Conteúdos

25 outubro 2021  |  Por Sociis RH

Ao avaliar o desempenho de sua equipe de tecnologia, é possível ter um controle maior de seus resultados e definir soluções mais estratégicas.

Dentro de uma organização, avaliar o desempenho das equipes é essencial para ter bons resultados. Esta afirmação também é válida quando falamos sobre empresas de tecnologia. Esse mercado é bastante volátil, com novidades constantes. Por isso, é importante acompanhar a performance da equipe de tecnologia para garantir eficiência e qualidade no desenvolvimento das soluções.

A avaliação de desempenho não é exatamente uma novidade no mundo corporativo. Mas, conforme surgem novos nichos, ela continua se provando essencial para que as empresas prosperem. Continue lendo para saber mais.

O que significa avaliar o desempenho?

Dentre as atividades da gestão, avaliar o desempenho se destaca por sua importância para o andamento dos negócios. Essa ferramenta é utilizada pela liderança e departamentos de recursos humanos para medir e acompanhar os resultados de um colaborador ou setor. 

Na prática, uma avaliação de desempenho significa analisar os resultados individuais e coletivos para acompanhar sua evolução. Olhamos para os números para entender se a performance apresentada está acima, abaixo ou de acordo com as expectativas impostas. É preciso analisar os dados, mas também considerar as questões subjetivas do trabalho. 

De maneira coletiva, avaliamos as equipes para compreender se existem problemas comuns que atravessam a produtividade. 

Para avaliar equipes, buscamos compreender se existem problemas comuns a todos que atrapalham a produtividade do grupo. A análise precisa ser aprofundada e considerar todas as variáveis para desvendar os motivos que podem estar causando aquele resultado.

Então, avaliar o desempenho significa olhar para dentro da organização para compreender seu histórico de evolução e também encontrar as causas para eventuais problemas que impedem um resultado satisfatório.

A importância do alto desempenho em equipes de tecnologia

Quando falamos em avaliar desempenho, sabemos que essa é uma prática mais comum em alguns segmentos de mercado. É o caso das empresas de tecnologia, por exemplo. E isso tem uma razão de ser. Em geral, empresas que trabalham com TI têm equipes com profissionais altamente qualificados e que precisam de uma gestão capaz de atender às suas especialidades.

A área não trabalha com a produção de bens materiais, mas, projetos de tecnologia que permanecem apenas no ambiente digital. Existe, portanto, o desafio de comunicar a complexidade das tarefas para o cliente. Um pequeno ajuste pode ser feito rapidamente, mas, 20 pequenos ajustes demandam um tempo maior. Nesse sentido, é importante contar com um gestor especializado capaz de gerenciar as demandas.

Associado a isso, temos o fato de que a área é bastante imprevisível quanto ao surgimento de demandas inesperadas. Temos a ocorrência de bugs, falhas no funcionamento de sistemas e até mesmo problemas de servidor. Todos esses são exemplos de demandas que podem aparecer a qualquer momento e precisam ser priorizadas. 

Cada vez mais, as empresas dependem da tecnologia e qualquer indisponibilidade de sistema significa tempo de trabalho desperdiçado. Por isso, é imprescindível que as equipes de tecnologia tenham alto desempenho para dar conta de toda a demanda do trabalho.

As consequências do baixo desempenho

Mais do que nunca, é importante ter alto desempenho em equipes de tecnologia para prosperar. Os resultados ruins devem ser evitados a todo custo, por conta de suas consequências. Entenda o que pode acontecer quando existe baixo desempenho.

Resultados ruins

Os resultados ruins talvez sejam a mais óbvia consequência do baixo desempenho em equipes de tecnologia. Quando os profissionais do time não conseguem dar o seu melhor, isso logo aparece na qualidade ruim das entregas.

Em muitos casos, isso acaba fazendo com que os produtos sejam rejeitados pelo cliente e voltem para a fila de demandas. Com isso, o backlog fica cada vez maior e a dificuldade de garantir bom desempenho só cresce.

Refação de trabalho

Uma performance ruim nem sempre está associada à quantidade de entregas feitas ou à velocidade do atendimento. De nada adianta entregar diversos projetos por semana se o resultado final não corresponde às expectativas do cliente.

A qualidade aqui é tão importante quanto a quantidade. E quando o desempenho não está à altura, aumentam as chances de ter que refazer o mesmo trabalho diversas vezes até acertar. A demanda nunca sai da pauta, prejudicando ainda mais o desempenho da equipe.

Atrasos nas entregas

Com o acúmulo de demandas que vem do baixo desempenho, é comum que a equipe passe a atrasar nas entregas. Conforme o tempo passa, o número de atividades na fila só aumenta e o ritmo de produção já não dá mais conta.

Quando as entregas finalmente acontecem, elas frequentemente vêm fora do prazo estabelecido. O atraso, que seria ruim por si só, acaba agravando ainda mais a situação, caso seja necessária alguma alteração.

