Conteúdos

20 fevereiro 2020  |  Por Vinicius Melo

Conheça a computação em nuvem, uma tecnologia com a qual você possivelmente já teve contato na sua vida

O crescimento do uso da internet no Brasil fez com que novas necessidades surgissem e outras fossem potencializadas. Só para ter ideia, o número de brasileiros que utilizam a web subiu de 46%, em 2011, para 70%, em 2018, o que representa 126,9 milhões de pessoas on-lines.

Os dados da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) e divulgada em agosto do ano passado, aponta ainda que, desse número, 48% adquiriu ou usou algum tipo de serviço on-line, como aplicativos de carros e serviços de streaming de filmes e de música.

Os serviços de streaming, inclusive, utilizam Cloud computing, a tecnologia que trataremos neste artigo. Quer entender mais sobre ela? Continue conosco!

Mas afinal, o que é Cloud computing?

Cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que utiliza a internet para hospedar servidores, sistemas de redes, softwares, dados e informações. Essa ferramenta concentra o serviço em um ambiente digital, que pode ser acessado por qualquer dispositivo e em qualquer hora.

O AWS Amazon, o iCloud, o Google Drive e o Microsoft Azure são alguns exemplos de serviços de Cloud computing, assim como os streaming de músicas e de vídeos são exemplos de plataformas que utilizam esta tecnologia.

As vantagens de utilizar o Cloud computing

O Cloud computing possui algumas vantagens em comparação aos sistemas físicos que desempenham as mesmas funções. Além de possibilitar o acesso em diversos dispositivos e em qualquer lugar do mundo, a tecnologia centraliza as informações em um único lugar, o que facilita seu acesso, oferece recursos flexíveis e personalizáveis, e se adapta às necessidades do usuário.

A computação em nuvem disponibiliza, também, atualizações mais rapidamente e é mais econômica, já que o usuário ou a empresa não precisam manter estruturas físicas para o serviço.

Características da tecnologia em nuvem

Como já dito, o serviço de Cloud computing pode ser acessado por qualquer dispositivo, em qualquer parte do mundo, desde que esteja conectado a internet. Para isso, a tecnologia utiliza um servidor remoto que armazena os dados e os programas.

Contudo, existem algumas diferenças na computação em nuvem, já que ela por ser pública, privada ou híbrida. Veremos agora um pouco sobre essas características:

  • Cloud computing pública: é um serviço disponível para qualquer pessoa e empresa. Nele, o usuário pode armazenar o que desejar, porém o conteúdo estará disponível na web para ser acessado por outros usuários.
  • Cloud computing privada: é um serviço fechado, comum em empresas, com o acesso restrito aos funcionários e às pessoas autorizadas. A nuvem privada oferece, ainda, a possibilidade da personalização das funções e do suporte.
  • Cloud computing híbrida: é um serviço que une características dos dois anteriores, tendo funções públicas e privadas.

Percebeu que a Cloud computing está presente em alguns lugares, no mínimo, familiares para você? Outras tecnologias, tendências para 2020, também estão ou em breve vão estar. Confira nossos artigos aqui no blog.

Veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos: 

Cultura ágil: a busca por mais eficiência e agilidade
Integração entre sistemas: a união que otimiza processos

Postagens
Relacionadas