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25 outubro 2021 | Por Sociis RH
Como avaliar o desempenho de uma equipe de tecnologia?
Ao avaliar o desempenho de sua equipe de tecnologia, é possível ter um controle maior de seus resultados e definir soluções mais estratégicas.

Dentro de uma organização, avaliar o desempenho das equipes é essencial para ter bons resultados. Esta afirmação também é válida quando falamos sobre empresas de tecnologia. Esse mercado é bastante volátil, com novidades constantes. Por isso, é importante acompanhar a performance da equipe de tecnologia para garantir eficiência e qualidade no desenvolvimento das soluções.
A avaliação de desempenho não é exatamente uma novidade no mundo corporativo. Mas, conforme surgem novos nichos, ela continua se provando essencial para que as empresas prosperem. Continue lendo para saber mais.
O que significa avaliar o desempenho?
Dentre as atividades da gestão, avaliar o desempenho se destaca por sua importância para o andamento dos negócios. Essa ferramenta é utilizada pela liderança e departamentos de recursos humanos para medir e acompanhar os resultados de um colaborador ou setor.
Na prática, uma avaliação de desempenho significa analisar os resultados individuais e coletivos para acompanhar sua evolução. Olhamos para os números para entender se a performance apresentada está acima, abaixo ou de acordo com as expectativas impostas. É preciso analisar os dados, mas também considerar as questões subjetivas do trabalho.
De maneira coletiva, avaliamos as equipes para compreender se existem problemas comuns que atravessam a produtividade.
Para avaliar equipes, buscamos compreender se existem problemas comuns a todos que atrapalham a produtividade do grupo. A análise precisa ser aprofundada e considerar todas as variáveis para desvendar os motivos que podem estar causando aquele resultado.
Então, avaliar o desempenho significa olhar para dentro da organização para compreender seu histórico de evolução e também encontrar as causas para eventuais problemas que impedem um resultado satisfatório.
A importância do alto desempenho em equipes de tecnologia
Quando falamos em avaliar desempenho, sabemos que essa é uma prática mais comum em alguns segmentos de mercado. É o caso das empresas de tecnologia, por exemplo. E isso tem uma razão de ser. Em geral, empresas que trabalham com TI têm equipes com profissionais altamente qualificados e que precisam de uma gestão capaz de atender às suas especialidades.
A área não trabalha com a produção de bens materiais, mas, projetos de tecnologia que permanecem apenas no ambiente digital. Existe, portanto, o desafio de comunicar a complexidade das tarefas para o cliente. Um pequeno ajuste pode ser feito rapidamente, mas, 20 pequenos ajustes demandam um tempo maior. Nesse sentido, é importante contar com um gestor especializado capaz de gerenciar as demandas.
Associado a isso, temos o fato de que a área é bastante imprevisível quanto ao surgimento de demandas inesperadas. Temos a ocorrência de bugs, falhas no funcionamento de sistemas e até mesmo problemas de servidor. Todos esses são exemplos de demandas que podem aparecer a qualquer momento e precisam ser priorizadas.
Cada vez mais, as empresas dependem da tecnologia e qualquer indisponibilidade de sistema significa tempo de trabalho desperdiçado. Por isso, é imprescindível que as equipes de tecnologia tenham alto desempenho para dar conta de toda a demanda do trabalho.
As consequências do baixo desempenho
Mais do que nunca, é importante ter alto desempenho em equipes de tecnologia para prosperar. Os resultados ruins devem ser evitados a todo custo, por conta de suas consequências. Entenda o que pode acontecer quando existe baixo desempenho.
Resultados ruins
Os resultados ruins talvez sejam a mais óbvia consequência do baixo desempenho em equipes de tecnologia. Quando os profissionais do time não conseguem dar o seu melhor, isso logo aparece na qualidade ruim das entregas.
Em muitos casos, isso acaba fazendo com que os produtos sejam rejeitados pelo cliente e voltem para a fila de demandas. Com isso, o backlog fica cada vez maior e a dificuldade de garantir bom desempenho só cresce.
Refação de trabalho
Uma performance ruim nem sempre está associada à quantidade de entregas feitas ou à velocidade do atendimento. De nada adianta entregar diversos projetos por semana se o resultado final não corresponde às expectativas do cliente.
A qualidade aqui é tão importante quanto a quantidade. E quando o desempenho não está à altura, aumentam as chances de ter que refazer o mesmo trabalho diversas vezes até acertar. A demanda nunca sai da pauta, prejudicando ainda mais o desempenho da equipe.
Atrasos nas entregas
Com o acúmulo de demandas que vem do baixo desempenho, é comum que a equipe passe a atrasar nas entregas. Conforme o tempo passa, o número de atividades na fila só aumenta e o ritmo de produção já não dá mais conta.
Quando as entregas finalmente acontecem, elas frequentemente vêm fora do prazo estabelecido. O atraso, que seria ruim por si só, acaba agravando ainda mais a situação, caso seja necessária alguma alteração.
