Conteúdos

25 fevereiro 2021  |  Por Victor Barboza

Veja como uma plataforma de hospedagem de vídeos pode contribuir para o impulsionamento de um negócio.

Desde que o consumo de conteúdo audiovisual se tornou uma “febre” no Brasil, muitos negócios incluíram o uso de vídeos em suas estratégias. Isso abriu um leque de possibilidades para as empresas, revolucionando setores como Marketing e RH. Entretanto, muitos gestores acabam não sabendo a melhor forma de armazenar e gerenciar esses vídeos, ou como uma plataforma de hospedagem funciona, o que pode comprometer os resultados esperados.

A verdade é que existe uma forma adequada para armazenar e gerenciar vídeos, para evitar problemas inesperados ou comprometer a eficiência do negócio. É preciso entender a distribuição de conteúdos em vídeo como algo além do que apenas um player inserido em uma página atrativa. Existem muitos processos necessários, que se desenvolvidos da maneira certa, podem impactar positivamente o projeto.

Em outras palavras, a hospedagem de vídeos é um fator fundamental para garantir a melhor experiência do usuário na hora de executar um conteúdo. Entender como isso funciona pode ser o diferencial para uma estratégia eficaz.

Quer entender mais sobre a importância e o funcionamento de uma plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos? Continue a leitura e se surpreenda.

O que é hospedagem em vídeo?

A hospedagem de vídeos pode ser entendida como um serviço de disponibilização de espaço de armazenamento. Ou seja, consiste na inserção de conteúdos audiovisuais em um ambiente digital, normalmente com o intuito de disponibilizá-lo para ser exibido sempre que o usuário quiser.

Para que isso ocorra, o armazenamento acontece por meio de servidores, ou seja, uma espécie de computador (local ou em nuvem) que reúne processadores para execução de soluções solicitadas pelo usuário. Existem servidores exclusivos, que podem responder para somente um projeto, e servidores compartilhados. A falta de uma boa hospedagem de vídeos pode causar problemas como falhas na exibição do conteúdo ou vídeo “fora do ar”, por instabilidade de um servidor.

Provavelmente, você já deve ter visto que muitas empresas, às vezes por falta de conhecimento técnico, acabam hospedando vídeos no próprio site. Em muitas situações, os gestores envolvidos acabam tendo problemas como bugs, travamentos, entre outros desafios que impactam negativamente na experiência do usuário.

Vale lembrar que, atualmente, a produção de vídeos envolve diferentes formatos de arquivos e de conteúdos, indo desde a exibição de vídeos curtos a uma vídeo aula, por exemplo. Dessa forma, é essencial contar com uma plataforma de hospedagem e distribuição que ofereça eficiência e recursos para contornar problemas e lidar com todos esses fatores.

Qual plataforma de hospedagem usar?

Para entendermos este tópico, podemos dividi-lo em plataformas gratuitas e plataformas profissionais. Em alguns sites, como YouTube e Vimeo, por exemplo, é possível fazer upload de arquivos de vídeo e com isso introduzi-los onde quiser a partir de um código.

No YouTube, uma das redes sociais mais populares de toda a internet, os usuários compartilham seus vídeos, deixando-os disponíveis para o acesso de uma infinidade de pessoas. 

Apesar de ser uma excelente alternativa, principalmente para quem não busca o desenvolvimento de um negócio escalável, nesse tipo de plataforma, o usuário fica limitado dentro das diretrizes da comunidade. Em outras palavras, o site possui seu próprio sistema de anúncios, além de limitar a experiência do usuário ao tipo de conta utilizada.

Já no Vimeo, outra plataforma muito usada por quem busca hospedar vídeos gratuitamente, não existe a veiculação de anúncios, desconsiderando a opção de monetização.

Melhor plataforma de hospedagem para negócios

Será que uma plataforma gratuita é eficiente para o desenvolvimento de negócios? Para quem deseja usar os vídeos para criar um negócio e gerar lucro, esta não é a melhor opção. Isso acontece devido ao fato desse tipo de hospedagem oferecer alguns desafios, como:

  • menor segurança;
  • vídeo pode ser baixado sem autorização;
  • presença de concorrentes na mesma plataforma;
  • menor autonomia sobre configurações de exibição;
  • layout engessado e com poucas opções de customização;
  • sistema de anúncios da própria plataforma; entre outras desvantagens para negócios.

Por que investir na criação de uma plataforma de hospedagem própria?

Ao investir no desenvolvimento de uma plataforma de hospedagem própria para o seu negócio, você estará garantindo uma série de possibilidades flexíveis. Isso garante que a solução entregue exatamente o que o seu negócio precisa para atender seu público de forma atrativa e eficiente.

Basicamente, as vantagens de criar uma plataforma própria e profissional preenchem exatamente as lacunas citadas acima. Além de garantir ao produtor uma autonomia muito maior para armazenar, gerenciar e disponibilizar os seus vídeos como bem entenderem. Veja alguns desses benefícios:

  • plataforma customizada de acordo com a identidade do seu negócio;
  • escalabilidade;
  • adaptação para dispositivo mobile;
  • segurança contra tentativas de cópias;
  • total controle sobre a plataforma e o conteúdo; entre outros.

Como a iZap Softworks pode te ajudar?

A iZap Softworks é especialista no desenvolvimento de soluções digitais e pode criar, junto com você, uma plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos especialmente para o seu negócio.

Quer saber como criar uma plataforma própria e gerar uma lucratividade maior com isso? Fale com um de nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita. Clique aqui.

Postagens
Relacionadas