Conteúdos
10 agosto 2022 | Por Victor Barboza
Como superar desafios comuns na implementação de metodologias ágeis
Fique por dentro dos principais obstáculos das metodologias ágeis e saiba o que as empresas de sucesso fazem para superá-los.

Fique por dentro dos principais obstáculos das metodologias ágeis e saiba o que as empresas de sucesso fazem para superá-los.
Entregar produtos e serviços com qualidade e rapidez é um dos maiores desafios para qualquer empresa. Independente do segmento em que atuam, as organizações buscam cada vez mais por soluções e métodos capazes de melhorar os resultados, e que atendam as novas demandas do mercado. Por isso, a implementação de metodologias ágeis virou uma forte tendência.
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas vivem uma crescente pressão para responder rapidamente às necessidades de seus clientes de forma cada vez mais personalizada e estratégica. Não por acaso as metodologias ágeis se tornaram parte do processo de desenvolvimento de softwares nas equipes de TI.
Segundo o 15th State of Agile Report, um termômetro mundial da jornada agile, existe um crescimento de 37% para 86% em relação a adoção de metodologias ágeis no setor, entre 2020 e 2021.
Por um lado, a adoção de metodologias ágeis traz inúmeros benefícios para as organizações, como por exemplo, respostas mais rápidas às mudanças e times mais autônomos e engajados. Por outro, precisamos considerar que essa tendência ainda é recente e, segundo o mesmo relatório, 66% das empresas tem experiência de menos de 5 anos com esse tipo de método.
Por isso, antes de iniciar a implementação de um método, é preciso estar atento às melhores práticas para conduzir esse processo da melhor forma possível. Afinal, existem muitos desafios e saber como superá-los é uma necessidade. Continue a leitura para se aprofundar no assunto.
Por que adotar metodologias ágeis?
O agile está diretamente relacionado à inovação e ao aprendizado constante. Basicamente, é a capacidade de adaptar-se rapidamente às transformações necessárias para a evolução digital do negócio.
Podemos dizer que as metodologias ágeis são uma forma de acelerar as entregas e o desenvolvimento de projetos. Aqui na iZap, por exemplo, usamos o Scrum para ganhar eficiência e agilidade na construção de softwares para nossos clientes.
Basicamente, o agile consiste no fracionamento de entregas para o cliente final em ciclos menores. Dessa forma, eventuais problemas e mudanças podem ser respondidos mais rapidamente. Vale ressaltar que apesar dessa tendência ser mais aplicada em times de desenvolvimento, pode ser utilizada em diversos tipos de projetos.
Partindo da ideia de que é o usuário/cliente final quem valida um produto, as metodologias ágeis é uma excelente forma para garantir a entrega de valor, já que visa estimular uma gestão de processos com ajustes sendo feitos frequentemente. Além disso, promove uma cultura com maior engajamento entre equipes e profissionais, com maior colaboração entre os especialistas envolvidos e um raciocínio coletivo.
Em outras palavras, as empresas que aplicam métodos ágeis passam por um processo de descentralização em seus projetos, permitindo que todos pensem e trabalhem estrategicamente de forma autônoma.
Podemos resumir os métodos ágeis como um conjunto de ações práticas que tornam as entregas mais eficientes e aumentam a qualidade dos produtos, já que possui uma abordagem que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente. Essa sinergia entre empresa, cliente e projeto em desenvolvimento resulta no melhor produto/serviço possível.
Quer saber mais sobre métodos ágeis e o que pode ser colocado em prática na sua empresa? Clique aqui e leia um dos nossos conteúdos específicos sobre o assunto.
Superando os desafios das metodologias ágeis
Mudança de paradigma
Muitos pensam que o principal empecilho para o agile está no conhecimento técnico sobre as metodologias, mas o que mais interfere no sucesso dessa prática é a mudança de paradigma na mente do time, tanto dos colaboradores quanto dos líderes.
