Conteúdos

26 março 2021  |  Por Thais Teixeira Criadora de Conteúdo do Marketing para Indústria

As novas tecnologias geraram grandes impactos no marketing, principalmente no ramo industrial.

Isso porque muitas empresas utilizam estratégias de marketing para proporcionar melhores resultados através das informações da nova era, a transformação digital.

Atualmente é possível que o empreendedor obtenha informações sobre como captar clientes pela internet, visto que é um novo modo de fazer negócio e que gera grandes resultados devido ao avanço tecnológico.

Como a tecnologia vive em constantes mudanças que influenciam no mercado, é possível acompanhar as tendências e os desafios do marketing para a indústria.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar como o avanço da tecnologia pode impactar o marketing no ramo da indústria. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Afinal, qual é o novo cenário do marketing?

Do mesmo modo que surgiu o novo cenário em como divulgar minha empresa na internet, ou seja, com a transformação digital, muitos tiveram que integrar o modo online para fazer negócios, o marketing possui um novo cenário com o avanço da tecnologia.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada em 2019, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos, o percentual de domicílios que utilizavam a Internet subiu de 74,9% para 79,1%, de 2017 para 2018. Assim sendo, o uso de dispositivos móveis como o celular e tablet, foi aumentando e se tornou indispensável para os indivíduos.

Esses fatores foram um dos impactos de significado por causa do avanço tecnológico, logo, as empresas tiveram que realizar adaptações do marketing para atender as necessidades dos consumidores. 

Por isso, surgiram as ferramentas de marketing digital, a fim de direcionarmos as estratégias para o mundo virtual e atrair determinado público, por exemplo, do ramo industrial, com técnicas de SEO, inbound marketing, entre outros.

Como a tecnologia pode impactar o marketing?

Sabemos que atualmente é fácil encontrar respostas sobre como vender meus produtos pela internet. Afinal, a transformação digital resultou em praticidade e agilidade no mundo virtual.

Com isso, a tecnologia também pode impactar o marketing devido ao novo cenário gerado por causa de sua influência.

Antes da transformação digital, o segmento industrial obtinha a forma de oferecer o produto, preço, e afins. 

Atualmente, com os novos impactos para atender as necessidades do consumidor, é preciso analisar todos os processos, como pessoas, performance, posicionamentos e assim por diante. Tudo isso é utilizado antes da criação das estratégias a fim de analisar o comportamento dos potenciais clientes na internet.

Sendo assim, é nítido que a transformação digital proporcionada pelo avanço da tecnologia, resulta em novas estratégias de marketing, mesmo no ramo da indústria, com base no comportamento humano, competitividade nos mercados e canais de relacionamento. A ferramenta do Big Data é um exemplo claro disto que acabamos de mencionar!

O Big Data é caracterizado por coletar informações e dados de diferentes plataformas na internet, de acordo com a necessidade da organização, de modo que analise o comportamento do consumidor de modo detalhado.

Logo, torna-se possível tomar decisões assertivas baseadas na coleta de dados do big data, até porque, é a ferramenta que tem a capacidade análise de grandes dados, de forma que seria quase impossível de analisar manualmente, o que, basicamente, resultaria em erros. 

Gostou do nosso post sobre como a tecnologia pode impactar o marketing para indústria? Continue lendo os artigos do nosso blog.

Postagens
Relacionadas