Conteúdos
18 fevereiro 2020 | Por Vinicius Melo
Cultura ágil: a busca por mais eficiência e agilidade
Em uma sociedade onde as conexões e a comunicação são quase instantâneas, a velocidade e a interação se tornaram fundamentais no desenvolvimento de projetos

No decorrer desta década, uma nova metodologia foi ganhando espaço até se estabilizar como uma alternativa às gestões tradicionais de projetos. Seus métodos de fácil aplicação, que visam mais agilidade, redução de despesas e a constante interação com o cliente se tornaram um diferencial na condução dos projetos.
Com seus benefícios comprovados empiricamente, muitas empresas passaram a adotar a metodologia ágil em processos empresariais e cotidianos, criando uma nova cultura organizacional.
Esta nova forma de pensar e de se organizar, chamada cultura ágil, é o tema do artigo de hoje. Mais do que a simples aplicação dos métodos no desenvolvimento de processos empresariais, a cultura ágil requer uma mudança de postura. Continue a leitura para entender melhor!
Mais rapidez e eficiência: a cultura ágil
A cultura ágil é um conjunto de hábitos e de práticas que visam fortalecer a metodologia ágil dentro das empresas e em setores da sociedade. Estes métodos geram mais rapidez, eficiência e flexibilidade na gestão de projetos e têm como objetivo desburocratizar processos e aumentar a produtividade deles.
Em sua essência, a cultura ágil transforma a organização da empresa e estabelece uma nova linha de trabalho. O intuito é enraizar entre os funcionários os novos hábitos para que eles possam trabalhar focados na geração de valor e na eliminação de desperdícios.
A cultura ágil faz ainda com que a empresa se transforme em uma organização adaptativa, muito mais preparada para reagir aos estímulos do ambiente onde ela se situa.
Isso ocorre devido a utilização de diversos métodos inovadores e emergentes por parte dos colaboradores, que não se prendem a somente um, caraterística que os tornam maleáveis a resolução de problemas.
Os processos de trabalhos passam, também, a acontecer de maneira horizontal e todos passam a ter consciência da função do outro.
O manifesto ágil
A metodologia ágil foi criada em 2001 por dezessete desenvolvedores de softwares. O grupo se cansou dos métodos tradicionais de desenvolvimento e decidiu elaborar o manifesto ágil, uma declaração que contém os princípios da metodologia ágil.
Este manifesto foi construído com base em quatro valores gerais, apresentados abaixo:
- Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
- O funcionamento do software acima da documentação;
- A colaboração com o cliente acima de negociação e contrato;
- A resposta às mudanças acima de um plano pré-estabelecido.
A partir desses valores, os criadores estabeleceram 12 princípios:
- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, por meio da entrega adiantada e contínua de um software de valor;
- Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento, pois os processos ágeis se adequam às necessidades do cliente;
- Entregar uma versão do software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência para períodos mais curtos;
- Profissionais de negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o andamento do projeto;
- Construir projetos ao redor de indivíduos motivados, oferecendo a eles o ambiente e suporte necessário e confiar que farão seu trabalho;
- O método mais eficiente e eficaz para transmitir informações, dentro e para um time de desenvolvimento, é em uma conversa cara a cara;
- Um software funcional é a medida primária de progresso;
- Processos ágeis promovem um ambiente sustentável em que os patrocinadores, os desenvolvedores e os usuários são capazes de manter passos constantes;
- A atenção contínua à excelência técnica e o bom design aumentam a agilidade;
- Simplicidade em primeiro lugar otimiza o trabalho;
- As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis;
- Em intervalos regulares, o time deve pensar e se ajustar de um forma que aumente sua efetividade.
Apesar de ter surgido no âmago da produção de softwares, a metodologia ágil pode e deve ser executada em outros setores empresariais e da sociedade com as devidas adaptações
Como implementar a cultura ágil em sua empresa
Para implementar a cultura ágil é necessário, primeiro, mudar a forma como a empresa pensa. Este processo pode ser radical ou sútil, fator que depende dos hábitos empresariais antes praticados.
No geral, o processo de mudança é turbulento, por ser algo estrutural e duradouro. Assim sendo, entender os colaboradores individualmente é de suma importância, pois cada pessoa se adapta de forma diferente as mudanças.
Para facilitar este processo, a transparência e a boa vontade, por parte da empresa e do colaborador, são fundamentais no teste de diferentes soluções.
A cultura ágil traz diversos benefícios às empresas que a aplicam. Assim como ela, outros processos e metodologias também possibilitam melhorias na condução de projetos e de processos de gestão.
Dessa forma, veja mais 2 artigos que ajudarão a alavancar os resultados de seus projetos:
Integração entre sistemas: a união que otimiza processos
Design minimalista: do conceito à utilização em interfaces