Baixo engajamento
Com o tempo, o baixo desempenho acaba alienando ainda mais os trabalhadores que não veem saída para dar conta de uma fila de demandas interminável. A tendência é que eles se desconectem do trabalho cotidiano por sentir que estão sempre repetindo a mesma tarefa sem sair do lugar.
O engajamento fica cada vez mais fraco e a organização passa a sofrer com absenteísmo. Sem motivação e sobrecarregados, os funcionários não conseguem mais se engajar com a rotina de trabalho.
Alta rotatividade
O baixo desempenho acaba sendo gatilho para uma série de problemas de gestão. Se não houver uma intervenção estratégica, a empresa fica estagnada e não consegue atingir seus objetivos.
Do lado dos colaboradores, a tendência é que haja uma fuga dos profissionais talentosos devido aos resultados ruins do trabalho. A empresa começa a sofrer com alta rotatividade, acarretando em gastos com processos seletivos e treinamentos.
5 soluções para avaliar o desempenho da equipe de tecnologia
Existem diversos caminhos possíveis para uma empresa seguir na hora de avaliar o desempenho de seus colaboradores. Cada abordagem tem características específicas e serve a propósitos diferentes.
Confira abaixo cinco das principais ferramentas para avaliação do desempenho.
- Avaliação pelo superior
Esse é o modelo clássico de avaliação, onde o superior hierárquico faz um balanço sobre a performance de seu funcionário. O modelo é simples, pois depende unicamente da visão de quem vai guiar o processo.
Apesar de prático, esse tipo de avaliação tende a gerar um diagnóstico pouco confiável. Como parte apenas de uma perspectiva – a do líder–, pode ter seu resultado comprometido. Além disso, é importante não ignorar problemas de gestão, nem transferir para o colaborador toda a responsabilidade pelo mau desempenho.
- Autoavaliação
Como o nome sugere, a autoavaliação parte do próprio profissional que está sendo avaliado. Com dia e hora marcada, ele é convidado a sentar com seu superior e oferecer uma análise crítica sobre sua performance.
O sucesso desse modelo depende da disponibilidade do funcionário em reconhecer suas falhas e, junto de seu superior, pensar em caminhos para melhorar os resultados do trabalho.
- Avaliação de desempenho da equipe
Quando falamos em equipe de tecnologia, é muito difícil avaliar cada profissional individualmente, sem a ajuda de uma plataforma. Muitas vezes, o resultado final depende da colaboração de diversos profissionais, cada um com sua especialidade.
Por isso, é importante analisar também a performance do grupo como um todo. As avaliações de desempenho da equipe de tecnologia permitem uma visão mais ampla e completa para identificar problemas e sugerir soluções.
- Pesquisa de satisfação
Toda empresa pode ganhar muito ao considerar a opinião dos stakeholders, sobretudo aqueles que estão fora do convívio diário. Por isso, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa para avaliar o desempenho.
Os questionários podem ser respondidos por várias fontes: colegas de trabalho, líderes, fornecedores e até mesmo clientes da organização.
- Softwares especializados
Hoje em dia, a tecnologia já faz parte dos mais diversos aspectos de nossas vidas. Por isso, faz muito sentido incorporá-la também nos processos de avaliação do desempenho.
O uso de softwares para medir o desempenho não é novidade. Para uma equipe de tecnologia, esse parece ser o caminho óbvio e mais simples para mensurar a produtividade.
De maneira automatizada, os programas registram o comportamento das equipes e são capazes de emitir relatórios detalhados sobre a performance individual ou da equipe.
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Avaliação de desempenho como controle dos resultados
Avaliar o desempenho das equipes periodicamente evita consequências desagradáveis para os negócios. Mas, incluir as avaliações em sua rotina não serve somente para controlar e cobrar os colaboradores.
É importante que a gestão acompanhe de perto os índices de produtividade e desempenho das equipes. Assim, pode compreender melhor qual é a situação real dos negócios e direcionar seus esforços de acordo.
Quando olhamos para os resultados com frequência, podemos construir um histórico da empresa e a qualidade de suas entregas. Conseguimos identificar padrões e verificar se houve evolução de um mês para o outro. Também é possível utilizar os dados coletados para agir preventivamente. A cabo, as avaliações funcionam como um método de controle para os resultados da empresa.
Acompanhe o desempenho para manter a qualidade
Mais do que nunca, a qualidade das entregas tem se tornado definidora para uma empresa ter sucesso no mercado. O número de marcas competindo pela atenção do consumidor é cada vez maior e a qualidade é o único jeito de se destacar.
Ao avaliar o desempenho de sua equipe de tecnologia, é possível ter um controle maior de seus resultados. O acompanhamento constante constrói um histórico para que possamos avaliar se houve melhoria entre os momentos de avaliação. Assim, acompanhamos o desempenho para manter a qualidade sempre alta.
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