Conteúdos
7 junho 2021 | Por Victor Barboza
Como avaliar habilidades na hora de contratar desenvolvedores
Listamos as melhores dicas para testar candidatos e não errar na hora de contratar desenvolvedores.

Contratar um profissional de destaque pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente em setores peculiares como o de TI. De acordo com um relatório da Codin Game, o principal desafio encontrado por 60% dos recrutadores ao contratar desenvolvedores se resume à candidatos com falta de habilidades técnicas. Nesse sentido, para não errar na hora de contratar um desenvolvedor, é preciso saber como avaliar os profissionais.
É fundamental que um bom desenvolvedor conheça uma quantidade considerável de linguagens de programação, ambientes de desenvolvimento e ferramentas importantes para a criação de softwares. Além disso, um dev de destaque precisa demonstrar ter boa habilidade técnica para desenvolvimento e programação.
Ou seja, para testar desenvolvedores durante um processo seletivo, é preciso fazer mais do que apenas avaliar currículos e realizar testes comportamentais. Esse desafio exige que o RH ou o profissional responsável pela contratação tenha conhecimento técnico sobre desenvolvimento de softwares ou receba apoio de um especialista durante a avaliação de um candidato.
Entretanto, além de existirem práticas que podem ajudar nesse processo, a iZap Softworks possui uma solução capaz de facilitar toda essa tarefa.
Já pensou em testar as habilidade de desenvolvedores de forma prática e acelerar seus processos de recrutamento? Este conteúdo foi criado especialmente para você.

Avalie portfólios de programação
Um bom desenvolvedor, assim como qualquer outro bom profissional, nem sempre é uma pessoa extrovertida. Por isso, é comum encontrar pessoas que não sabem falar muito sobre suas próprias experiências e nem por isso elas devem ser desconsideradas. Afinal, sua empresa pode perder a chance de contar com um verdadeiro especialista somente porque o mesmo não soube “vender o próprio peixe”.
Ao contratar profissionais para o setor de TI, além de saber ouvir é importante avaliar os portfólios dos candidatos. Conhecer visualmente os projetos em que o desenvolvedor já trabalhou é uma excelente forma de conhecer mais sobre suas habilidades.
Ao avaliar um portfólio, você pode aproveitar a oportunidade para se familiarizar com o trabalho de um determinado desenvolvedor, conhecer seu nível de desenvolvimento, além de outros detalhes como metas de carreira, habilidades que desejam adquirir, pontos positivos e negativos.
Será que o desenvolvedor sabe trabalhar em equipe?
Com o desenvolvimento de softwares se tornando cada vez mais comum no dia a dia de empresas inovadoras, é importante que um desenvolvedor saiba trabalhar em equipe. Afinal, uma organização pode precisar da dedicação de mais do que apenas um profissional para executar determinada tarefa.
Além disso, se sua empresa utilizar metodologias ágeis e se você resolver trabalhar com equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de projetos, será vantajoso contar com um dev que possua espírito de equipe e saiba como se comunicar de forma clara e compreensível, por exemplo.
Mesmo que programar seja na maioria das vezes uma tarefa solitária, é importante questionar o aspirante sobre como ele trabalha para que o código não se transforme em algo desnecessariamente complexo.
Realize testes práticos para desenvolvedores
É nesta etapa que você conseguirá identificar se o profissional é de fato um bom desenvolvedor, afinal, será que na prática ele manda bem como na teoria? É hora de pedir ao candidato para colocar a mão na massa e demonstrar suas habilidades. Muitos testes podem ser feitos, como:
- Testes de conhecimento de Python;
- Testes práticos de PHP;
- Testes de desenvolvedor on-line;
- Teste de lógica de programação;
- Testes de conhecimento Java, entre outros.
Porém, aqui também mora o dilema de muitos recrutadores: como realizar testes técnicos para desenvolvedores?
Que tal usar tecnologia para testar desenvolvedores de forma descomplicada?
Com uma plataforma de testes, o próprio time de RH consegue conduzir processos de seleção de desenvolvedores e testar as habilidades de programação dos candidatos sem depender da disponibilidade de especialistas em TI.
Além disso, ao testar a habilidade de desenvolvedores de forma automatizada, é possível ganhar agilidade e eficiência na contratação desses profissionais, o que seria um excelente diferencial competitivo, visto que o setor é escasso em relação a candidatos.
A iZap Softworks criou uma plataforma de testes com o intuito de facilitar a avaliação e a contratação de desenvolvedores. A tecnologia já conta com modelos de testes prontos para serem aplicados de acordo com as características que você busca.
Ao buscar um desenvolvedor com habilidade e conhecimento de Python, por exemplo, basta acessar a plataforma e escolher o teste adequado para ser aplicado. Além disso, com o apoio da tecnologia, o recrutador pode realizar comparativos entre candidatos, criar um banco de dados, avaliar a performance do profissional de forma detalhada, entre outros recursos.
Quer saber mais sobre esta solução ou como você pode utilizá-la? Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos consultores. Clique aqui.
