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12 agosto 2021  |  Por Soluções Industriais

As evoluções tecnológicas que vêm surgindo nos últimos anos, têm mudado amplamente a relação das empresas com o cliente e também o comportamento do consumidor.

Atualmente, as empresas conseguem estabelecer uma relação mais consistente com seus consumidores e prestar um atendimento mais eficiente, seja uma empresa fabricante de batedeira industrial ou uma rede de produtos cosméticos. Entre as evoluções tecnológicas utilizadas, estão os chatbots que permitem um atendimento automatizado.

Os chatbots não são exatamente uma novidade, mas suas ampliações de utilização vem acontecendo nos últimos anos.

Neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente o chatbot e como ele impacta a relação de uma empresa com os seus clientes. Continue a leitura e confira!

O que é chatbot?

O chatbot é uma junção das palavras em inglês chat e robot, ou seja, pode ser definido como um software que permite conversas automatizadas para respostas automáticas.

Como solução de atendimento, o chatbot simula o atendimento humano com o cliente, respondendo perguntas e pode inclusive, processar pagamentos.

O chatbot pode ser utilizado em aplicativos de mensagens instantâneas, sites, e-commerces etc.

O funcionamento dos chatbots acontece por meio de Inteligência Artificial, ou seja, máquinas que conseguem simular características da inteligência humana.

O sistema consegue raciocinar a partir de respostas do usuário para perguntas específicas e assim, dar sequência a um atendimento ao cliente.

Uma empresa distribuidora de chave de nível, por exemplo, pode utilizar o chatbot em seu atendimento ao cliente via whatsapp para esclarecer sobre preços, prazo de entrega, situação de compra, entre outros.

A princípio, os chatbots eram programados para responder perguntas fechadas e específicas, mas atualmente, com a Inteligência Artificial, podem aprender no atendimento com o consumidor por meio de tecnologias de machine learning (aprendizado da máquina).

Chatbots e a relação com o cliente

Seja para uma empresa de demolição controlada ou uma rede de fast food, os chatbots trazem diversos benefícios e impactam positivamente a relação das empresas com os seus clientes. Veja!

  • Aumento no engajamento do consumidor: o chatbot pode ser utilizado em estratégias de marketing com foco no engajamento do cliente, contribuindo para uma relação mais próxima com os leads;
  • Personalização do atendimento: os chatbots são capazes de acompanhar o histórico de atendimento do cliente para tornar o atendimento mais personalizado. Podem também atuar na parte de pós-venda, colocando em prática diferentes tipos de conversação;
  • Melhoria no suporte ao cliente: os chatbots permitem maior agilidade no atendimento que é justamente o que o comportamento atual dos consumidores exige dos atendimentos de forma geral;
  • Agregação de valor: os chatbots proporcionam ao cliente uma experiência diferenciada, o que agrega valor à empresa.

Isso porque, em geral, o cliente procura por um atendimento amigável e empático, além de apenas agilidade.

De forma geral, podemos dizer que o chatbot é um grande aliado para profissionais que desejam expandir o seu negócio em diversos sentidos como capturar mais leads, reter clientes, expandir seu alcance de mercado etc.

Esse foi o nosso texto sobre chatbot, esperamos que tenha sido útil para você. Para ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos, se inscreva em nossa newsletter.

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