo. Normalmente, este é um processo que demanda muita energia, expertise e agilidade das empresas.
Depois de recrutar os profissionais, as empresas ainda precisam lidar com a permanência dos mesmos. De acordo com percepções do Gartner, avaliando os primeiros quatro meses de 2022, quase um terço dos profissionais planeja procurar um novo trabalho. No período de um ano, 26% tiveram algum tipo de contato e enviaram currículos para possíveis empregadores.
Por isso, a retenção de colaboradores de TI pede por um RH cada vez mais ágil e estratégico, que compreende perfeitamente as necessidades e ambições de cada especialista.
Se você está com problemas para contratar e reter profissionais em TI e deseja amadurecer a sua empresa nesse processo, saiba que existem práticas que podem ajudar. Continue a leitura e veja algumas dicas.
Invista na criação de uma cultura
Que tal começarmos pela ação que pode trazer impactos positivos a curto, médio e longo prazo para contratar e reter talentos em TI?
Na iZap, criamos uma cultura interna que motiva nossos colaboradores (iZapers) a serem inquietos, inconformados e compartilhadores. Aqui, conduzimos nossos processos de forma ágil e saudável, criando um ambiente em que o nosso time se sente motivado e provocado a pensar soluções inovadoras e efetivas para nossos clientes.
Profissionais satisfeitos acabam se tornando mais produtivos e consequentemente impactando na qualidade das entregas e relações com os clientes. Entretanto, criar um ambiente de motivação e satisfação não é tão simples assim. É preciso pensar estrategicamente na criação de uma cultura com valores e propósitos que possam ser compartilhados com o time.
As pessoas são os recursos mais importantes de uma organização. Sem elas, nenhum processo poderá ser desenvolvido da mesma forma. Por isso uma cultura organizacional precisa ser voltada para as pessoas, permitindo que cada indivíduo se sinta valorizado e motivado. Isso envolve um trabalho complexo, em que o RH trabalha de forma estratégica com ações que visam construir esses sentimentos.
Profissionais de tecnologia, por exemplo, gostam de se sentirem desafiados e livres para trabalharem inovações. Entender o perfil comportamental e as ambições de cada especialista que você está contratando é o primeiro passo para você conseguir ser assertivo nas ações.
Sendo assim, para contratar e reter talentos em TI, é importante engajar esses profissionais em uma cultura que esteja aberta a inovações, que incentive novas ideias, que trabalhe com novas tecnologias e metodologias. Um ambiente em que as pessoas se sintam motivadas e confortáveis para compartilhar experiências e conhecimentos é atrativo tanto para quem já faz parte do time quanto para quem busca novas oportunidades no mercado.
O que talentos em TI buscam nas empresas?
Além de construir uma cultura atrativa e capaz de reter talentos em TI, é importante ficar atento ao que esses profissionais desejam encontrar nas empresas, como:
- Processo seletivo ágil e dinâmico;
- Conexão com o propósito das empresas;
- Perspectiva de crescimento;
- Atenção a qualidade de vida;
- Remuneração e benefícios competitivos;
- Estabilidade;
- Ambientes acolhedores e compartilhadores;
- Trabalhar com inovações e novas tecnologias;
- Flexibilidade; entre outros.
O que fazer para reter talentos em TI e tornar a empresa mais atrativa?
Invista em treinamentos e no desenvolvimento do time
É difícil pensar na retenção de talentos em TI sem o investimento no treinamento e no desenvolvimento dos profissionais. O desenvolvimento contínuo ajuda a trazer satisfação. É muito comum que desenvolvedores, por exemplo, queiram aprender mais sobre tecnologias e metodologias novas emergentes.
É dessa forma que um profissional se mantém pronto para as demandas do futuro. Por isso, além de incentivar a troca de experiências entre os colaboradores, você pode investir na disponibilização de cursos e treinamentos para o seu time. Estar em um ambiente fora da zona de conforto é desafiador, mas ao mesmo tempo mantém todos engajados.
Dentro de um squad de tecnologia, temos, por exemplo, o tech lead, ou líder de tecnologia. Esse líder de tecnologia, além de trazer alinhamento e direcionamento ao time de tecnologia, consegue fornecer a outros integrantes as oportunidades necessárias para adquirirem mais experiência.
Ou seja, se você contrata um desenvolvedor Júnior, dentro de um squad, esse Dev que está começando a carreira pode aprender coisas novas com um líder de TI ou com um Dev Sênior. Esse ambiente onde o aprendizado é compartilhado é um grande atrativo e também fundamental para o crescimento das organizações.
Ofereça flexibilidade
Se você deseja mesmo ser mais competitivo ao contratar e reter talentos em TI, é importante oferecer flexibilidade. Este é um dos benefícios mais buscados e que também colabora muito na retenção.
Quando o profissional de TI tem a possibilidade de trabalhar na própria casa ou em outro ambiente, ele não fica limitado por conta de problemas como a distância, por exemplo. Muitas pessoas, quando estimuladas e bem gerenciadas em home office, conseguem ser mais produtivas e se sentem mais satisfeitas. Afinal, a flexibilidade também ajuda o colaborador a cuidar da sua qualidade de vida.
Promova encontros e um bom relacionamento com o time
Mesmo que na sua empresa o time de tecnologia trabalhe remotamente, é muito importante quando, na medida do possível, você promove e incentiva encontros fora do expediente de trabalho. Um happy hour, um passeio ou uma tarde de jogos pode ajudar no engajamento com o time. Além disso, um mesmo de descontração também fará bem para a qualidade de vida do time.
Forneça acesso a boas tecnologias
Se ambientes inovadores são atrativos e satisfatórios, é claro que o acesso a tecnologias eficientes e atuais não pode ficar de fora. Pense por um minuto: acha mesmo que uma pessoa formada na área de tecnologia, gostaria de trabalhar com softwares, tecnologias e metodologias ultrapassadas?
Empresas que viabilizam o acesso a softwares e tecnologias inovadoras, assim como a metodologias que visam encontrar soluções cada vez mais ágeis e melhores fazem os olhos de qualquer talento em TI brilhar. Por isso, nunca deixe de estar atento ao mercado e em como manter a sua empresa atualizada no que diz respeito a esses atributos.
Alocação de squads
Se você não se sente pronto para superar esses desafios e colocar ações desse tipo em prática para contratar e reter talentos em TI, você pode investir na alocação de squads. Esta é uma das principais alternativas para construir um software sem se preocupar com a contratação e a retenção de profissionais de tecnologia.
Um squad é um time multidisciplinar formado por diferentes especialistas que conseguem conduzir um projeto de desenvolvimento de software até o final.
Se você quer tirar sua ideia do papel, evoluir um sistema, ou criar um software do zero, na iZap temos squads ágeis prontos para te ajudar. Você contará com profissionais experientes e altamente capacitados para a construção da sua solução.
Quer saber como podemos te ajudar? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.