Baixo engajamento

Com o tempo, o baixo desempenho acaba alienando ainda mais os trabalhadores que não veem saída para dar conta de uma fila de demandas interminável. A tendência é que eles se desconectem do trabalho cotidiano por sentir que estão sempre repetindo a mesma tarefa sem sair do lugar.

O engajamento fica cada vez mais fraco e a organização passa a sofrer com absenteísmo. Sem motivação e sobrecarregados, os funcionários não conseguem mais se engajar com a rotina de trabalho.

Alta rotatividade

O baixo desempenho acaba sendo gatilho para uma série de problemas de gestão. Se não houver uma intervenção estratégica, a empresa fica estagnada e não consegue atingir seus objetivos.

Do lado dos colaboradores, a tendência é que haja uma fuga dos profissionais talentosos devido aos resultados ruins do trabalho. A empresa começa a sofrer com alta rotatividade, acarretando em gastos com processos seletivos e treinamentos.

5 soluções para avaliar o desempenho da equipe de tecnologia

Existem diversos caminhos possíveis para uma empresa seguir na hora de avaliar o desempenho de seus colaboradores. Cada abordagem tem características específicas e serve a propósitos diferentes. 

Confira abaixo cinco das principais ferramentas para avaliação do desempenho.

  1. Avaliação pelo superior

Esse é o modelo clássico de avaliação, onde o superior hierárquico faz um balanço sobre a performance de seu funcionário. O modelo é simples, pois depende unicamente da visão de quem vai guiar o processo. 

Apesar de prático, esse tipo de avaliação tende a gerar um diagnóstico pouco confiável. Como parte apenas de uma perspectiva – a do líder–, pode ter seu resultado comprometido. Além disso, é importante não ignorar problemas de gestão, nem transferir para o colaborador toda a responsabilidade pelo mau desempenho.

  1. Autoavaliação

Como o nome sugere, a autoavaliação parte do próprio profissional que está sendo avaliado. Com dia e hora marcada, ele é convidado a sentar com seu superior e oferecer uma análise crítica sobre sua performance.

O sucesso desse modelo depende da disponibilidade do funcionário em reconhecer suas falhas e, junto de seu superior, pensar em caminhos para melhorar os resultados do trabalho.

  1. Avaliação de desempenho da equipe

Quando falamos em equipe de tecnologia, é muito difícil avaliar cada profissional individualmente, sem a ajuda de uma plataforma. Muitas vezes, o resultado final depende da colaboração de diversos profissionais, cada um com sua especialidade.

Por isso, é importante analisar também a performance do grupo como um todo. As avaliações de desempenho da equipe de tecnologia permitem uma visão mais ampla e completa para identificar problemas e sugerir soluções.

  1. Pesquisa de satisfação

Toda empresa pode ganhar muito ao considerar a opinião dos stakeholders, sobretudo aqueles que estão fora do convívio diário. Por isso, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa para avaliar o desempenho.

Os questionários podem ser respondidos por várias fontes: colegas de trabalho, líderes, fornecedores e até mesmo clientes da organização.

  1. Softwares especializados

Hoje em dia, a tecnologia já faz parte dos mais diversos aspectos de nossas vidas. Por isso, faz muito sentido incorporá-la também nos processos de avaliação do desempenho.

O uso de softwares para medir o desempenho não é novidade. Para uma equipe de tecnologia, esse parece ser o caminho óbvio e mais simples para mensurar a produtividade. 

De maneira automatizada, os programas registram o comportamento das equipes e são capazes de emitir relatórios detalhados sobre a performance individual ou da equipe.

Com o Geniustest, por exemplo, você pode aplicar testes para desenvolvedores de forma ágil e descomplicada.

Avaliação de desempenho como controle dos resultados

Avaliar o desempenho das equipes periodicamente evita consequências desagradáveis para os negócios. Mas, incluir as avaliações em sua rotina não serve somente para controlar e cobrar os colaboradores.

É importante que a gestão acompanhe de perto os índices de produtividade e desempenho das equipes. Assim, pode compreender melhor qual é a situação real dos negócios e direcionar seus esforços de acordo.

Quando olhamos para os resultados com frequência, podemos construir um histórico da empresa e a qualidade de suas entregas. Conseguimos identificar padrões e verificar se houve evolução de um mês para o outro. Também é possível utilizar os dados coletados para agir preventivamente. A cabo, as avaliações funcionam como um método de controle para os resultados da empresa.

Acompanhe o desempenho para manter a qualidade

Mais do que nunca, a qualidade das entregas tem se tornado definidora para uma empresa ter sucesso no mercado. O número de marcas competindo pela atenção do consumidor é cada vez maior e a qualidade é o único jeito de se destacar.

Ao avaliar o desempenho de sua equipe de tecnologia, é possível ter um controle maior de seus resultados. O acompanhamento constante constrói um histórico para que possamos avaliar se houve melhoria entre os momentos de avaliação. Assim, acompanhamos o desempenho para manter a qualidade sempre alta.

Quer saber mais sobre a ferramenta de testes Geniustest? Clique aqui e veja como descomplicar a avaliação técnica de desenvolvedores.

Postagens
Relacionadas