Ou seja, essa implementação começa nas pessoas. Muitos colaboradores possuem um bloqueio natural em relação a mudanças. Mesmo deixando claro que essas mudanças são para o bem da empresa e do time, a liderança precisa trabalhar para que todos estejam engajados e superem essa resistência. Mudar pode não ser confortável, mas é necessário.
Por isso, não basta apenas investir em ferramentas. É fundamental investir tempo em conversas, alinhamentos, treinamentos e o que mais for necessário para deixar o time engajado, motivado e ciente dos propósitos atrelados a cada nova metodologia.
Cultura organizacional
Considerando o tópico anterior, temos que tomar cuidado para não achar que o agile é apenas sobre uma mudança de cima para baixo. O envolvimento com a nova metodologia precisa acontecer de forma horizontal, com o engajamento de todos, afinal, a implementação costuma gerar mudanças culturais significativas e é importante que todos passem por esse processo juntos para estarem alinhados.
Mudanças como o foco no cliente, colaboração e aprendizado entre o time precisam estar alinhadas com a cultura organizacional da empresa.
Processos inconsistentes
A implementação do agile precisa acontecer de forma correta e linear. Quando os times de diferentes setores começam a aplicar ações da metodologia ágil em diferentes intensidades, normalmente ocorre problemas de sobrecarga de gerenciamento entre as equipes, além de dificultar o trabalho coletivo e a comunicação entre setores.
A aplicação de cada processo ágil precisa ser consistente para que de fato as equipes percebam o valor das práticas ágeis e falem a “mesma língua”, deixando as novas estratégias efetivas.
Líderes distantes
No agile, acima de tudo, os líderes dos times precisam ser acessíveis e participarem de forma ativa nos processos. As lideranças precisam estar cientes e atentas as mudanças que serão necessárias nas práticas de gerenciamento dos projetos. As lideranças devem compreender os benefícios da nova metodologia e comunicá-la para seus colaboradores de forma clara e assertiva.
Isso também envolve entender como a metodologia afetará os aspectos operacionais do negócio. Sua atuação na implementação é decisiva.
Insuficiência no treinamento e capacitação do time
O agile é uma excelente alternativa para otimizar o desenvolvimento de projetos, entretanto, a teoria não basta. As metodologias precisam ser colocadas em prática de forma assertiva. Por isso, é importante treinar e capacitar os profissionais para extraírem o melhor de todas as ações que forem executadas.
É importante ter paciência e investir tempo na disseminação da cultura ágil dentro da organização. As metodologias ágeis são ótimas para aumentar a qualidade de processos e produtos, porém, nada acontece da noite para o dia. O coração do negócio está nas pessoas.
Falta de maturidade e experiência com o agile
Não podemos negar que um dos principais pontos para que a implementação do agile ser bem sucedida está no conhecimento da mesma. Por isso, é fundamental contar com especialistas que dominem essas metodologias e que possam conduzir a transformação ao lado do time.
Em outras palavras, aplicar uma metodologia ágil sem as habilidades e a experiência necessária para isso pode colocar em risco o bom funcionamento da equipe e até mesmo resultar na ineficiência dos processos.
Enfim, podemos concluir que o uso de metodologias ágeis contribui para que os times extraiam o melhor do projeto, alinhando o desenvolvimento do produto com as expectativas e necessidades do cliente.
No desenvolvimento de softwares, a metodologia ágil nos ajuda a validar o produto que está sendo criado juntamente com o cliente e com o usuário final. Isso acontece porque realizamos pequenas entregas ao longo do projeto, o que facilita o alinhamento e traz agilidade para responder a qualquer mudança ou problema.
Podemos dizer que é um caminho seguro e muito eficaz para assegurar o sucesso de um projeto de software. O time de desenvolvimento da iZap é maduro e altamente competente na construção de soluções digitais usando métodos como o Scrum.
Se você quer tirar a sua ideia de software do papel com agilidade e ao mesmo tempo garantir que o produto desenvolvido atenda de fato as necessidades e expectativas do usuário final, está aqui a oportunidade certa. Fale com um de nossos consultores e tire suas principais dúvidas.